//
você está lendo...
Energia

Energia mais cara

Todos os brasileiros passarão a pagar três reais a cada 100 quilowatts-hora de energia que consumirem a partir do dia 1º. É o presente de grego para inaugurar 2015 que o governo federal dá ao país através de um novo sistema de tarifas, o das bandeiras. A primeira bandeira será totalmente vermelha, significando que o custo de geração está maior e por isso o consumidor tem que pagar mais.

Há outras duas bandeiras. A verde indica condições favoráveis de geração de energia e a tarifa não sofre aumento. Na amarela, as condições são menos favoráveis, impondo acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 kWh.

Apenas Amazonas, Amapá e Roraima escaparão ao acréscimo por serem sistemas ainda não totalmente integrados ao restante do Brasil, o que lhes acarreta custos maiores de geração.

Pela divisão estabelecida pela Aneel, o Pará, dividido em dois (Celpa e Jari) pertence ao subsistema Norte, integrado ainda pelo Maranhão e o Tocantins. O Acre e Rondônia foram para o subsistema Centro-Oeste. Para efeito energético, a Amazônia já foi retalhada, o que suaviza e dispersa sua função colonial.

Um exercício de masoquismo para começar o ano com o pé esquerdo: calcular quanto você vai pagar a mais porque, ocasionalmente, o custo da energia na hidrelétrica está mais alto em função do final do verão ter reduzido o volume de água no reservatório do rio Tocantins.

Esse pequeno e efêmero déficit era compensado por um fundo de equalização. Agora o governo vai tirar esse dinheiro diretamente do bolso do consumidor, a pretexto de racionalidade, modernização e equidade

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: