Os telespectadores da TV Liberal foram desagradavelmente surpreendidos pela comunicação de que o Globo Repórter de ontem, dedicado aos 400 anos de Belém, só poderia ser visto pelos próprios paraenses. Para o resto do Brasil o tema seria Abu Dhabi.
Foi o primeiro efeito negativo da decisão. Viria outro em seguida: o Globo Repórter sobre Belém abordaria também os 40 anos da TV Liberal. O que começou a se tornar previsível acabaria por ser confirmado: o programa foi manobrado para enaltecer a TV Liberal e não Belém. Os 400 anos da capital paraense se tornaram um pretexto a emissora da família Maiorana para fazer propaganda de si mesma.
Começou então nas redes sociais uma campanha para boicotar a audiência do Globo Repórter, Independentemente do resultado da iniciativa, o que a campanha de marketing sujo (ou burro) conseguiu foi provocar reação negativa do público. A cascata de mensagens veiculadas pela internet revelou um telespectador frustrado ou indignado,
Por que iniciativa tão desastrada? Porque os donos do grupo de comunicação se acostumaram a engordar o seu faturamento através do ataque aos cofres públicos. Os governos do PSDB no Estado e na capital se tornaram a principal fonte de receita publicitária para as combalidas Organizações Romulo Maiorana.
Quando o caixa da corporação se esvazia, inventa-se um pretexto qualquer para programar generosos anúncios do Estado e do município, que cobrem o crescente buraco nas contas do grupo e permite a manutenção de um padrão de vida nababesco dos donos das ORM, em contraste com a dureza vivida pelos seus funcionários.
Daí as mensagens de protesto e de ataque dos sintonizadores da TV Liberal. Selecionei algumas:
* É uma pena.
* Também suspeitei desde o princípio hehehe
* Eu não acreditei que fosse uma iniciativa pura do Jornalismo. É mais do Marketing do que do Jornalismo. Logo, é só autopromoção.
* Verdade o tiro saiu pela culatra. A galera tá detonando hahaha
* Eu disse em outro grupo: Nada contra a TV Liberal. Muito pelo contrário. Mas, eu não acreditei que fosse uma iniciativa pura do Jornalismo da Globo. A Pauta do Globo Repórter é extremamente seletiva, desde que começou (não tanto quando era Amaral Neto, o Repórter). O programa de hoje é mais do Marketing do que do Jornalismo. Logo, é pura autopromoção. Não discordo. Não cuspo no prato onde comi!
Se eu estivesse lá faria o mesmo. Mas a falta de transparência, isto é, de verdade, acaba com o bom marketing, pois se utiliza de meia verdade, de estratégias pouco ou nunca honestas. Custava a TV Liberal dizer ao distinto público que se trata de uma produção exclusiva para a TV LIBERAL exibir na sua rede estadual? Mais: Se a cabeça do programa não tiver sido gravada pelo âncora do programa, Sérgio Chapelin, aí sim será mais marketing (mentiroso) do que jornalismo.
A pior mancada, foi a Liberal não ter abordado o plebiscito de 2011.
Momento histórico pro estado do Pará e da própria empresa que fez tantas campanhas em seus jornais.
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O pessoal reclama demais!!! Esse tipo de programa comemorativo é normal quando as afiliadas da Globo fazem aniversário, foi assim com a EPTV, RBSTV e TV Anhanguera. De fato o programa foi chato, ficou claro a ideia de promover uma emissora que é uma mera repetidora e praticamente não produz conteúdo regional, mas achar que houve preconceito por parte da Globo é exagero.
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O que sew destacou não foi o preconceito, mas o engodo. E provavelmente não saiu barato para alguém.
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Moçada o mesmo acontece com aqueles programas: É do Pará, Liberal Comunidade, etc e tal. Tudo isso é só regional; Esse grupo (de) formador de opiniões vive ás custas também de verba carimba de propaganda do Senhor Governador Simão. Dinheiro para pagar o nosso Piso não tem.
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Mais ainda, frustrado não fiquei, pois, deste emissora não espero nada.
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Se fosse para passar só no pará,pq usaram o Globo Reporter,acho que seria melhor falar que ñ apresentariam e passacem um programa especial comemorativo da tv local.
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É mais um engodo proporcionado pelo Rei da Quitanda!!!
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