//
você está lendo...
Imprensa, Política

Lixo impresso

Os dois maiores jornais do Pará deviam colocar uma tarja negra nas suas capas com a advertência: leitura proibida para menores de 16 anos. No paroxismo da guerra que entre si declararam as famílias Maiorana e Barbalho, O Liberal e o Diário do Pará perderam o respeito pelo seu leitor e pelos padrões de um jornalismo digno.

Podem – e devem – se digladiar, trocar acusações, apontar erros, fazer denúncias, emitir juízos de valor. Mas o exercício do direito de opinião deve guardar alguma relação com os fatos, a verdade, o interesse coletivo e a opinião pública.

Ao invés de tomar por base esse referencial mínimo, os dois jornais se afundam numa retaliação de baixo nível, praticando jornalismo próximo do zero. Como em duas notas de hoje da coluna Repórter Diário, nas quais os Barbalhos retaliam, descendo ao subsolo da moral, aos ataques pueris e falsos de Ronaldo Maiorana ao senador Jader Barbalho, em artigo publicado no domingo passado (na edição de hoje, o articulista não compareceu).

Qualquer acusação é pretexto para espaços exagerados, que denúncias e denunciantes não merecem. É dada credibilidade ao que devia ser esquecido por falta de autoridade aos personagens exaltados por um e outro lado quando o material permite as agressões mútuas.

Já está na hora de dar um basta a esse lixo impresso.

Discussão

Um comentário sobre “Lixo impresso

  1. Professor, você está sendo muito elegante em chamar esses impressos de lixo. Lixo são os proprietários, isso aí é chorume…mas afinal, o que poderíamos esperar desses indivíduos?

    Curtir

    Publicado por Cleide | 30 de novembro de 2014, 14:21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: