//
você está lendo...
Política

Os extraordinários

A Secretaria Extraordinária de Governo e Assuntos está vaga. Seu primeiro e único titular, o ex-vice-governador e ex-secretário de educação, Helenilson Pontes, pediu demissão. Talvez para retomar o controle do PSD do paulista Gilberto Kassab, que pode continuar a ser um partido auxiliar do PSDB de Simão Jatene.

Ou não, segundo a interpretação dos que apostam em novos rumos do tributarista de Santarém. Ele já conseguiu se vincular administrativamente ao governo, mas até agora não conseguiu se tornar político pelo voto do eleitor. Ele também pode ter retornado ao PSD para não perder o seu comando, afastando o risco para a aliança atual.

A vacância confirma o que se sabia desde o início: a secretaria extraordinária foi criada para dar abrigo a Helenilson e um instrumento dos seus projetos políticos. Tanto esta como as outras duas secretarias extraordinárias tinham finalidades bem utilitárias.

A de coordenação do programa municípios verdes, entregue a Justiniano de Queiroz Netto, por causa da importância do grupo de Paragominas (Adnan Demachki e Shidney Rosa) no atual governo e nos projetos dos tucanos para 2018.

Já a secretaria de Integração de Políticas Sociais se explica pelo nome de quem a ocupa: a filha do governador, Izabela Jatene de Sousa, já anunciada como candidata a deputada federal no próximo ano. E em plena campanha não declarada, mas assumida.

A administração direta e indireta do Estado tem 67 cargos, 21 dos quais de secretário. É uma estrutura pesada. Se quisesse realmente economizar e racionalizar o que lhe resta de gestão, o governador podia começar por extinguir as secretarias extraordinárias e enxugar as demais.

Podia fazer, mas não fará. Ainda mais em ano pré-eleitoral. O povo que pague a conta.

Discussão

4 comentários sobre “Os extraordinários

  1. Não sei quando as ações do governo terão como prioridade as necessidades do povo. É imprescindível dizer ao povo como o governo está gastando os recursos públicos. E que se criem mecanismos que impeçam o desperdiço para acomodar apadrinhados políticos.

    Curtir

    Publicado por Deusdediht Brasil | 8 de março de 2017, 09:38
  2. Jatene emprega a filha, Zenaldo o irmão; Jáder o filho, e o povo..

    Curtir

    Publicado por Marlyson | 8 de março de 2017, 15:02
  3. Ditadura da Corrupção?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 8 de março de 2017, 15:34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: