//
você está lendo...
Sem categoria

As imagens da tragédia

A Folha de S. Paulo divulgou hoje  vídeos e fotos, até então inéditos, sobre o acidente com um Boeing 737 da Gol que aconteceu 10 anos atrás, em 26 de setembro.  O avião, que ia de Manaus para o Rio de Janeiro, com escala em Brasília, desapareceu quando sobrevoava a Amazônia, entre Pará e Mato Grosso. O jato se desintegrou, matando 154 pessoas, num dos mais graves acidentes aéreos da história brasileira.

Ele se chocou em pleno voo contra um jato Legacy, que ia de São José dos Campos, da Embraer, que o fabricara, para os Estados Unidos. O aparelho permaneceu no ar e pousou logo em seguida, na base de provas da Aeronáutica no Cachimbo, no Pará.

Seus dois tripulantes americanos perceberam a avaria, mas só souberam da gravidade da colisão ao ver o noticiário pela televisão, no único aparelho que havia na base.

Os vídeos e fotos foram feitos pelo coronel Afonso de Deus, que comandou a operação de resgate durante 58 dias. Ele voltou da missão 16 quilos mais magro “e com o registro precioso dos bastidores de uma das maiores tragédias da história do país”, diz o jornal.

As imagens impressionam. E, particularmente, a explicação que o coronel dá para a explosão que sua equipe fez dos trens de pouso do Boeing, que estavam intactos e eram novos: alguém podia ir até o local, roubá-los e recolocá-los no mercado, conseguindo dois milhões de reais na transação, na época.

Detalhe que combina com as coincidências e erros infelizes que conduziram o voo 1907 ao seu trágico fim.

Discussão

6 comentários sobre “As imagens da tragédia

  1. Lembro que escrevi sobre essa tragédia. Só um detalhe, Lúcio. O piloto do Boeing não conseguiu pousar o avião, que se desintegrou no ar. O Legacy, como esclareces adiante, é que conseguiu fazer o pouso.

    Curtir

    Publicado por Elias Ribeiro Pinto | 28 de setembro de 2016, 13:44
  2. DESCULPA PROFESSOR (N TEM NADA HAVER COM ESSA MATÉRIA) PARA APROVEITAR ESSE ESPAÇO PARA COMENTAR UM POST ANTIGO SEU. HÁ UM TEMPO ATRÁS O SR ESCREVEU QUE N ENTENDIA COM UM CANDIDATO DE 1 ELEIÇÃO O ÉDER MAL (PSD) TINHA CONSEGUIDO MAIS DE 200 MIL VOTOS SENDO O MAIS VOTADO DEP. FEDERAL DE 2014, BOM EU N ENTENDI DIREITO NA ÉPOCA , POIS EU N TENHO A SUA CAPACIDADE INTELECTUAL. ENTÃO SOU USUÁRIO DIÁRIO DE ÔNIBUS E IMPRESSIONANTE POR ONDE EU PASSO VER UM MONTE DE GENTE FAZENDO BANDEIRADA PARA ESSE CANDIDATO (LÓGICO QUE O T.R.E N SABE QUE ISSO E PAGO) BOM AGORA DEPOIS DE VER TANTOS “MILITANTES” EU ENTENDO OS MAIS DE 200 MIL VOTOS, OBRIGADO POR VC TER “ABERTO A MINHA CABEÇA” DESCULPE POR ESTÁ COMENTANDO ISSO NESTE POST.

    Curtir

    Publicado por myléo | 28 de setembro de 2016, 19:32
  3. Esse acidente foi muito triste e inexplicável. Morreu muita gente boa nesse acidente. Com tanto céu acima de nós e com tanta tecnologia disponível, como dois aviões conseguiram se chocar no ar? Depois desse acidente, fiquei com receio de entrar em avião por um bom tempo por não acreditar mais nos sistemas de controle aéreo.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 28 de setembro de 2016, 20:50

Deixe um comentário