//
você está lendo...
Justiça, Política

Jatene aposta na mudança

O governador Simão Jatene contrariou a maioria das expectativas, na semana passada, ao deixar de seguir o resultado da eleição para a chefia do Ministério Público do Estado. Ao invés de nomear César Mattar, o mais votado, escolheu o segundo colocado, Gilberto Valente Martins, que teve 71 votos a menos. Rompeu com a regra que ele próprio vinha seguindo. Foi um ato político e uma sagaz movimentação de peça no tabuleiro do poder.

Parecia que tudo estava certo para a sagração de Mattar. Ele era o candidato do atual procurador-geral de justiça, Marco Antonio das Neves, que apostou nele suas fichas, muitas delas carimbadas pelo próprio Jatene. E conseguiu colocar Mattar à frente de Valente, que se apresentou como candidato de oposição ao comando do MPE. Mas não ao governo em geral ou ao governador em particular.

Parece ter sido uma diferença sutil, que o adversário não percebeu. Ou não a levou em consideração. Afinal, o atual procurador-geral se cobriu de reconhecimentos do governador, a quem serviu de tal forma que se incompatibilizou com parte da instituição, mas a parte minoritária, conforme o resultado da eleição atestou. Prevaleceram favorecimentos e benefícios concedidos pela chefia aos que a apoiaram.

Parece que Jatene preferiu deserdar Marco Antonio e o seu candidato em troca do currículo mais rico de Gilberto Valente, com muito maior atuação e um círculo mais amplo de relações, inclusive fora do Pará. O promotor militar já fez parte do Conselho Nacional de Justiça, por duas vezes, e tem contatos em áreas políticas e empresariais locais, que faltam a Mattar, de biografia mais do que discreta.

Certamente o rompimento da linha sucessória no MP pode acarretar alguma dor de cabeça imediata ao governador, se o padrinho e o candidato situacionista resolverem retaliar, retirando alguma coisa mantida até agora na gaveta. Mas será risco de curta duração.

Logo, o novo procurador-geral, que, pela primeira vez, será um promotor público, assumirá com um débito de reconhecimento ao gesto de Simão Jatene. O governador, dessa maneira, trocará de companhia, se mantendo, porém, sob a cobertura do Ministério Público. Ou não?

 

Discussão

11 comentários sobre “Jatene aposta na mudança

  1. Essa justiça paraense é uma piada. O troca-troca de peças que o Jatene faz só serve para ele buscar o melhor advogado para segurar a barra dele.
    Justiça de botequim.

    Curtir

    Publicado por SANDERSON ARAUJO | 21 de março de 2017, 15:19
  2. Como diria aquele famoso personagem do Fantástico: “zeeeebra”

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 21 de março de 2017, 16:36
  3. Jatene é bom de pesca e bom de jogo! E duro na queda…

    Curtir

    Publicado por José Sena Senna | 21 de março de 2017, 17:07
  4. Talvez ele tenha escolhido mesmo com base em meritocracia, ou seja, o currículo. Se haverá troca de favores, precisamos monitorar. Do ponto de vista prático, nenhum dos candidatos faria grande diferença do ponto de vista do público em geral.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 21 de março de 2017, 20:20
  5. a informaão é que a chapa ta fechada pro ano que vem; jatene e jader pro senado, helder governador e a filha do jatene(dinheirinho) vice

    Curtir

    Publicado por marcos | 22 de março de 2017, 11:13
  6. Não creio nessa informação, Marcos. Creio que a opção pelo vice seja sempre de um representante das regiões separatistas pra acalmar os animos. Hoje em dia é imprencindível dar esse quinhão pros separatistas, se não não se vence a eleição.

    Curtir

    Publicado por Gleydson | 22 de março de 2017, 14:06
  7. O que é isso, Carlos André?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 24 de março de 2017, 10:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: