//
você está lendo...
Energia

Bandeira vermelha no Amazonas

Pelo sexto mês seguido, o brasileiro pagará, a partir do dia 1º, 5,50 reais a mais por cada 100 quilovats/hora que consumir. Para um consumidor modesto, de 200 kWh, serão mais R$ 11 reais, com ônus de uns 7% sobre o valor da sua conta. Esse é o efeito da bandeira vermelha, inovação que começou a funcionar em janeiro e que até hoje não deixou de onerar a todos os cidadãos.

Os criadores da medida a defendem. Sabendo com antecipação que a energia ficará mais cara, o consumidor poderá se prevenir e reduzir o uso de energia. O acréscimo da bandeira vermelha significa que o custo da geração de energia ficou mais pesado porque se intensificou o uso da fonte mais cara, como as termelétricas, sobre a mais barata, como as hidrelétricas.

Quando a relação estiver equilibrada, prevalecerá a bandeira amarela. E quando houver superávit, a verde. Nenhuma delas estreou até agora. Talvez isso nem venha a acontecer em 2015.

Para o governo, porém, significou o contrário: um alívio ao seu caixa, obrigado a ressarcir as concessionárias pelo maior dispêndio com a geração. Essa tarefa foi ajustada para a despesa mensal, paga pelo usuário.

Até abril, o Estado do Amazonas estava sendo poupado do acréscimo no valor. Desde o dia 1º de maio de 2015, porém, o sistema de bandeiras também começou a ser aplicado aos 861 mil consumidores atendidos pela Amazonas Energia, que nesse mês passou a fazer parte do Sistema Interligado Nacional.

Agora, apenas o Amapá e Roraima continuarão de fora das bandeiras por ainda não estarem interligados ao SIN, continuando a funcionar como sistemas isolados, os últimos do Brasil.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: