//
você está lendo...
Justiça, Política

Lula ficará sob Moro

A defesa de Lula acusa o juiz federal Sérgio Moro de ter abusado da sua autoridade ao determinar a condução coercitiva do ex-presidente e as interceptações de ligações feitas pelo petista, além de divulgá-las. Mas sofreu, hoje, sua terceira derrota na tentativa de afastar Moro dos processos em que Lula é parte, no âmbito da Operação Lava-Jato.

A justiça federal da 4ª região, de São Paulo, voltou a rejeitar a ação por abuso de autoridade. Entendeu que as razões apresentadas são as mesmas que levaram o tribunal regional a indeferi-las. A eventual abertura de inquérito exigiria a produção de novas provas, o que não ocorreu na terceira tentativa dos advogados do ex-presidente.

O Ministério Público Federal não recebeu as duas notícias-crime que lhe foram submetidas. Pediram o arquivamento de ambos os pedidos, o que foi referendado pelo tribunal. Para a abertura de uma ação penal contra Moro, julgou o desembargador, seriam necessárias novas provas.

Segundo o relator da nova ação, desembargador Sebastião Ogê Muniz, o mandado de condução coercitiva foi fundamentado e indicou sinais de que o ex-presidente e seus filhos teriam recebido recursos da Petrobras através do Instituto Lula e de sua empresa de palestras. “A autorização da busca e apreensão era adequada, necessária e imprescindível”, concluiu o desembargador.

Ao anunciar que irão recorrer da decisão, os advogados de Lula admitiram que sua expectativa era de que, “diante da gravidade dos fatos [que apresentaram no pedido], fosse permitida a abertura da ação penal para uma análise mais detida dos elementos apresentados e a produção de novas provas, ao invés da extinção sumária da acusação”.

Essa possibilidade chegou ao fim na primeira instância colegiada a que podiam recorrer. Deverão ter o mesmo resultado, negativo, até a instância final, no STF. A alternativa que lhes resta agora é tratar do mérito da ação conduzida pelo juiz Sérgio Moro.

Discussão

2 comentários sobre “Lula ficará sob Moro

  1. Sábia decisão. Não se esperava outra coisa, pois o argumento dos advogados do Lula eram muito fracos.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 9 de março de 2017, 21:41
  2. Espero que Lula seja preso e, assim como Dirceu, Palocci e Vacaria, fique um considerável tempo preso.
    Lula se aliou com Jader, Sarney, Maluf, Collor, Bunlai e outros bandidos do colarinho alvo. Prender esse sacripanta será bom para o País e ajuda a prender FHC, Renan e Aécio.

    Curtir

    Publicado por Erick Matheus Vieira | 10 de março de 2017, 22:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: