//
você está lendo...
Cultura

Kovacs, o pioneiro

A imprensa paraense ignorou a morte, ontem, de Adalberto Kovacs Nogueira, que foi enterrado hoje. Ele era uma excelente figura humana, que cativava as pessoas e mantinha uma extensa relação de amizade. Mas foi também um pioneiro na aviação de pequeno porte no Pará, com sua Kovacs.

Infelizmente, teve insucesso na passagem para uma empresa de maior porte, não por alguma imperícia pessoal, mas por circunstâncias sobre as quais preferia não falar, pagando o preço em silêncio por adversidades externas, que avinagraram sua vida.

Viajei algumas vezes no teco-teco que ele pilotava e durante algum tempo cruzei com ele por aeroportos e outros lugares. Estava sempre de bom humor e receptivo a uma boa conversa, ainda mais se fosse em “off”. Fez histórias no apoio que deu a empreendimentos pioneiros, como a exploração do minério de ferro de Carajás.

Tinha muita história na memória. Pena que não a narrou num livro. Pior ainda que tenha sido esquecido pela imprensa, cada vez mais desatenta pela história camuflada de cotidiano.

No capítulo do desbravamento do sertão amazônico pela aviação, o português Adalberto Kovacs Nogueira teve papel destacado. E esse título ninguém lhe tira. Nem a insensibilidade da imprensa.

Discussão

Um comentário sobre “Kovacs, o pioneiro

  1. Lúcio, bastante comovido pela morte de meu amigo Nogueira, um homem que foi um desbravador da nossa região. Viajei com ele diversas vezes. sempre recebendo o carinho que devotava aos amigos, parte integrante de sua personalidade. Como piloto, antes da criação da Kovacs, deu integral apoio às frentes de trabalho da Belém-Brasília. Todos os seus amigos reverenciam esse homem admirável. O teu registro é precioso como resgate de uma bela História que está a se perder, graças a omissão de muitos.

    Curtir

    Publicado por ronaldo passarinho | 3 de dezembro de 2015, 23:01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: