//
você está lendo...
Imprensa, Política

Tem folia na política

Desde ontem fervilham as especulações, motivadas pela caminhada que deram juntos, pelo Mosqueiro, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, do PSDB, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e seu pai, o senador Jader Barbalho, ambos do PMDB.

Os dois partidos e os seus principais líderes são os maiores adversários políticos no Pará, em guerra de guerrilhas há vários anos. Daí o espanto geral. Na véspera, uns e outros mantinham o clima belicoso. No dia seguinte, apertos de mão, cumprimentos, sorrisos. Como explicar?

Os que arriscaram uma, se basearam no acordo nacional entre os dois partidos para salvar o governo de Michel Temer, do PMDB, em troca de apoio ao PSDB na eleição do ano que vem para a presidência da república. Teria vindo ordem a partir de cima para a reaproximação.

O cessar fogo se formalizou numa verba de 25 milhões de reais, que o prefeito pediu ao ministro para proteger a orla da ilha (outrora bucólica) da erosão causada pelo rio. Helder endossou a solicitação, mas, como tem feito reiteradas vezes, em plena campanha não declarada ao governo do Pará em 2018, veio junto com a promessa do dinheiro.

Seria apenas uma trégua para agir em conjunto por uma causa nobre? Não seria de todo impossível, mas não tem sido a regra de procedimento nesses casos. Pode ser o primeiro toma lá para o seguinte dá cá? Mais um elo na teia de apoio político ao governo federal e de uma aliança dos dois principais partidos, talvez com um apoio discreto e à distância do PT?

A festa de ontem foi completa, adicionando aos políticos inimigos da véspera a entourage técnica para dar credibilidade à empreitada e os políticos acompanhantes que engrossam o caldo de um eventual acerto “por dentro”. A ausência do governador Simão Jatene, estrategicamente de férias na Europa, ajudou a suavizar o impacto. Logo se terá, porém, a resposta dos que se desagradaram ou ainda não foram “tocados” pelos argumentos da união. Como o grupo Liberal, por exemplo.

Ou é mero fogo de artifício, ou alto o preço de tanta cortesia.

Discussão

6 comentários sobre “Tem folia na política

  1. Lúcio, esse encontro é realmente um mistério. Tem foto com os dois “inimigos” caminhando juntos e matéria no site da Agência Belém, o braço de notícias da Prefeitura, citando inclusive o nome do Helder… como podemos entender !!!! link: http://www.agenciabelem.com.br/Noticia/143295/prefeito-faz-visita-tecnica-e-anuncia-parceria-em-projeto-para-conter-erosao-em-mosqueiro

    Curtir

    Publicado por Emerson Soares | 18 de fevereiro de 2017, 18:49
  2. Isso iria acontecer independente do candidato eleito a prefeito. O Helder está sabiamente demonstrando que sabe deixar de lado as desavenças políticas para conseguir coisas para Belém. Não é isso que a população quer? As fotos, videos, etc, serão usadas na campanha. Basta aguardar..

    Curtir

    Publicado por José Silva | 18 de fevereiro de 2017, 23:54
  3. O governador Simão Jatene já retornou da sua viagem desde terça feira. Foi o que eu li em algum lugar .

    Curtir

    Publicado por Pedro Paulo | 19 de fevereiro de 2017, 08:39
  4. E o bloco Bandalheira? Vai sair novamente ou não?

    Curtir

    Publicado por José Silva | 19 de fevereiro de 2017, 23:53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: