//
você está lendo...
Cultura, Política

Abaixo a inteligência!

Fernando Henrique Cardoso é um ditador latino-americano ou um reles golpista, sem qualquer apreço pela democracia, com um cartel de demonstrações de intolerância e oportunismo?

Acompanhei, perplexo, a campanha desenvolvida contra ele nos Estados Unidos, que acabou obrigando-o a cancelar sua participação num congresso acadêmico em Nova York, logo depois de ser homenageado por uma das maiores universidades do mundo, a de Harvard, em Boston, ali perto.

Não caberia comparar FHC ao general Pinochet, por exemplo, perseguido ao redor do mundo para pagar pelos crimes que cometeu contra o Chile. Mas se podia traçar um paralelo com o maior líder civil chileno até o golpe de Estado de 1973, para o qual ele deu sua contribuição.

Entrevistei o ex-presidente e senador Eduardo Frei, da democracia cristã. Ele não era qualquer um: tinha estofo. Mas foi um conspirador, que deu sua contribuição para a deposição do presidente constitucional do país, Salvador Allende, abrindo as portas do inferno para a matança de milhares de pessoas. Nunca aceitou a ascensão do adversário socialista. Se tivesse tido uma atitude decente, talvez tivesse atrapalhado um pouco o golpe militar liderado por Pinochet.

Fernando Henrique é muito melhor do que Frei. Nenhum outro intelectual com sua densidade chegou ao poder na América Latina, raros no mundo. Mário Vargas Llosa, que o supera, cada um no seu próprio ramo intelectual, não venceu a eleição para a presidência do Peru. E foi melhor assim.

A obra de FHC como presidente é suscetível a todas as polêmicas e exposta a críticas duras, sobretudo no seu segundo mandato (feitiço que ele criou, movido pela sede de poder e a incontrolável vaidade), devidamente punido pela crise internacional, que não pôde debelar.

Patrocinou barbaridades, como a venda vil da Vale na bacia das almas, e coonestou sujeiras dos seus correligionários e aliados (em especial, do PFL de ACM), mas deixou um legado positivo com o Plano Real, o melhor combate que a inflação teve em todo mundo.

Fernando Henrique não é golpista. Porque é um espírito tolerante, mas também porque a convicção de golpe para derrubar a presidente Dilma Rousseff, perseguir Lula e destruir o PT é dogma de fanáticos, já incapazes de ver a realidade e ser receptivos à verdade. Houve conspiração visando os três alvos da mesma maneira que conspiração desses alvos por mais poder e tudo mais na geleia geral esparramada sobre o Brasil, ombro a ombro com as figuras mais nojentas da república.

A grotesca visão de um golpe (político, branco, parlamentar ou que outra adjetivação o acompanhe) é uma ofensa ao Brasil. Os que o espalham, tomando-o por motivador contra a presença de FHC no congresso a que devia comparecer, não honram o país em que nasceram ou para o qual dedicaram seus estudos.

Infelizmente, Fernando Henrique recuou, atitude que pode se justificar por sua idade, aos 85 anos, sua condição tucana e a vaidade que lhe tufou os peitos pela homenagem em Harvard e o risco das contrariedades seguintes. É um momento melancólico, que nem a cousciense mauvaise de estrangeiros açodados por purgá-la, atenua. A inteligência humana, mais uma vez, é a vítima.

Discussão

18 comentários sobre “Abaixo a inteligência!

  1. Saber sair é uma arte e ajuda na avaliação do ser humano.

    Curtir

    Publicado por Valdemiro | 28 de maio de 2016, 13:28
  2. Desistiu Pq quiz e não explicou os motivos. Mas não vi campanha contra ele, fora das tais redes.

    Curtir

    Publicado por lisboaharold | 28 de maio de 2016, 14:17
  3. Medo

    Curtir

    Publicado por lisboaharold | 28 de maio de 2016, 15:02
  4. Duas pequenas observações. ..1- inteligência é uma coisa e Cultura e títulos é outra….Lula é 10 vzs mais inteligente que FHC…..fez pelo Brasil o que FHC não faria nem em 30 anos….pagou o FMI …fez ProUni..PRONATEC…FIES…ciências sem fronteiras….13 milhões de bolsas famílias. …quase 3 milhões do minha casa minha vida…tirou 30 milhões da linha da miséria…passou de 17 para 324 bilhões de dólares as reservas brasileiras…..
    Enquanto FHC quebrou i país 3 vzs….vendeu as estatais….entregou o Brasil ao FMI…é congelou os salários…..de 60 dólares da era FHC o Salário mínimo saltou pra quase 300 dólares da era Lula. ….
    Lula deixou quase prontas as obras de transposição do São Francisco…belomontes..transnordestina..é vários brts……reformou quase todos aeroportos e preparou o país pra copa do mundo. ….FHC não fez nenhuma obra de infra-estrutura. ……
    Livros escritos e Cultura o FHC ganha de 10×0….serviços benéficos ao país…Lula dá de 10 x 0…. não confunda. .
    Ah…o FHC também ganha de lavagem em falar bem e vários idiomas. …o Lula fala errado e bebe cachaça…..apartamento em paris tbm o fhc ganha folgado…..

    Curtir

    Publicado por sergio | 28 de maio de 2016, 15:04
    • Tbm o semi analfa fez 28 universidades e 148 escolas técnicas. …o doctor sorbone fez zero….isso é a maior evidência de que cultura pode ser lixo se utilizada por vendilhões ou americanalhas.
      O que o Brasil precisa não é de títulos mal usados ou usados pra engamelar o Povo. ….precisa sim de nacionalistas e gente comprometida com o Povo. ..não de comprometidos com petroleiras americanas e inglesas e FIESP e Febraban. ….

      Curtir

      Publicado por sergio | 28 de maio de 2016, 15:11
  5. Fico impressionado com as imbelicilades dos que se acham “assumidamente acadêmicos”!!
    Um bando de idiotices que assistimos!!!

    Curtir

    Publicado por Fernando Pereira | 28 de maio de 2016, 15:22
  6. Sério que ainda compartilhas a potóca de que o Real é um legado de FHC?! De que o FHC, que vendeu a alma e quase todo patrimônio público brasileiro para se reeleger, é, de fato, o pai do Real?! É Impressionante, meu caro e brilhante LFP, como, ultimamente, tu estás indo de um extremo a outro em um intervalo tão curto de tempo.

    Curtir

    Publicado por Fernando Cabano | 28 de maio de 2016, 17:29
    • Por que as pessoas não sabem manter na divergência a mesma atitude que têm na convergência? Divergir se tornou grito de guerra, uni ou bilateral. Há uma descontinuidade da razão analítica quando se tropeça no antagonismo. Assim a democracia, ao invés de se fortalecer com os opostos, se enfraquece.
      Ninguém a sério duvida que a decisão de Itamar franco de deslocar FHC do Itamaraty para a Fazenda foi o início do Real. Itamar teve o mérito de escolher e delegar pleno poder ao escolhido, que selecionou uma equipe competente, sólida e convergente para criar a nova moeda nacional, reduzida a ficção pela inflação pós-JK. É a mesma que perdura há mais de 40 anos. Infelizmente, os passos seguintes aprisionaram a política econômica e, sobretudo com a reeleição e a permanência de um executivo imperial, que avilta a federação republicana, criou-se um foco de retração, involução e crise. É o que penso e escrevo desde o Plano Real. Não estou indo e vindo de um extremo ao outro. Tenho um fio condutor, que é tecido com fatos e argumentos.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 28 de maio de 2016, 17:50
  7. Creio que os que não reconhecem os feitos de FHC ao Brasil desconhecem muito da história recente do país; a comparação sempre tem por base o melhor ou o pior e não o significado do feito no seu sentido tempo-histórico; negar que foi o FHC que preparou o Brasil para o Lula fazer o que fez, não seria tão insensato mas seria mesmo uma cegueira política, senão um fanatismo deslavado…

    Curtir

    Publicado por José Sena Senna | 28 de maio de 2016, 20:16
  8. Achei uma campanha legítima e democrática. Assim como há muitos que acham Lula um bandido, outros tem Fernando Henrique como golpista. As pessoas estão manifestando seus pontos de vista.

    Curtir

    Publicado por Ricardo Conduru | 29 de maio de 2016, 12:48
  9. O estranho pra mim e o comentário do próprio Lúcio Flávio, a quem tenho especial admiração, defender a postura de Fernando Henrique. …

    Curtir

    Publicado por Odinilson | 29 de maio de 2016, 17:09
  10. Se os tais “intelectuais” quissessem realmente discutir o que está acontecendo no Brasil, eles dariam boas vindas ao FHC e durante o debate apresentariam os seus pontos de vista para debate. Entretanto, eles preferiram o caminho distinto: fazer uma manifestação para evitar que o FHC pudesse apresentar o seu ponto de vista. Isso não é comportamento de cientista em lugar algum. Desta forma, o FHC está certo. Para que se sujeitar, aos 85 anos de idade, a um debate onde os princípios básicos que norteiam uma discussão científica foram violados?

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 31 de maio de 2016, 10:56
  11. Seu patrocinado artigo com vossemecê joguete rede mundial de computadores,
    a senhora faz ordem na Mulata entretanto envia expresso pra
    divisão desde respectivo procurador. http://www.hofterlucht.be/index.php?option=com_easybookreloaded&controller=entry

    Curtir

    Publicado por Lucas | 20 de janeiro de 2017, 12:06

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: