//
você está lendo...
Justiça

Jader por trás da cassação?

Sob o título “Só tem um nome para isso: Jader”, Vitor Therezo mandou alguns esclarecimentos para o meu Facebook (administrado por Miguel Oliveira), que, por dever de ofício, decidi trazer para o blog, alimentando a polêmica em torno da cassação da candidatura do prefeito Zenaldo Coutinho, do PSDB, que tenta a reeleição.

Por trás de todas as informações fornecidas está o questionamento inicial de Teherezo: estaria o senador Jader Barbalho por trás da decisão do juiz da 97ª zona eleitoral, já que o líder do PMDB está apoiando a candidatura de Edmilson Rodrigues, do PSOL, para o 2º turno?

Por enquanto, não há qualquer prova confirmando essa especulação (ou suspeita). A responsabilidade pelo ato é do juiz Antonio Cláudio Von Lohrman Cruz.

Seguem-se as observações do leitor:

1) A decisão proferida por um juiz de 1a instância (cujo teor determinou a cassação da chapa do Zenaldo ) parte da premissa de que houve propaganda institucional (no facebook) nos três meses anteriores ao pleito, o que a lei veda a candidatos a reeleição.

Só que a página foi aberta antes do prazo-limite determinado em lei (1 de julho de 2016).
Ademais, tratam-se de matérias jornalísticas de caráter educativo, que não expressam propaganda institucional vinculado à pessoa do prefeito.

2) O Ministério público (fiscal da lei) requereu a realização de perícia (o que comprovaria a verdade quanto à data exata da postagem). Mas, o juiz, estranhamente, não determinou a realização da perícia e proferiu essa decisão incomum, a menos de duas semanas do pleito.

3) Digo estranha porque esse tipo de infração (se verdadeira fosse, o que não é o caso) só enseja suspensão do ato impugnado (propaganda) e multa. Não cabe cassação da chapa. Por conseguinte, ao assim fazer o juiz julgou de forma desproporcional.

Coisa nunca antes vista na história da Justiça Eleitoral em Belém.
Digo isso porque a decisão do juiz vai contra a jurisprudência pacífica no TRE e no TSE.

4) O estranho equívoco do juiz já está objeto de recurso, o qual será julgado pelo TRE.

5) enquanto o TRE não julga o recurso (decisão da qual caberá ainda recurso para o TSE), a candidatura do Zenaldo está mantida e, por conseguinte, a campanha também.

6) os votos que a ele virem a ser dados nas urnas, no dia 30.10, são válidos sim. Ao contrário do que tem dito a campanha ardilosa dos mentirosos.
++++++++++++
Em suma,
Essa é a verdade dos fatos, simples assim. Bem diferente da versão que os meios de comunicação dos Barbalhos (aliados de plantão do Psol) e a campanha enganosa que estão fazendo circular na cidade.
Qualquer coisa dita em desacordo com os fatos, acima resumidos, é mentira e, portanto, tentativa de induzir o eleitor a erro.
O nome disso é desonestidade intelectual, manipulação dos fatos.
O advogado da coligação (Sábato Rosetti) já esclareceu tudo isso ontem, em entrevista coletiva.

Discussão

33 comentários sobre “Jader por trás da cassação?

  1. Por fazer circular esse tipo de informação infundada que o Jornal Pessoal tem perdido sua credibilidade. O pau que dá em ED não dá em Z, mais uma vez.

    Curtir

    Publicado por Proletário | 21 de outubro de 2016, 16:47
    • Quantas matérias contra Zenaldo (e Edmilson) já saíram aqui? Conte, faz favor.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 21 de outubro de 2016, 17:26
      • Comecei a acompanhar o blog nesta campanha eleitoral… Por cima, deve estar uns 80% a 20% em críticas contra ED em relação a Z.

        Curtir

        Publicado por Proletário | 22 de outubro de 2016, 10:48
      • Tenho minhas dúvidas sobre essa sua estatística, mas é bom não esquecer que minhas críticas ao Zenaldo vêm desde que ele assumiu, quando escrevi uma carta aberta a ele (seu irmão, Guto, me encontrou por acaso na rua, disse que ia ler a carta e comentá-la comigo; nunca mais o vi). As críticas feitas ao Edmilson preponderaram porque ele voltou à liça agora e se apresenta como alternativa, esquecendo do que fez de ruim e medíocre, e exagerando o que fez de bom. Acertou no varejo, como quase todos os prefeitos antes dele, e errou no atacado, conforme idem e ibidem. Daí Belém estar como está.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 22 de outubro de 2016, 11:27
    • Não duvido de nada.Afibal s3 o judiciário não estivesse tão corrompido o país não teria chegado a esse caos

      .

      Curtir

      Publicado por Ana Neusa Rezende | 22 de outubro de 2016, 16:04
  2. “Coisa nunca antes vista na Justiça Eleitoral em Belém” “Desonestidade Intelectual” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ri muito com a última frase, em se tratando de justiça Paraense já se viu muita cousa estranha

    Curtir

    Publicado por João Pablo UFPA | 21 de outubro de 2016, 16:55
  3. Imagino que não haja nenhuma dúvida à respeito do que acho da candidatura do Ed.

    Mas não adianta a turma do Zenada ficar estrebuchando, sabem como é o jogo, não tem inocente nesse ramo.

    Logo, tem mais é que correr atrás do prejuízo e reverter a situação no tribunal. O resto é lero lero.

    Curtir

    Publicado por Sou daqui. | 21 de outubro de 2016, 17:42
  4. Publicando especulação? Que triste para um jornalista como você.

    Curtir

    Publicado por Jonathan | 21 de outubro de 2016, 19:31
    • É o democrático direito de resposta. O mesmo que lhe dá o direito de me atacar de uma forma tão primária como essa. Direito que defenderei enquanto tiver onde defendê-lo.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 21 de outubro de 2016, 19:35
      • Que grande direito de reposta do Zénaldo: uma especulação. Deveria se defender provando que não cometeu irregularidades ao invés de criar teorias conspiratórias, o que é típico dele e do seu partido.

        Quanto ao meu “ataque”, desculpe se lhe ofendi. Mas se fiz esse comentário é porque respeito sua história e reconheço o grande jornalista que és. Logo, publicar especulações desse tipo não condiz com sua história de matérias boas e excelentes. No entanto, essa é só minha opinião. Até o pseudônimo tucano aí em cima concorda.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 21 de outubro de 2016, 19:46
      • Você não me ofende. Não me ofendo com qualquer coisa. Mas você só está dando ênfase à especulação (que é legítima, considerando-se o contexto) e deixando a defesa que ele faz do ponto de vista jurídico e factual, o que deve interessar a todos nós.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 21 de outubro de 2016, 20:41
      • Textos como esse que você compartilhou não se diferenciam em nada de um Diário ou de um Liberal que você tanto crítica: lixo puro. Sim, na minha opinião esse texto é lixo puro.

        Compartilhar isso é inflar aínda mais uma eleição tão violenta e cheia de ataques e baixarias, especialmente do lado tucano. Não condiz em nada com posts de qualidade que sempre orientaram seu blog. Por isso meu comentário: triste. Sempre se espera mais de você pela história que possui. Isso que eu quis dizer. Boa noite.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 21 de outubro de 2016, 20:10
      • É opinião alheia, Jonathan. Não é por não coincidir com a sua ou ser o oposto da sua que merece ser classificada como lixo. É a primeira defesa do Zenaldo que posto aqui, como já fiz de manifestações em favor do Edmilson. O leitor está usando argumentos legais e fazendo uma especulação que está sendo repetida por aí afora – e não só pela turma do Zenaldo. Atitude positiva é analisar os argumentos e a especulação. E não simplesmente condená-la.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 21 de outubro de 2016, 20:33
      • Especulações desse tipo são besteiras. Qualquer eleitor de Edmilson poderia também postar no facebook que a suspensão da cassação de Zenaldo foi manobra da justiça aparelhada pelo Jatene que eu acharia besteira do mesmo jeito. Não se há evidências e muito menos provas de nenhuma das duas coisas.Nem de Jáder e nem de Jatene. É papo de facebook e de mesa de bar. Seu blog e nem você precisam disso.

        Curtir

        Publicado por Jonathan. | 22 de outubro de 2016, 13:13
  5. Essa história vai longe. Eu juro que ouvi ontem o Ed convidando o Zenaldo para passear de mãos dadas na escola bosque. Segundo testemunhas, eles estavam hoje todos serelepes andando escondidinho nas capoeiras de Outeiro e combinando o resultado da eleição. Tudo abençoado, é claro, pelos patronos barbalho e jatene.:).

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 21 de outubro de 2016, 20:08
  6. Esse texto que tu compartilhaste aqui, Sr. Lúcio, está bem condizente com o odiado estilo “textão de Facebook”. Imagine, uma pessoa com uma opinião “x” querendo defender essa opinião por meio de um texto e posta tal produção no Facebook. Esse texto, por sua vez, é bem inflado, agressivo contra a opinião oposta e com argumentos infundados. Pois é, o texto aí em cima tem nada diferente disso. Afinal, quais argumentos que este rapaz expôs provam sua tese de que Jader está por trás da decisão do juiz? A conclusão parcial dele pode provar isso, então? E quanto à retórica que ele usa, será que é diferente dos ataques candidato-candidato que vemos nas campanhas ou que um Diário ou Amazônia/Liberal escreveriam? É uma quebra de expectativas para mim: nunca pensaria que uma pessoa considerada tão intelectual como o senhor teria a capacidade de compartilhar um texto tão fraco, tão ingênuo. Enfim, espero que tu possas ler meus apontamentos e, quem sabe, responder também. Caso eu tenha colocado mais lenha na fogueira da polêmica e isso tenha te aborrecido, me desculpe.

    Curtir

    Publicado por Rafael | 21 de outubro de 2016, 21:49
    • Não me aborreci, não. apenas repassando posição alheia que coincide com os argumentos do recurso do Zenaldo. Você também se restringe à especulação sobre o Jader, a meu ver infundada, como já disse no texto original. Você deixou de lado os argumentos de fato que ele apresentou para sustentar a inocência do quanto à acusação de propaganda ilícita. Não demsegundo ele, porque a perícia solicitada pelo Ministério Público não foi realizada.
      É um princípio elementar do prde conhecimento em primeiro lugar ler, entender e interpretar o que diz o antagonista para só depois contestá-lo.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 22 de outubro de 2016, 08:34
      • E quanto à última pergunta, poderias tu respondê-la?

        Curtir

        Publicado por Rafael | 22 de outubro de 2016, 11:05
      • Pelo que entendi, é se o leitor cujo texto reproduzi não repete o que Diário e O Liberal fazem. Acho que não. Ele reflete muito mais o pensamento da turma do Zenaldo. Particularmente, os argumentos do Sábato Rossetti, advogado do prefeito e especialista em direito eleitoral, com muitos anos de prática e passado na casca de alho da prática cotidiana de eleições. Portanto, a ser considerado.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 22 de outubro de 2016, 11:19
  7. As pessoas estão levando muito a sério essa disputa Zenaldo-Ed. O debate ontem foi medíocre de dar dó. Nenhum dos dois soube expor o que quer fazer. Falaram de obras e não de resultados concretos. Ninguém apresentou dados concretos e metas para melhora. Foi como um debate de garotinhos disputando presidência de classe. Mentira, os garotinhos se portariam muito melhor do que esses dois incompetentes. Eleitores que não tem perspectiva de conseguir boquinha no governo municipal, relaxem. Tanto faz como tanto fez. Belém continuará sua trajetória decadente.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 21 de outubro de 2016, 22:04
  8. Zenaldo parece o Mike Tyson em fim de carreira, depois de apanhar tanto resolveu morder a orelha do adversário.

    Curtir

    Publicado por Hernani Filho | 22 de outubro de 2016, 08:38
  9. Nos tempos do Telecatch era muito melhor.

    Pelo menos no final tinha o Ted Boy Marino.

    Hoje termina nos ridículos Zenada X Zed

    Curtir

    Publicado por Sou daqui. | 22 de outubro de 2016, 10:18
  10. Parto do seguinte princípio q não tem amador no PSDB fazendo eleicoes, logo acho difícil o PSDB ter cometido esse amadorismo de fazer propaganda fora do prazo.
    Agora vem minha pergunta para algum advogado ou conhecedor do assunto,
    Caso quem entrou com a ação contra o ZEnaldo tiver alterado as datas no Facebook o que acontece ? Cabe punição com quem entrou com a ação ou o própria chapa do PSOL?

    Curtir

    Publicado por Pablo xavier | 22 de outubro de 2016, 15:18
  11. Agora vem minha pergunta para algum advogado ou conhecedor do assunto,
    Caso quem entrou com a ação contra o ZEnaldo tiver alterado as datas no Facebook o que acontece ? Cabe punição com quem entrou com a ação ou o própria chapa do PSOL?
    Pois do lado do psdb não tem amadores fazendo campanha.

    Curtir

    Publicado por Pablo xavier | 22 de outubro de 2016, 15:24
  12. Agora vem minha pergunta para algum advogado ou conhecedor do assunto,
    Caso quem entrou com a ação contra o ZEnaldo tiver alterado as datas no Facebook o que acontece ? Cabe punição com quem entrou com a ação ou o própria chapa do PSOL?

    Curtir

    Publicado por Pablo xavier | 22 de outubro de 2016, 15:24
  13. A ação do facebook é café pequeno. Pior ainda vem por aí se o nosso judiciário e MP não engavetar. Caixa 2 da Setransbel, compra de voto com os serviços da empresa do Flexa Ribeiro ( já percebeu quantos garis estao nas ruas de Belem limpando a cidade) , utilizacão do Conselho Municipal de Saúde na campanha, máfia do Fabricio Gama e o jogo do bicho etc.

    Curtir

    Publicado por Luiz Caldeiraro | 22 de outubro de 2016, 16:07
  14. A verdade inexorável é a seguinte: qualquer um que vença a eleição em Belém, estaremos condenados a viver mais quatro anos de incompetência administrativa, caos no trânsito, sujeira nas ruas, alagamento por entupimento dos canais, calçadas ocupadas por ambulantes, desrespeito aos portadores de necessidades especiais e idosos, transporte público de péssima qualidade, violência em todos os bairros, falta de opção de lazer e cultura, saúde pública de péssima qualidade, educação pública vergonhosa, etc, etc, etc. Que Deus nos proteja !!!

    Curtir

    Publicado por mvpsantos | 25 de outubro de 2016, 11:24

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: