//
você está lendo...
Violência

Juiz extingue processo do 8

O juiz Flávio Sanchez Leão, da 1ª vara penal de Belém, mandou soltar Pedro Souza Paupério e Karllana Cordovil Carvalho, presos desde o dia 25 por suposto crime de tráfico de drogas no Oito Bar Café, de sua propriedade. O magistrado considerou a prisão ilegal. Além de conceder o habeas corpus liberatório, mandou trancar o inquérito policial. Determinou ainda a devolução do dinheiro apreendido no dia 24, do suposto flagrante, no valor de 1.241 reais.

O juiz reconheceu que a prisão foi abusiva: “Não tendo sido observado este prudente procedimento, tornou-se ilegal a operação efetivada pelos policiais. Considerando-se ilegal a operação, as provas dela decorrentes, inclusive a prova decorrente da apreensão das drogas, se tornou Ilícita”.

Os próprios policiais admitiram em seu depoimento que foram logo prendendo os donos assim que chegaram ao bar, localizado no bairro do Reduto, mesmo antes de iniciar a busca e antes de encontrar qualquer droga ilícita: “Atitude muito imprudente e que termina por se tornar suspeita, pois prenderam a pessoa antes de qualquer outra evidência da ocorrência do crime, o que poderia resultar em agravamento da situação dos policiais, caso não encontrado nenhum entorpecente, pois além de terem violado o domicílio da pessoa sem mandado judicial estariam efetivando uma prisão
completamente ilegal e arbitrária”, concluiu o juiz.

Com o atestado liberatório, Pedro e Karllana deverão ser soltos imediatamente e o processo não mais prosseguirá. No entanto, agora é preciso apurar, por via administrativa e judicial, a ação dos policiais, rejeitada pela justiça. A decisão sugere a armação feita pelos policiais para impor o flagrante e prender os dois jovens.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: