//
você está lendo...
Índios, Cultura

Ainda os índios no carnaval

Publiquei aqui a carta que Orlando Sampaio Silva escreveu, de São Paulo, ao filho, Márcio O. Seligmann Silva, no Rio de Janeiro (Os índios do Xingu na folia). Hoje reproduzo a resposta de Márcio, a propósito do tema da Imperatriz Leopoldinense no carnaval deste ano, inspirado nos índios do Xingu, a bacia hidrográfica que começa a receber as grandes hidrelétricas, Belo Monte sendo a primeira.

Oi pai, obrigado pela tua mensagem. De fato foi uma experiência forte e inesquecível participar desse desfile: a Ariani na avenida e eu na plateia, apoiando com entusiasmo. No dia anterior estiveram conosco (em nossa casa, onde comemos uma peixada feita pela Ariani) a Antonia Melo (principal líder ribeirinha da região de Altamira), Bel Juruna (da aldeia Miratu, da Volta Grande), Alessandra Mundurucu e Valdenir Mundurucu.

Foi um dia maravilhoso com essas pessoas, que são batalhadoras 24 horas por dia todos os dias do ano. Pessoas dignas e cheias de carinho e energia, que lutam por um mundo justo, como canta o enredo da escola. Elas são vítimas, porém, mais do que tudo, são batalhadoras.

A invisibilidade que a nossa sociedade sempre impôs às figuras dos indígenas foi quebrada, ainda que por alguns momentos apenas, por esse gesto da Imperatriz Leopoldinense. Neste momento específico, de um Governo ainda mais genocida do que os que o precederam, esse gesto é fundamental. E a avenida recebeu a mensagem de modo entusiasta e aberto.

Muitos cantaram juntos e todos se contaminaram por essa mensagem. A força do samba não pode ser desprezada. Foi um gesto importante. Um momento histórico nessa luta.

Mas ela continua, com novas energias, mas consciente dos terríveis perigos e desafios desta era fascista, que despreza tudo o que não é puro capitalismo. E os indígenas são a configuração mais perfeita do que é o oposto do capitalismo, seu inteiramente outro!

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: