//
você está lendo...
Energia, Hidrelétricas

Itaipu: recorde mundial

A hidrelétrica de Itaipu, compartilhada pelo Brasil com o Paraguai, completou aos dez primeiros minutos deste sábado a produção de 98,8 milhões de megawatts-hora, superando a própria marca de produção anual de energia, e desbancou o recorde mundial da usina de Três Gargantas, na China, que é a maior do mundo. É energia suficiente para abastecer o consumo do Brasil durante dois meses e 15 dias, ou o Paraguai ao longo de quase sete anos.

A marca foi alcançada 13 horas depois que Itaipu superou seu recorde de 98,6 milhões de Mw/hora registrado em 2013. Desde a entrada em operação de sua primeira unidade geradora, em maio de 1984, Itaipu já produziu mais de 2,4 bilhões de megawatts-hora. Esse volume de energia seria suficiente para atender a demanda do mundo inteiro por 40 dias, conforme informou a usina.

A previsão é que Itaipu supere na próxima quarta-feira os 100 milhões de megawatts-hora produzidos em um ano, um número sem precedentes, de acordo com a empresa.

A Itaipu Binacional foi criada há 42 anos para administrar a construção da usina e colocá-la em funcionamento em 1984. A usina possui 14 mil megawatts de potência instalada, o que atende a 17% da demanda energética do Brasil e 75% do Paraguai.

(Com informações de O Globo)

Discussão

Um comentário sobre “Itaipu: recorde mundial

  1. E com toda essa energia, tanto a região brasileira próxima a usina como o Paraguai continuam tendo suas economias baseadas na exportação de produtos primários ou do comércio de produtos made in China. Essa é uma visão correta de desenvolvimento?

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 18 de dezembro de 2016, 09:32

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: