//
você está lendo...
Cidades, Transporte

E o pobre?

Foi um final anunciado: o conselho municipal (por maciços nove votos, duas abstenções e um voto, dos empresários, por tarifa maior, de R$ 3,40) recomendou ao prefeito um aumento de 17% na passagem do ônibus urbano de Belém.

Se aprovada a proposta (conforme o script), o valor passará de 2,70 para 3,15 reais. Com o incremento de 45 centavos, as empresas de ônibus da capital paraense receberão um acréscimo de receita de R$ 840 milhões ao longo de um ano.

Talvez assim possam enfrentar fatores que não souberam na planilha técnica, como a diminuição de 11,5% na demanda pelo transporte coletivo, em função da crise econômica. Daí que o reajuste foi acima da inflação medida pelo INPC durante os 21 meses que transcorreram desde o último aumento, em proporção inferior.

A continuar assim, a próxima saída pelo trabalhador pobre, que desceu da motocicleta e subiu na bicicleta, será andar a pé. A não ser que, à parte as tais planilhas técnicas, os conselheiros e a prefeitura façam uma revisão completa do sistema de transporte público de Belém, que ainda tem desvios e mistérios a revelar.

Discussão

Um comentário sobre “E o pobre?

  1. Mais um exemplo de como o Brasil é sub-capitalista. Se a demanda caiu, então em um mercado decente e aberto o preço deveria cair bastante para resgatar os usuários perdidos. Surpresa, surpresa, o governo interfere para aumentar o preço das passagens indo, portanto, contra uma regra fundamental do mercado e contra a população, principalmente a mais pobre.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 17 de janeiro de 2017, 19:15

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: