//
você está lendo...
Política

Jader na Lava-Jato

O que vinha sendo anunciado há semanas se formalizou hoje: a Operação Lava-Jato está chegando ao senador Jader Barbalho, do PMDB do Pará. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal que o nome dele seja acrescentado aos dois inquéritos que requereu ao STF para investigar os senadores Renan Calheiros (do PMDB de Alagoas), presidente do Senado, e Delcídio do Amaral (do PT de Mato Grosso do Sul), líder do governo na casa. O ex-governador Jader Barbalho não figurava na lista de investigados.

O chefe do Ministério Público Federal quer investigar Renan, Jader e o deputado federal Aníbal Gomes (do PMDB do Ceará). Nas duas solicitações de abertura de inquérito, as suspeitas são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os pedidos estão em segredo de justiça e se baseiam em petições ocultas, procedimentos adotados no Supremo para manter em sigilo as delações premiadas.

Provavelmente o pedido se baseia das declarações do lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, acusado de ser o intermediário do PMDB no esquema de corrupção que montado na Petrobras, que pagava propina a políticos pela intermediação na obtenção de contratos com a estatal do petróleo. Jader teria tido parte em seis milhões de dólares negociados em cima de contrato para a construção de navio-sonda. O lobista paraense Jorge Luz teria participado dos entendimentos mantidos entre 2006 e 2008. O PMDB nega a acusação.

Procurado pelo G1, o portal de notícias de O Globo, Jader disse desconhecer a situação. “Estou tomando conhecimento por você. Não tenho nenhuma manifestação a fazer por desconhecer qualquer razão [para abertura de investigação]”, registrou o portal.

Discussão

2 comentários sobre “Jader na Lava-Jato

  1. Ele não poderia ficar fora da Festa!!!

    Curtir

    Publicado por mvpsantos | 1 de dezembro de 2015, 07:47
  2. Um ” cacique” desse porte, jamais deixar fica sem ser mapeado. Se o risco vermelho em seu nome for posto, será o adeus definitivo.

    Curtir

    Publicado por lisboaharold | 1 de dezembro de 2015, 10:00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: