//
você está lendo...
Política

O exemplo de Lula e FHC

Em 2008, quando estava no seu seu segundo mandato, o então presidente Lula decretou luto oficial de três dias pela morte de Ruth Cardoso, que foi primeira dama do Brasil por oito anos, nos dois mandatos do marido, Fernando Henrique Cardoso.

Lula não ficou, porém, na formalidade: modificou a agenda oficial para comparecer ao velório de Ruth, que morreu de problemas cardíacos, aos 77. Com o luto oficializado, o Congresso Nacional suspendeu todas as suas atividades durante a semana.

Passados quase nove anos, foi a vez de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso repetir o gesto de dignidade do seu sucessor, ex-amigo e adversário político: visitou agora à tarde o ex-presidente Lula no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para apresentar suas condolências pela morte da ex-primeira dama Marisa Letícia. A visita de FHC foi logo em seguida à constatação da morte cerebral da esposa de Lula, quase 10 dias depois da sua internação por causa de um acidente vascular cerebral que sofreu.

Tomara que gere efeitos a atitude civilizada e de alta expressão humana e política de dois ex-presidentes com origens semelhantes, na esquerda, embora pessoalmente tão distintos. O Brasil teve a rara oportunidade de eleger para a presidência da república, por 16 anos sucessivos, um verdadeiro intelectual e um autêntico trabalhador, que, antes de seguirem caminhos opostos, estiveram juntos na busca pela retomada da democracia no Brasil.

Lula e FHC dão o melhor dos exemplos às hordas ensandecidas que têm minado a base da verdadeira democracia: a tolerância à diversidade e o respeito à pluralidade.

Discussão

3 comentários sobre “O exemplo de Lula e FHC

  1. Estão seguindo rigidamente o que o ritual de ex-presidentes exigem. Simples assim. Sobre as hordas ensandecidas, é gente com falta do que fazer. Geralmente gente covarde que se esconde por trás de um nickname nas redes sociais.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 2 de fevereiro de 2017, 18:59

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: