//
você está lendo...
Imprensa

Verdade, Maiorana?

Ninguém lê mais de um jornal em Belém. Verdade ou mentira? Quase certamente, mentira. Mas uma pesquisa que O Liberal encomendou à Doxa diz que é verdade.

Em anúncio de página dupla, na edição do dia 12, o jornal diz que ele, com 65% da leitura, e seu irmão mais novo, o Amazônia, com 19%, são a preferência de 85% dos leitores. Sobram para o Diário do Pará os 15% restantes. Soma de 100%. Todos os leitores de Belém leem um único jornal.

Não precisa fazer pesquisa para desmentir a afirmativa. Ou questionar o fantástico índice de leitura (e não de vendagem, que é outra coisa) apontado. O último dado disponível do IVC (o Instituto Verificador de Comunicação, a fonte mais confiável no assunto no país), de 2015, dava o 34º lugar nacional ao Diário, com vendagem de 22.114 exemplares, semelhante à do Diário do Nordeste, de Fortaleza, que permite uma boa comparação.

No último confronto que foi possível relacionar O Liberal e o Diário do Pará, no final dos anos 2000, o jornal de Jader Barbalho estava na frente. Por isso se filiou ao IVC (sem jamais divulgar suas estatísticas, porque a partir daí entrou em vendagem declinante, como a maioria dos jornais brasileiros), enquanto O Liberal se desligava (ver reprodução de matéria da época, em post a seguir).

O Liberal e Amazônia teriam ainda 92,5% dos assinantes de jornais em Belém, o que, se verdade, lhes daria recorde mundial, a ser submetido ao Guiness.

A pesquisa confirmaria a liderança dos veículos da família Maiorana em todos os segmentos da comunicação: TV aberta, TV fechada, TV a cabo, rádio FM (nada sobre a AM).

Quem acredita?

 

Discussão

7 comentários sobre “Verdade, Maiorana?

  1. Para uma cidade com 1.500.000 habitantes, os jornais mais populares devem ter tiragem de uns 50.000. Assumindo que duas pessoas olhem cada exemplar, o que é muito, teremos cerca de 100.000 pessoas. Dividindo-se pela população da cidade temos cerca de 6.6% da população lendo algum jornal local. Em resumo: a grande maioria da população de Belem ignora os jornalecos que tanto se cultua na cidade.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 22 de fevereiro de 2017, 22:43
  2. Seria o governo de quem mente ou a mentira de quem governa?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 23 de fevereiro de 2017, 11:00
  3. Engraçado que as afirmações são sempre sobre o declínio na vendagem de ambos, mas os compro na Big Bem ou na Extra Farma, no Umarizal, e nas duas se eu não chegar cedo não encontro os jornalões.Lá eles vendem que nem água no deserto. E na banca dá Alcindo Cancela eles acabam cedo também.

    Curtir

    Publicado por Hiran | 23 de fevereiro de 2017, 21:51
  4. Cacela*

    Curtir

    Publicado por Hiran | 23 de fevereiro de 2017, 21:51

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: