//
você está lendo...
Sem categoria

A potoca impressa

Quem comprou a edição de hoje do Amazônia teve uma surpresa: ao invés de um real, que é o preço cobrado nos dias normais da semana, o jornal saiu pelo dobro: R$ 2. No alto da capa a data se refere a sábado e domingo. Como se tornou frequente nos últimos tempos, a edição de sábado é acoplada à de domingo. Não só no diário mais jovem como nos dois mais velhos: O Liberal, também da família Maiorana, e o Diário do Pará, da família Barbalho.

Não sei se em outras cidades espalhadas pelo mundo a tal iniciativa se repete. Nunca vi, nos jornais diários que leio, nenhuma vez essa prática, que viola os direitos do consumidor, além de, lateralmente, ser um complicador para os que forem fazer pesquisas com base nas edições siamesas dos jornais belenenses desses fins de semana especiais. Não saberá o que realmente aconteceu no sábado e o que ocorreu no domingo.

Esse desrespeito se tornou contumaz por não encontrar nenhum tipo de reação, tanto pelos leitores como pelas instituições oficiais incumbidas de zelar pelos direitos difusos coletivos. Como de regra, silêncio total da parte delas quando se trata de enfrentar os veículos de comunicação dos dois núcleos de poder na capital do Pará. Eles podiam exigir que o calendário fosse respeitado: o jornal de sábado no sábado e o de domingo, no domingo. Ou, em caso de concordância, o preço de venda como sendo de edição normal.

Mas quem se preocupa com a lei na terra em que o maior político da república disse que ela é potoca?

Discussão

2 comentários sobre “A potoca impressa

  1. Qual a razão pratica deles fazerem isso? O que eles ganham? O que eles perdem? Não seria mais honesto dizer que a edição é de sábado e que a de domingo não será impressa pois é Natal?

    Aproveitando: Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para todos!

    Curtir

    Publicado por José Silva | 24 de dezembro de 2016, 12:18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: