//
você está lendo...
Política

De onde veio o dinheiro?

Todo dinheiro que as grandes empreiteiras que prestavam serviços à Petrobrás destinaram às campanhas eleitorais dos partidos políticos, principalmente aos da base aliada do governo federal (controlador da petrolífera estatal), com ênfase no PT, foram legais e registradas. Constam da prestação de contas dos partidos e foram aprovadas pela justiça eleitoral.

Se isso for verdade (e ainda não é, até a plena demonstração), onde está a ilegalidade apregoada no curso da Operação Lava-Jato? Está na origem do dinheiro. Os investigadores alegam e os delatores comprovam que boa parte do dinheiro surgiu graças ao superfaturamento das obras e serviços realizados pelo cartel das empreiteiras. Dinheiro que foi parar nas mãos de quem podia influir sobre os contratos.

O orçamento desse “por fora”, caixa 2 não contabilizado, foi calculado, pela própria Petrobrás, em 6,2 bilhões de reais. Corresponde a mais de seis anos do Fundo Partidário nconforme seu valor no orçamento deste ano, triplicado em relação ao de 2014. Recursos públicos que mantêm os 32 partidos registrados e as despesas do processo político.

Nem todo esse dinheiro foi para as campanhas eleitorais dos partidos, mas eles ficaram com a maior parte da verba da corrupção. Legalizaram o recurso ilícito declarando-o em suas prestações de contas, mas apenas na saída do dinheiro. A entrada resultou de superfaturamento, pago pela Petrobrás, apesar da corrupção. que o Procurador Geral da República considerou “descomunal”. Tão enorme, segundo Rodrigo Janot, que não pode ter passado despercebida à direção da Petrobrás.

A organização criminosa privada já está caracterizada. Falta descobrir a organização criminosa pública, que já tarda e, se depender desses criminosos, nunca será deslindada. Felizmente, porém, eles já não mandam e enganam tanto quanto antes.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: