//
você está lendo...
Justiça, Política

Existe acordo Jader-Jatene?

Para alguns blogs e muitas pessoas já não há mais dúvida: por baixo dos panos, o governador Simão Jatene e o senador Jader Barbalho já fizeram ou terão que fazer um acordo para se coligarem na eleição de 2018.

Seria uma imposição de uma aliança nacional do PSDB com o PMDB tanto para chegar à presidência da república e livrar seus principais líderes da ameaça do cutelo da Operação Lava-Jato. O único jornal a dar forma impressa a esse boato foi O Liberal, mas apenas na coluna Repórter 70, o espaço propício para destilar veneno e mandar recados.

A especulação existe e tem alguma verossimilhança. Jatene começou na vida pública, em 1983, como secretário de planejamento do governador Jader Barbalho, acompanhando-o no ministério da reforma agrária. Mas o enredo desafia a lógica e a razão.

Jatene e Jader vêm litigando sem parar, diretamente ou através dos dois jornais que lhes servem de porta-vozes e instrumentos: o mesmo O Liberal e o Diário do Pará. Não arrefeceram em nada as hostilidades.

Poderiam voltar atrás, dar-se as mãos e se tornarem novamente aliados e amigos de infância? Nenhum impedimento ético ou moral os inibiria, é verdade. Mas qual o preço a ser pago pelo desgaste dessa troca de casaca e trairagem junto ao eleitor? Já não teriam ido muito além do razoável nessa suposta encenação?

Se há um acerto mais geral na cúpula dos dois partidos, por que o PMDB de Jader e o seu jornal apostam na cassação e na inelegibilidade de Jatene, tratando-o por verdadeiro inimigo político? Seria supina mistificação fazer tudo isso.

Nem mesmo um acesso poderoso aos bastidores da justiça eleitoral em Brasília, para salvar a cabeça do governador na undécima hora, seria bastante para dar razoabilidade ou credibilidade a essa postura.

Mas como é melhor ser São Tomé do que conselheiro Acácio no Pará, o processo de cassação será a definitiva prova dos noves.

Discussão

5 comentários sobre “Existe acordo Jader-Jatene?

  1. Se PMDB e PSDB se coligarem nacionalmente – o que acho difícil, visto que Temer já sinalizou que irá se candidatar em 2018 -, não é obrigatório que no Pará os dois partidos se coliguem. Em 2010, o PMDB e o PT eram coligados nacionalmente, mas Jáder não se coligou com Ana Júlia. Deu apoio ao Jatene, ainda que por baixo dos panos.

    Difícil que Jáder se alie a Jatene novamente. As duas forças estão bastante polarizadas para que isso ocorra. Não tem mais a “terceira via” representada pelo PT no estado. Sendo assim, novamente veremos eleições bastante disputadas entre Hélder e o candidato de Jatene, ainda desconhecido.

    Curtir

    Publicado por Jonathan | 31 de março de 2017, 15:35
  2. O PSDB do Pará ainda é Jatene ?

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 31 de março de 2017, 15:53
  3. Não há porque haver coligação. São dois grupos distintos com uma história atribulada de conflitos. Vão certamente lançar candidatos distintos. O PSDB vai lançar um candidato técnico (a ser definido, apesar de até os urubus do lixão de Marituba saberem que será um ex-prefeito de Paragominas) e o PMDB lançará o Barbalinho. Os partidos avermelhados devem lançar os mesmos de sempre.

    Torço por uma outra via..alguém sem vínculos políticos atuais e capaz de agregar as pessoas de boa vontade no Estado para construir um futuro diferente para todos.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 31 de março de 2017, 17:13
  4. Não acredito em coligação entre PMDB e PSDB, pois enquanto no PMDB existe cacique, no PSDB, existem políticos de grande densidade, e, certamente, não vão permitir essa coligação, já que a mesma vai lhes tirar votos. O eleitor não é mais partidário, vota pelo candidato.

    Curtir

    Publicado por Valerio Alves. | 1 de abril de 2017, 23:23
  5. A união dessa turma seria uma tentativa de colar os cacos para manter a condição feudal dos bandidos políticos profissionais a serviço da corrupta elite.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 3 de abril de 2017, 23:39

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: