//
você está lendo...
Imprensa, Política

Mensagem cifrada

Ainda ecoa, como uma bomba de efeito retardado, trecho da nota com a qual o Repórter 70, a principal coluna de O Liberal, abriu a última semana da eleição de ontem, na segunda-feira da semana passada. É uma nota relacionada diretamente com a disputa para o governo do Estado, que terminou apertadíssima no 1º turno, com a vitória de Helder Barbalho, do PMDB.

O jornal dos Maiorana dizia que a empresária Beta Mutran “agora deu para financiar o advogado Márcio Vinagre, que passou a comprar mansões e castelo”. E completava: “Isso é um caso que enseja a investigação da polícia, que precisa descobrir para onde está indo toda essa dinheirama. Estamos de olho. A polícia também deve estar”.

Os não iniciados em mensagens cifradas que circulam entre a elite paraense começaram a especular sobre as mansões (no plural) e o castelo (no singular) que a empresária estaria adquirindo por interposta pessoa, com a qual, aparentemente, não tem relação desse tipo.

As mansões eram apenas despistamento. O castelo seria referência venenosa ao juiz eleitoral Marco Antonio Lobo Castelo Branco. O sentido da carta enigmática do jornal seria que Márcio Vinagre foi o intermediário de Beta Mutran para chegar ao juiz e conseguir dele decisões favoráveis a Helder Barbalho, a quem a empresária estaria apoiando.

Mas o enredo parece ter um novelo maior, mais complexo e distinto do que o descrito por O Liberal. Segundo fontes bem informadas sobre a história, Márcio Vinagre realmente é amigo do juiz, que, por sua vez, é amigo do diretor do grupo Liberal, Ronaldo Maiorana, com os quais continuou a se encontrar e conversar mesmo quando foi cedido à justiça eleitoral, a partir da 2ª vara da fazenda estadual, no fórum cível de Belém.

As relações, que vinham sendo mantidas em nível normal, se tornaram conflituosas quando Ronaldo Maiorana chegou ao restaurante japonês Midori, na esquina da rua Benjamin Constant com a Henrique Gurjão, e se dirigiu ao juiz, que estava à mesa com Vinagre e o empresário Marcius Carneiro, muito amigo de Romulo Maiorana Júnior, principal executivo do grupo Liberal.

O juiz convidou Ronaldo a se sentar, mas ele preferiu que a conversa fosse “lá fora”. Os dois saíram e logo começaram os gritos de Ronaldo, agredindo verbalmente o juiz. Por pouco a agressão não deixou de ser “apenas” verbal. Depois dos fatos, especulou-se que o incidente teria sido em função da pesquisa do Ibope encomendada pela TV Liberal, mas na verdade seria por uma combinação de acontecimentos desfavoráveis aos interesses do grupo Liberal e do seu candidato, Simão Jatene. Dentre os quais, a recusa do juiz a conceder direito de resposta a Izabela Jatene contra o que acusava a filha do governador de pressionar empresários para obter dinheiro deles.

No dia seguinte Castelo Branco acolheu o pedido da coligação de Helder Barbalho e suspendeu a divulgação da pesquisa do Ibope, dando Jatene como vitorioso no 1º turno. Estabeleceu ainda a pesada multa de um milhão de reais por cada vez que a divulgação se caracterizasse, o que obrigou O Liberal a montar o estratagema de antecipar a edição de domingo para sair junto com a de sábado para alegar desconhecimento da sentença. O que acarretou mais multa.

Se esse é o roteiro aproximado da verdade nessa história, o que estão esperando as autoridades públicas conclamadas pelo Repórter 70 para fazer a completa apuração dos fatos e prestar contas à sociedade? Ou tudo vai continuar a circular por biombos privilegiados e propiciando pressões indevidas – ou, quem sabe, até chantagens? A honra de um juiz e o conceito da justiça estão em questão, assim como a veracidade dos fatos atribuídos a outros personagens. Isso não tem mais valor? O que importa são as suscetibilidades e vontades dos donos de O Liberal?

Que pelo menos este desejo do Repórter 70, de provocar a apuração do episódio, seja realizado.

Discussão

Um comentário sobre “Mensagem cifrada

  1. Infelizmente é diminuto o grupo de pessoas que percebe e buscam essas informações subliminares contida neste “jornais” ( se assim podem ser considerados) …. Parabéns pelo trabalho….

    Curtir

    Publicado por Gilberto Soars | 7 de abril de 2016, 10:14

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: