//
você está lendo...
Cidades, Política

Zenaldo + Helder + Jader: mudança?

Para registro histórico e demarcar o que pode ser o princípio do que está por vir, reproduzo o press release da agência de notícias da prefeitura de Belém sobre o passeio conjunto de Zenaldo Coutinho, Helder Barbalho e Jader Barbalho, ontem, em Mosqueiro. Tal qual foi publicada no site oficial do município, com a devida foto, mas sem citar Jader, que nela aparece mais atrás de Zenaldo e Helder, falando ao celular, Zenaldo ainda parece reservar para si uma saída de emergência?

Com o objetivo de garantir verbas do governo Federal para obras de contenção da erosão na orla de Mosqueiro, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho e o Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, realizaram uma visita técnica à ilha, na manhã desta sexta-feira, 17. O projeto apresentado pela Prefeitura de Belém abrange mais de 2 km de extensão e deve beneficiar dez praias: Baía do Sol, Marahu, Paraíso, Praia Grande, Murubira, Ariramba, Porto Artur, Bispo, Chapéu Virado e Areião.

De acordo com o prefeito Zenaldo Coutinho, a previsão é de que até o início de março seja assinado o contrato entre Prefeitura de Belém e Governo Federal, e as obras tenham início já em abril. “Nós sempre buscamos essas parcerias junto ao governo Federal, Estadual, e com as próprias comunidades, pois quem ganha é a população. E os recursos são de todos, já que são provenientes de impostos pagos pelo povo brasileiro”, declarou o prefeito.

Para a moradora de Praia Grande, Rita Maria de Oliveira, comerciante, de 52 anos, que recebeu diretamente do prefeito a notícia e o prazo para o início das obras, a alegria não poderia ser maior. “Eu feliz de ver que esse projeto vai se tornar realidade, de ver que o prefeito foi em Brasília buscar verbas e nos trouxe uma solução. Também confiante, porque é um projeto que é pra Mosqueiro toda, não é só pra gente”, ressaltou.

Durante a manhã, além da Praia Grande, a comitiva visitou a Baía do Sol, Marahu e Paraíso, consideradas pontos críticos no distrito. “A Prefeitura de Belém fez a identificação das necessidades e nos repassou esse projeto que, em nossa visita aqui, constatamos ser realmente necessário, para reduzir os riscos para a população dessas comunidades. É uma ação de prevenção”, avaliou Adelaide Nacif, do Ministério da Integração Nacional.

A técnica em enfermagem Érica Sousa, de 39 anos, é nascida e criada na praia da Baía do Sol, em Mosqueiro. Ela mora com a mãe, de 69 anos, e o filho de 9 anos, e não pensa em se mudar. “Não tem praia mais linda que essa, a gente adora isso daqui. Aqui a gente não vê violência, mas claro que estamos buscando sempre melhorias pra nossa comunidade”, comentou. Érica fez questão de acompanhar de perto a visita, junto com a amiga e também moradora, Deulinda Silva Carvalho, de 43 anos.

“Eu conto com a ação da prefeitura pra trazer essas melhorias aqui pra gente e eu já vejo que isso acontecendo aqui. Esse foi o primeiro prefeito que veio aqui na nossa comunidade”, afirmou Deulinda.

Por se tratar de uma obra de grande porte, estimada em cerca de R$ 25 milhões de reais, o secretário municipal de Urbanismo, Adnaldo Oliveira, reforçou a importância da visita e da parceria com o governo Federal para viabilizar o projeto. “O prefeito de Belém foi pessoalmente a Brasília apresentar nosso projeto para o Ministério da Integração, e também para o Ministério das Cidades, pois é uma obra importante para o estado como um todo, e que o Município não conseguiria realizar sozinho. Foi a partir daí, que originou esta visita de hoje”, disse.

“O que a prefeitura está buscando é um trabalho preventivo, queremos agir o quanto antes para barrar o avanço da erosão na orla, e tenho certeza que essa é uma obra que vai beneficiar todos os moradores de Mosqueiro, os visitantes, os turistas de fora do Estado. Todos”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Yan Miranda.

Discussão

20 comentários sobre “Zenaldo + Helder + Jader: mudança?

  1. Não há nenhuma mudança. Essa é uma estratégia do Helder se posicionar como alguém que está acima das desavenças políticas. Alguém cujo compromisso principal é com as demandas da população. A pergunta é se essa estratégia vai colar junto ao eleitorado? Creio que será difícil. O sobrenome é muito pesado de carregar..

    Curtir

    Publicado por José Silva | 19 de fevereiro de 2017, 00:01
  2. Se essa aliança se firmar pra 18, acredito que a esquerda no Pará pode se reorganizar, com Edmilson liderando essa frente,evitando esse retrocesso.

    Curtir

    Publicado por Hiran | 19 de fevereiro de 2017, 00:19
  3. Essa postagem parece ter sido produzida por estagiário.

    Curtir

    Publicado por Francisco Dutra | 19 de fevereiro de 2017, 01:41
  4. Professor Lúcio, respondendo sua pergunta apesar das limitações do Ed acredito que nada seria mais danoso que essa aliança entre PMDB e PSDB. Uma possível frente organizada pelo Ed apesar de ter a dificuldade financeira pra percorrer todo o estado, poderia adotar um discurso do novo contra as duas velhas oligarquias.

    Curtir

    Publicado por Hiran | 19 de fevereiro de 2017, 11:53
  5. Engraçado, Lúcio. Quando diante de uma iniciativa pela qual você clama há décadas , qual seja, que os governantes e a classe politica ( diferentes instancias e partidos no poder ) coloquem os interesses públicos e da coletividade acima dos interesses politico-partidários-pessoais , você expressa uma timidez desconcertante no julgamento critico do ato .

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 19 de fevereiro de 2017, 20:53
  6. Cautela , Lucio ?!

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 19 de fevereiro de 2017, 21:30
  7. O Jader sabe que essa é a última chance dele eleger o filho, já que ele só consegue se eleger pra cargos no legislativo. Acho difícil essa “união”, porém ela não é impossível. De todos os personagens citados Jader é o mais esperto e ele sabe dá alta rejeição que a RMB e o Nordeste paraense tem a família Barbalho. Como essas duas regiões são historicamente tucanas é bem provável que ele tenha percebido que precisa das aves bicudas pra eleger o filho.

    Curtir

    Publicado por Hiran | 19 de fevereiro de 2017, 23:44
    • Precisa ver o cenário nacional. Pode ser que o PSDB se junte ao PMDB para lançar um candidato à presidência. Sozinho o PSDB não elege o presidente. Se essa for a agenda nacional, então Helder pode sim sair candidato por uma coligação com alguém do PSDB saindo para vice. Precisamos ver quem serão os candidatos a presidente.

      Curtir

      Publicado por José Silva | 19 de fevereiro de 2017, 23:49
  8. Aos Pilatos, co-autores da cultura da corrupção:

    http://pererecadavizinha.blogspot.com.br/2017/02/a-visita-de-helder-zenaldo-e-barbalhao.html

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 20 de fevereiro de 2017, 09:35
  9. senhores o Psol não vai ariscar no edimilson em 2018 para o governo do estado, o mais prudente e garantir o edimilson federal e Marinor estadual, creio que o PSDB só deva definir um nome em 2018, pois com a entrega do BRT na augusto montenegro+ elevado + duplicação da joão paulo+ brt metropolitano + hospital de icoraci vai ficar muito dificil para PT,PSOL, PMDB disputar seja com Pioneiro OU Zenaldo talvez fazendo dobradinha com um vice forte do interior = região metropolitana + região do salgado PSDB TEM 80% dos votos e muita coisa ,
    niguem na capital quer os Barbalhos muito menos o PT.,PSOL

    Curtir

    Publicado por PABLO XAVIER | 20 de fevereiro de 2017, 17:09
    • “Entrega do BRT” hahahahahaha

      “BRT Metropolitano e Duplicação da João Paulo”

      Mais risos.

      Se o PSDB de fato entregasse essas obras bem feitas e sem demora, ao invés de mal-feitas e com infinitas protelações, seria imbatível pelos próximos 50 anos.

      Curtir

      Publicado por Jonathan | 15 de abril de 2017, 01:28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: