//
você está lendo...
Minério, Multinacionais

Belo Sun mantém projeto

A Belo Sun Mineração anunciou que irá recorrer da decisão de ontem do juiz da vara agrária de Altamira. O juiz Álvaro José da Silva Souza suspendeu temporariamente a licença de instalação do projeto Volta Grande, para a extração de ouro no município de Senador José Porfírio, até que seja feita a desafetação da área de lavra pelo Incra ou até que a realocação das famílias que lá se encontram.

A multinacional canadense se declarou “desapontada com a decisão judicial, mas entende que questionamentos são esperados e fazem parte do curso normal da instalação de empreendimentos importantes”.

Lembrou a empresa na nota que, no curso do licenciamento ambiental, preparou um Programa de Realocação, Negociação e Inclusão Social em benefício das vilas Ressaca e Galo, por ambas fazerem parte da Área Diretamente Afetada do seu empreendimento.

“Seguindo as melhores práticas relacionadas às realocações (Padrão n. 5 do Banco Mundial), as famílias dessas áreas foram cadastradas em duas campanhas censitárias, em 2012, durante a fase de Licença Prévia (LP), com o acompanhamento de representante da Prefeitura de Senador José Porfírio e comissão de moradores”, relata a mineradora.

Ela garante que o processo de realocação “se dará com a participação e consulta dos beneficiados. Ainda em 2017, a empresa atualizará o cadastro socioeconômico e discutirá o planejamento da realocação com os moradores”.

A empresa finaliza anunciando que tomará “as medidas legais cabíveis para reverter a decisão e se mantém aberta ao diálogo com todas as autoridades competentes”.

Discussão

3 comentários sobre “Belo Sun mantém projeto

  1. Começou…Isso significa uma luta de mais ou menos 10 anos, onde todos perdem.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 22 de fevereiro de 2017, 17:25
  2. A empresa canadense parece que teve aulas com algumas as empresas brasileiras, tentou dar uma de “joão-sem-braço”, como diria o caboclo, se colar colou. Desde 2012 e ainda não realocaram nenhum dos afetados pelo empreendimento.

    Curtir

    Publicado por Laudyson J B Araújo | 22 de fevereiro de 2017, 19:26

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: Boletim de Notícias, 23/fev: descoberta de 7 planetas; expectativa de vida acima de 90 | Direto da Ciência - 23 de fevereiro de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: