//
você está lendo...
Agenda Oficial, Cultura

Teve tucupi na ópera

Danilo Rocha Gambini, de São Paulo, recebeu da Secretaria de Cultura do Estado oito mil reais para atuar como assistente de direção cênica da ópera Os Pescadores de Pérolas, apresentada durante o XIV Festival de Ópera do Teatro (o “th” recuperado é postiço) da Paz. Ele deve ser de competência tão pública e notória que a sua contratação foi realizada pela modalidade da inexigibilidade de licitação. Não deve existir outro cidadão com suas qualidades de assistente de direção cênica no país.

Vou aproveitar e pedir aos leitores que montem uma roda: cada um irá atrás dos valores gastos realização do festival e, em particular, nesta ópera, que marcou a estreia no mundo operístico do diretor de cinema Fernando Meirelles.

Meireles recebeu R$ 35 mil, o que certamente seria pouco se sua tarefa fosse fazer um filme. Como em direção de ópera ele era jejuno ou neófito, talvez ele cobrasse menos para se submeter ao teste. E para isso contando com os cofres abertos da secretaria para montar o espetáculo que ele quisesse executar.

Alguns dos que assistiram a sua primeira ópera e com os quais conversei a elogiaram muito. Não contestei e mantive meus botões, conservadores nessa matéria, calados. Eles concordaram em aceitar os julgamentos favoráveis, mas ficou uma pergunta no ar: por que Meirelles não fez sua estreia em São Paulo ou Rio de Janeiro, que têm uma programação de ópera mais antiga, mais sistemática e mais concorrida?

É certo que a Folha de S. Paulo aprovou a encenação heterodoxa e inovadora, mas o jornal dos Frias nunca foi referência segura nesses assuntos culturais, apesar de todo seu empenho em ser cult. Além do quê, um compadrio sempre pesa nessas ocasiões.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: