//
você está lendo...
Imprensa, Justiça, Política

Duelo de manipulação

O Diário do Pará reservou um mísero espaço no pé (e do lado esquerdo, menos visível) da sua primeira página ao fato político mais importante do Brasil em muitos anos: a abertura de inquéritos contra 108 autoridades públicas, autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal. Apenas com o título, sem texto.

Internamente, o assunto foi tratado como coisa irrelevante. Em destaque, apenas a resposta do ministro Helder Barbalho, um dos donos do jornal, ao inquérito que irá investigá-lo. Com fundamento em qual acusação: o leitor do Diário ficará sem saber.

Não há qualquer referência à denúncia da Operação Lava-Jato, de que o ministro da Integração Nacional recebeu 1,5 milhão de reais da Odebrecht para a sua campanha eleitoral de 2014 ao governo do Pará, na qual perdeu para Simão Jatene.

Em compensação, a principal manchete de capa do Diário é sobre a ação instaurada contra o governador e outras pessoas por corrupção passiva, que o Superior Tribunal de Justiça poderá julgar no dia 3 de maio. Matéria interna ocupando quase uma página foi dedicada ao assunto.

A balança inverte do outro lado. A manchete de capa de O Liberal é sobre a inclusão de Helder no inquérito no STF por receber o dinheiro e não contabilizá-lo na prestação de contas. O senador Paulo Rocha, do PT, ficou na companhia do inimigo dos Maioranas na chamada, seguida por página inteira internamente e uma extensa cobertura do fato.

O jornalismo no Pará, portanto, vem depois da política. Quando vem.

Discussão

4 comentários sobre “Duelo de manipulação

  1. Ainda bem que temos Lúcio Flávio Pinto. Não fosse ele, o paraense saberia nada sobre sobre o mundo, e o dobro desse nada sobre si mesmo.

    Com uma simples nota como essa dá para ficar sabendo muito mais que lendo as duas tranqueiras do Pará.

    Curtir

    Publicado por Paul Nan Bond | 12 de abril de 2017, 15:33
  2. Faço minhas as palavras do Paul.

    Curtir

    Publicado por Frederico Guerreiro | 12 de abril de 2017, 16:32
  3. esperar o que mesmo de um jornal, emissoras de rádio e televisão partidários, que fazem parte de um império de comunicação construído sob as bençãos do poder público ???

    Curtir

    Publicado por João Carlos | 12 de abril de 2017, 21:46

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: