//
você está lendo...
Imprensa

Liberal faz mais uma vítima

José Seráfico é um dos últimos representantes em plena atividade de uma geração que brilhou entre Belém e Manaus, além de integrar uma família de gente de bem, inteligente e produtiva. Domiciliado em Brasília, durante anos escreveu um artigo semanal para O Liberal, publicado na página 2. A colaboração chegou ao fim.

Seráfico se recusou a se submeter à censura interna do jornal. A partir de um texto no qual repetiu o que é público e notório, a participação da Globo no golpe de Estado de 1964, os artigos que enviava deixaram de ser publicados. Cometera o pecado mortal de contrariar os interesses comerciais da empresa, que seu principal executivo, Romulo Maiorana Júnior, defende com compulsão.

Submetido ao seu imprimatur o artigo herético, ele, num arroubo muito conhecido na empresa e fora dela, excomungou o colaborador. Para manter a sua dignidade, Seráfico reagiu da maneira como o editor do jornal, menos jornalista e mais vassalo do chefe, recebeu com alívio: renunciou ao seu tão apreciado espaço. A regra não tem exceção naquela “casa”: o comércio prevalece para o jornalismo.

A carta que Seráfico escreveu para um tio já começou a circular pela internet. Por isso, sem pedir a autorização dele e sem avisá-lo do que agora faço, reproduzo sua mensagem.

Lendo-a conforme o seu significado, o leitor perceberá a razão pela qual mantenho o Jornal Pessoal, onde censura não existe e o que interessa é fornecer informações relevantes à sociedade, por isso não as condicionando às interferências comerciais. Rejeitando publicidade desde o primeiro número, o JP nunca foi seduzido pelo tilintar das 30 moedas, que tanto fascinam empresários do setor jornalístico e jornalistas que se submetem aos seus caprichos e arroubos, sem zelar pelo compromisso que deviam ter com a opinião pública.

O texto de José Seráfico:

Decidi desligar-me de O Liberal. Acontece que há algumas semanas, mesmo enviando os textos, a Vitória (minha supervisora em Belém), informou que não vinham saindo. Tentei saber com o Editor do jornal e ele me disse do desagrado da Diretoria, com artigo em que atribui à rede Globo papel destacado no golpe que derrubou Dilma. Mas ele conversaria com os diretores, porque acreditava tratar-se de um arroubo de momento.Eu precisaria apenas “amaciar”(a expressão não foi dele) os textos, pegar mais leve.

Recusei-me, dizendo a ele que passei por uma ditadura e não me submeteria a outra. Ainda mais porque assino embaixo, passando para mim a responsabilidade do conteúdo dos meus artigos. Aliviado (isso eu senti na voz dele e na forma como me respondeu), ele agradeceu minha participação como colaborador, nos últimos 13 anos.

Mais uma luz se apaga…mais um sonho que chega ao fim – era assim que dizia uma das músicas mais famosas do Anísio Silva, quando eu era ainda quase criança. Mas la nave va…

Discussão

6 comentários sobre “Liberal faz mais uma vítima

  1. Seráfico é do bem. Não concordo com ele sobre o suposto golpe contra a Dilma, mas o Liberal deveria publicar o artigo do jeito que foi escrito. É direito de um colaborador de tantos anos.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 30 de setembro de 2016, 09:53
  2. O golpe foi dado, mesmo que Lúcio Flávio, Rômulo Maiorana Jr e Famílias Marinho, Frias e CivitA só admitam daqui a 20 anos!!!

    Curtir

    Publicado por Norman | 30 de setembro de 2016, 21:06
  3. Infeliz e injusta essa insinuação de um possível atrelamento de Lúcio a um “golpe”. Primeiro, não ouve golpe, foi impeachment, mesmo; segundo, Lúcio não se prestaria a tal papel. Essa seria uma análise à la Norman… Bates…

    Curtir

    Publicado por nado araújo | 6 de outubro de 2016, 12:08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: