//
você está lendo...
Justiça, Política

Crime em família

A investigação sobre o escândalo de Watergate nos anos 1970, que levou à renúncia do até então todo poderoso presidente Richard Nixon, num caso único na história dos Estados Unidos, tornou famosa a sua diretriz: seguir o rastro do dinheiro. Doações feitas pelo caixa 2 da campanha de reeleição de Nixon, que impôs a McGovern, do Partido Democrático, a maior lavagem de todos os tempos, seguiram por caminhos tortuosos, mas acabaram provando a participação do presidente nas tramas criminosas que iam de escuta ilegal a sabotagem.

Os franceses, mais sutis e espirituosos, fundaram seu método numa frase não menos famosa: o segredo estava em seguir a mulher do investigado, ou as mulheres: cherchez la femme.

No patriarcado ou patrimonialismo machista brasileiro, essas possíveis diretrizes não eram seguidas. O recôndito do lar era respeitado, quase sagrado, mesmo quando o investigado era um consumado canalha, que, fiel ao modelo de dominação, costumava preservar os seus entes queridos. Mulher e filhos eram poupados do ônus sem deixar de se beneficiar do bônus, para usar um parâmetro já gasto do linguajar yuppie.

Essa era acabou. Mulheres e parentes dos criminosos, acusados, suspeitos ou indiciados pela Operação Lava-Jato estão seguindo o chefe, patriarca ou provedor (em alguns casos, parceiro) . Às vezes, também presos, por se terem tornados cúmplices do autor direto dos delitos apurados.

O caso mais recente e dos mais graves, para ele, é o de Eike Batista. Preso por múltiplas denúncias de corrupção, ele também responde a uma ação na justiça americana. É acusado de desviar 572 milhões de dólares das suas empresas para uso pessoal. A revista Veja diz que seu filho Thor é cúmplice no processo. Ele teria movimentado US$ 100 milhões nas Bahamas.

O ditado – adaptado e atualizado – que agora está em cheque entre nós é se a família que rouba unida permanece unida.

Discussão

7 comentários sobre “Crime em família

  1. Pelo que se aprendeu com o Cunha, Lula e Cabral, parece que a família é essencial para que possa implementar as estratégias necessárias para desviar e usar os recursos públicos.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 19 de fevereiro de 2017, 10:24
  2. É a tradicional família brasileira e seus bons costumes expressando o que é a cultura da corrupção.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 19 de fevereiro de 2017, 11:22
  3. Com certeza. No Brasil ,a família politico-partidária e a família empresarial , ambas, nas suas respectivas esferas de atuação , roubam unidas . Há estudos e provas testemunhais que remontam ao século XIX. Os(as) historiadores(as) que se ocupam da matéria sabem disso melhor do que ninguém.

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 19 de fevereiro de 2017, 20:58
  4. Pois é, Lúcio: porque somente agora vem à tona tanta roubalheira?
    Onde estava a imprensa investigativa?
    Onde estavam os tribunais de contas (em minúsculas)?
    Onde estavam os procuradores (também), ministério público?
    Onde estavam as empresas de auditoria externa na Petrobrás, Eletrobrás, etc?

    Curtir

    Publicado por Osório Jr | 19 de fevereiro de 2017, 23:28
  5. Prática corriqueira combinada no almoço do fim de semana da F. T. B.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 20 de fevereiro de 2017, 17:52
  6. O poder sempre foi algo fechado, ou que se pretende manter assim, e que se intenta manter como algo hereditário ou mais próximos pelos detentores dele. Antes era era a partir de nobres e burgueses que mantinham matrimônios, e demais relações, com membros da mesma família ou de famílias poderosas de modo a perpetuar a influencia, por vezes também com instituições religiosas ou militares.
    Hoje podemos ver isso mais evidente através da politica e do meio empresarial. Na politica o poder de influencia de nomes e sobrenomes com parentes que se sucedem nos cargos. No empresariado um pouco diferente, com empresas familiares e tradicionais, mas que diferente dos anteriores, estão no âmbito particular.
    Somos um povo cordial segundo Sergio Buarque, e nos preocupamos com nossa família, nossa relação social primeva. Tanto que quando votado impeachment da presidente petista no ano passado muitos justificavam ser feito pela família.
    O filme Poderoso Chefão de Copola deixa mais evidente que mais do que as relações de sangue devem estar presentes a confiança e o compromisso. Já nos fatos reais, e em situação oposta, a historia de Pablo Escobar a frente do cartel de Medellin na Colômbia mostrava um lado cruel e astuto de um chefe, enquanto de um outro lado era um pai atencioso e preocupado, sempre interessado em afastar a família de qualquer relação com os negócios.
    Exemplos temos vários nesta vida, mas deixo evidente o do depoimento em uma matéria do JP a partir da delação de Paulo Roberto Costa remindo seus pecados justificando a aproximação das investigações em sua filha, devendo este deixar separado as relações familiares.
    Do mesmo modo Nestor Cerveró negociando com a policia deixava o filho gravar a conversa que o salvaria e colocaria um senador petista na cadeia.
    Já Eduardo Cunha já não levava em conta que deixando sua mulher como controladora de uma conta acabaria legando ela e a filha como ré em investigação, levando as justificativas de renuncia a lagrimas.
    O ultimo exemplo é o de Sergio Cabral, que envolvendo seu governo com o escritório de advocacia da mulher as tratativas por trás levariam ambos a cadeia. A prole do casal seria ainda noticiada por duas razões. A primeira, e mais noticiada é o fato da primeira dama ter ido a liberdade condicional pra cuidar dos filhos, levantando um polemica questão jurídica. Já outro filho de Cabral, mais velho, e com mandado parlamentar de vareador carioca não teria tantos motivos para sentir saudades do pai, uma vez que visitaria reiteradas vezes o pai na prisão utilizando o argumento de fins parlamentares, ao menos duas dezenas de vezes ao mês, e ai de quem reclamar.
    Foram mais exemplos políticos. Mas esse é um pedaço da família brasileira.

    Curtir

    Publicado por Fabrício | 31 de março de 2017, 17:57

Deixe um comentário