//
você está lendo...
Imprensa

TV Liberal deu tiro no pé

Os telespectadores da TV Liberal foram desagradavelmente surpreendidos pela comunicação de que o Globo Repórter de ontem, dedicado aos 400 anos de Belém, só poderia ser visto pelos próprios paraenses. Para o resto do Brasil o tema seria Abu Dhabi.

Foi o primeiro efeito negativo da decisão. Viria outro em seguida:  o Globo Repórter sobre Belém abordaria também os 40 anos da TV Liberal. O que começou a se tornar previsível acabaria por ser confirmado: o programa foi manobrado para enaltecer a TV Liberal e não Belém. Os 400 anos da capital paraense se tornaram um pretexto a emissora da família Maiorana para fazer propaganda de si mesma.

Começou então nas redes sociais uma campanha para boicotar a audiência do Globo Repórter, Independentemente do resultado da iniciativa, o que a campanha de marketing sujo (ou burro) conseguiu foi provocar reação negativa do público. A cascata de mensagens veiculadas pela internet revelou um telespectador frustrado ou indignado,

Por que iniciativa tão desastrada? Porque os donos do grupo de comunicação se acostumaram a engordar o seu faturamento através do ataque aos cofres públicos. Os governos do PSDB no Estado e na capital se tornaram a principal fonte de receita publicitária para as combalidas Organizações Romulo Maiorana.

Quando o caixa da corporação se esvazia, inventa-se um pretexto qualquer para programar generosos anúncios do Estado e do município, que cobrem o crescente buraco nas contas do grupo e permite a manutenção de um padrão de vida nababesco dos donos das ORM, em contraste com a dureza vivida pelos seus funcionários.

Daí as mensagens de protesto e de ataque dos sintonizadores da TV Liberal. Selecionei algumas:

* É uma pena.

* Também suspeitei desde o princípio hehehe

* Eu não acreditei que fosse uma iniciativa pura do Jornalismo. É mais do Marketing do que do Jornalismo. Logo, é só autopromoção.

* Verdade o tiro saiu pela culatra. A galera tá detonando hahaha

* Eu disse em outro grupo: Nada contra a TV Liberal. Muito pelo contrário. Mas, eu não acreditei que fosse uma iniciativa pura do Jornalismo da Globo. A Pauta do Globo Repórter é extremamente seletiva, desde que começou (não tanto quando era Amaral Neto, o Repórter). O programa de hoje é mais do Marketing do que do Jornalismo. Logo, é pura autopromoção. Não discordo. Não cuspo no prato onde comi!

Se eu estivesse lá faria o mesmo. Mas a falta de transparência, isto é, de verdade, acaba com o bom marketing, pois se utiliza de meia verdade, de estratégias pouco ou nunca honestas. Custava a TV Liberal dizer ao distinto público que se trata de uma produção exclusiva para a TV LIBERAL exibir na sua rede estadual?  Mais: Se a cabeça do programa não tiver sido gravada pelo âncora do programa, Sérgio Chapelin,  aí sim será mais marketing (mentiroso) do que jornalismo.

Discussão

7 comentários sobre “TV Liberal deu tiro no pé

  1. A pior mancada, foi a Liberal não ter abordado o plebiscito de 2011.
    Momento histórico pro estado do Pará e da própria empresa que fez tantas campanhas em seus jornais.

    Curtir

    Publicado por Harrison Carlos | 30 de abril de 2016, 19:19
  2. O pessoal reclama demais!!! Esse tipo de programa comemorativo é normal quando as afiliadas da Globo fazem aniversário, foi assim com a EPTV, RBSTV e TV Anhanguera. De fato o programa foi chato, ficou claro a ideia de promover uma emissora que é uma mera repetidora e praticamente não produz conteúdo regional, mas achar que houve preconceito por parte da Globo é exagero.

    Curtir

    Publicado por Hiran Martins | 1 de maio de 2016, 00:13
  3. Moçada o mesmo acontece com aqueles programas: É do Pará, Liberal Comunidade, etc e tal. Tudo isso é só regional; Esse grupo (de) formador de opiniões vive ás custas também de verba carimba de propaganda do Senhor Governador Simão. Dinheiro para pagar o nosso Piso não tem.

    Curtir

    Publicado por MARIVALDO | 1 de maio de 2016, 19:33
  4. Mais ainda, frustrado não fiquei, pois, deste emissora não espero nada.

    Curtir

    Publicado por MARIVALDO | 1 de maio de 2016, 19:35
  5. Se fosse para passar só no pará,pq usaram o Globo Reporter,acho que seria melhor falar que ñ apresentariam e passacem um programa especial comemorativo da tv local.

    Curtir

    Publicado por Irlei araujo | 1 de maio de 2016, 21:51
  6. É mais um engodo proporcionado pelo Rei da Quitanda!!!

    Curtir

    Publicado por Marcus Santos | 3 de maio de 2016, 10:41

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: