//
você está lendo...
Sem categoria

Blog: seis meses

Este blog completou 90 mil visualizações em seis meses de existência e 366 posts publicados (média de mais de 60 por mês). Confesso não saber se o desempenho é bom ou ruim. Nunca me preocupei com a quantificação desta iniciativa. O objetivo era abrir um espaço na internet para o jornalismo crítico e profissional, ainda que bastante limitado pela falta de recursos adequados, de dinheiro e até de tempo, para realizar a investigação na profundidade necessária.

Os processos judiciais, iniciados em 1992 e ainda em curso, com ação integral nesses mais de 22 anos, têm sido meu maior obstáculo, profissional e de vida. Não é por outro motivo que poderosos me têm levado às barras da justiça. No entanto, apesar dos percalços e das deficiências evidentes, prossigo.

A outra meta deste blog era estimular a participação dos leitores. Não com frases meteóricas e a pretensão de definitivas, mas para praticar um debate racional, com argumentos passíveis de demonstração e absoluto respeito aos fatos. Esse fórum ainda não se constituiu, mas não perdi as esperanças de que ele surja.

Como este blog está na contramão do padrão internet, ele também pretendeu ser inovador, repetindo na rede mundial de computadores a experiência de 27 anos do Jornal Pessoal: não aceitar qualquer tipo de receita comercial, através de publicidade ou bolsa de algum mecenas (em sentido literal, praticamente inexistente em Belém), para viver de doações dos leitores.

Não depósitos de valores altos. Contribuições modestas e perfeitamente suportáveis, mas regulares, constantes. Viver do leitor de fato, não como um recurso de propaganda. No começo as respostas foram boas, mas, como tem sido a regra, foram se esvaziando. Hoje, resta um grupo extremamente restrito de pessoas que realmente se comprometeram com o projeto. Sua constância é de emocionar e sou-lhes grato. Mas não é capaz de sustentar o blog em sua formulação original.

Persistirei na busca por um jornalismo comprometido com os temas de grande interesse público e à espera das respostas dos leitores, inspiração e fim desta empreitada. Para estarmos juntos e de mãos dadas no mundo que se constroi.

Discussão

8 comentários sobre “Blog: seis meses

  1. Lúcio,
    Parabéns pelo seu brilhante profissionalismo. Parabéns, inclusive, pelos problemas que ele te acarreta. Aliás, o seu mérito também pode ser medido pelo tipo de problemas que você tem acumulado ao longo de todos esses anos de profissão. Fico muito feliz pelo reconhecimento de seu trabalho, que acompanho de perto e sei o quanto ele te exige.
    O JP e os seus blogs são imprescindíveis. Persista! Estou do seu lado pro que der e vier.
    Edineide.

    Curtir

    Publicado por Edineide Coelho | 27 de fevereiro de 2015, 20:40
  2. Agradeçemos e muito ao jornalista Lúcio Flávio Pinto por nos tirar da escuridão da ignorância pertinente à temática amazônica, pouco vista pelos nossos cidadãos. Torcemos para que essa iniciativa continua rendendo muito mais frutos. Nosso receio é que esse alheamento que tanto voce denuncia, também torne a Amazonia também exótica a nós paraenses. obrigado

    Curtir

    Publicado por Arlindo Octávio de Carvalho Neto | 28 de fevereiro de 2015, 10:45
  3. Lúcio, apesar dos pesares, não desista da Internet. Muita gente te lê por aqui. Uma maneira de facilitar e aumentar as contribuições poderia ser por meio eletrônico via PayPal e PagueSeguro. Alguém já sugeriu isso, aqui mesmo no LFP. Não é complicado, valeria à pena tentar. Não se pode perder as esperanças nesta Vida, Lúcio. E o teu trabalho planta esperança em muitos dos teus leitores. Sigamos em frente! Abraço.

    Curtir

    Publicado por Cintia Moura | 28 de fevereiro de 2015, 16:54
  4. Parabéns, Lúcio ! O número de visualizações expressa o interesse que seus leitores têm face ao conteúdo de suas publicações. Há de fato um desequilíbrio entre as visualizações e os comentários, mas creio que brevemente os tímidos se manifestarão.
    Concordo plenamente com a ideia da Cintia e se houver possibilidade de colocá-la em prática abra uma brecha para as contribuições internacionais.

    Curtir

    Publicado por Francisca Rousselot | 11 de março de 2015, 14:08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: