//
você está lendo...
Cidades

Ordem Terceira: ainda hospital?

Parte do forro do hospital da Ordem Terceira, no centro antigo de Belém, desabou hoje de manhã. O acidente aconteceu quando era intensa a movimentação de pessoas na recepção, mas ninguém se feriu.  O Corpo de Bombeiros passou a manhã limpando a área e a isolando.

Em nota, a administração do hospital minimizou o problema e informou que as atividades prosseguiram normalmente. Os reparos foram logo iniciados.

O hospital, um dos mais antigos em funcionamento, foi inaugurado há 150 anos. Integrava um dos mais íntegros e belos conjuntos arquitetônicos de Belém, com sua capela, a capela e o colégio de Santo Antonio, num quase outeiro da cidade, numa das suas partes mais elevadas no centro. Foi parcialmente descaracterizado para permitir o funcionamento do hospital.

Para poder retomar as suas linhas originais e ajudar a recompor a paisagem, talvez devesse deixar de ser hospital e sair da administração atual, tornando-se um prédio público, Belém ganharia muito com essa alteração. A função hospitalar podia ser desempenhada em local mais apropriado do que o atual.

Discussão

3 comentários sobre “Ordem Terceira: ainda hospital?

  1. Sugestiva hipótese sobre a condição pública. Afinal, a História Nacional tem servido de biombo para as falcatruas da Casa-Grande.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 4 de abril de 2017, 18:37
  2. Lucio,

    Concordo com a sua sugestão. Hospitais modernos não podem funcionar em prédios antigos. Há duos melhores para tais espaços.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 4 de abril de 2017, 20:56

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: