//
você está lendo...
Energia, Imprensa

Luzes no debate

Nonato Castro, diretor da Equatorial Energia, controladora da Celpa, assumiu um compromisso à primeira vista impossível, ontem, no encontro com os deputados estaduais, na sede da Assembleia Legislativa do Pará. Garantiu que o planejamento da empresa “inclui estarmos entre as melhores distribuidoras do Brasil dentro de quatro anos”, A Celpa é atualmente uma das piores do país, no extremo negativo do ranking.

É um compromisso grave e a Equatorial Energia terá que cumpri-lo, se não quiser prejudicar ainda mais a imagem tão desgastada da Celpa, que no momento se empenha em recuperar. No Pará, o serviço de energia é o campeão de reclamações no Procon, enquanto no Brasil é item do rabo da fila das queixas. Os deputados, que não foram tão agressivos quanto diz O Liberal, que faz campanha contra a Celpa por interesses contrariados, podiam solicitar as planilhas de custos que a Celpa apresentou à Aneel para ter a segunda maior tarifa do país.

Simplesmente querer que a empresa reduza a tarifa é ineficaz. Os valores são estabelecidos pelo governo federal com base no equilíbrio financeiro de cada concessionário, além dos aumentos gerais concedidos. As planilhas podem tirar as dúvidas sobre o rigor na apuração da tarifa, considerando-se a circunstância de que dois terços do que o consumidor paga ficam com o governo, direta ou indiretamente, e com quem gera e transmite a energia.

O debate devia ter sido reproduzido mais extensamente pela imprensa por se tratar de assunto grave e complexo, do interesse direto de mais de um milhão de clientes da concessionária. Mas só O Liberal cobriu o encontro. O Diário do Pará, que se posicionou com a Celpa contra o seu rival, simplesmente ignorou o fato. Praticou assim o antijornalismo em função da obsessão no governador Simão Jatene e por exagerar na reciprocidade a anunciante.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: