//
você está lendo...
Cidades, Economia, Imprensa, Política

Imprensa tendenciosa

Manchete de capa da edição de quarta-feira, 26, de O Liberal:

“Melhora a qualidade de vida na Grande Belém”.

Manchete do Diário do Pará do mesmo dia:

“Belém tem o 2º pior índice de desenvolvimento humano”.

Como é possível tão frontal discrepância, deve ter pensado o leitor desatento. Se ele ler os textos verificará que os dois jornais se basearam em informações que constam do Alas do Desenvolvimento Humano, já comentado aqui.

Como apoia o PSDB, que controla a região metropolitana da capital, O Liberal destaca os números positivos. Como é oposição ao prefeito Zenaldo Coutinho, o Diário do Pará realça os dados negativos. Há um pouco de tudo para todos os gostos.

Se ler o texto do próprio Atlas e fizer sua análise isenta, o leitor independente concluirá que Belém não discrepou da tendência nacional de melhoria das capitais na década entre 2000 e 2010, em contraste com as condições de vida na maioria dos municípios do interior de cada Estado, mas principalmente dos mais pobres.

O crescimento de Belém no período significou também perda relativa para a capital paraense no conjunto nacional. Ela ficou em penúltimo lugar entre 16 regiões metropolitanas analisadas. Ficou à frente apenas de Manaus. Mas a distância entre a capital amazonense e a paraense diminuiu bastante nesses 10 anos.

Significa que Belém corria mais em 2010 do que em 2000. Mas foi ficando para trás porque os outros competidores se saíram melhor. Essa é a conclusão mais relevante entre tantas meias verdades e manipulações dos dois jornais tendenciosos.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: