//
você está lendo...
Economia, Política

Um paquiderme

Um amigo me mandou uma série de dados a partir dos quais se constata que em junho de 2011 a influência do governo federal equivalia a quase 30% do PIB, ou 2,5 vezes as vendas das 50 maiores empresas privadas do país. Esse valor resultava do funcionamento de 675 empresas estatais: 276 totalmente controladas pelo governo, 397 com sua participação minoritária e 2 com controle compartilhado.

O tesouro nacional tinha participação direta em 65 empresas, 57 delas não financeiras, sete bancos e uma de seguros, o IRB (Instituto de Resseguros do Brasil). Controlava outras 580 empresas, 543 não financeiras, 31 bancos e seis seguradoras. Na participação direta e indireta em fundos de pensão estatais, 885 empresas não são financeiras e três bancos.

Quais os números de um levantamento atualizado para saber o tamanho real do Estado, sua influência e suas conexões, que resultam num universo econômico, político e corporativo que não pode deixar de ser considerado quando se analisa os movimentos do dia a dia da crise e os seus autores.

Discussão

3 comentários sobre “Um paquiderme

  1. O Brasil é um país sub-capitalista, pois grande parte das empresas de grande porte são, de alguma forma, controladas pelo governo, ou como sócio ou como provedor de subsidios ou empréstimos de baixo custo. A reclamação generalizada de alguns partidos sobre os efeitos danosos do capitalismo sobre a nação não tem fundamento algum, pois todos esses efeitos foram sempre planejados e apoiados pelo estado.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 30 de novembro de 2016, 08:13
  2. Caro Lúcio…”um amigo me mandou uma série de dados…” pelo amor de Deus!!!

    Curtir

    Publicado por Celso | 1 de dezembro de 2016, 10:02

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: