//
você está lendo...
Cidades

Belém: teu nome é absurdo

A cena é bizarra: o BRT que vem da Augusto Montenegro e entra na Almirante Barroso não sobe na plataforma a ele destinada. O acesso teria que ser feito por uma entrada improvisada, graças à retirada do blocos de concreto de proteção. A avenida afunilada e é por ela que o ônibus do BRT segue, enquanto a faixa que lhe foi destinada permanece vazia. Vazio está o próprio ônibus. Apesar de oferecer mais conforto aos seus passageiros, incluindo o ar condicionado, pelo mesmo preço, ninguém embarcou. Ele faz turismo fora de época.

Depois de seguir ao lado dos demais veículos nas duas pistas que sobraram, o BRT finalmente sobe à pista que lhe cabe, no cruzamento da Almirante Barroso com a Júlio César. Um ônibus ordinário (e põe ordinário nisso), chamado pomposamente de expresso, foi que subiu à pista especial pela entrada improvisada, descendo mais em frente por outro bloqueio.

E é assim, nesse ziguezague irracional, que funciona aquilo que devia ser a via de circulação dos ônibus mais rápidos do transporte público na região metropolitana de Belém. Como a obra de finalização é de Santa Engrácia, o BRT acaba atravancando ainda mais as pistas de circulação do tráfego comum. Quem precisa usar a única via de entrada e saída da cidade de 1,5 milhão de habitantes,  que já foi a metrópole da Amazônia, é levado a pensar que ela é um terreno baldio: sem autoridade, sem lei, sem educação, sem racionalidade, sem lógica.

Não exatamente. Há dois dias trabalhadores de uma empresa particular de engenharia tapam as crateras laterais da pista de saída de Belém que afunilavam o trecho próximo ao supermercado Líder. Empoçadas, elas eram uma arma traiçoeira contra pedestres e motoristas. Quem providenciou o conserto de meia-sola – tão demorado quanto o BRT?

Discussão

30 comentários sobre “Belém: teu nome é absurdo

  1. BR 316, Mário Covas, 3 Corações, Hélio Gueiros, Lucival Barbalho, Independência, Centenário, Una, vias que servem ao tráfego entre Ananindeua e Belém “gritam” por SOCORRO.

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 18 de abril de 2017, 14:22
  2. Texto fantástico e tristemente, grande LF. O pior é a falta de pudor de quem deveria ter e achar normal o que restou de Belém. E haja DAS !

    Curtir

    Publicado por Carlos Kizan Jr. | 18 de abril de 2017, 14:55
  3. O problema é que nossa cidade está sem Prefeito. Onde está ele, O Que está fazendo? Ninguém sabe. Ninguém viu!😱😱😱

    Curtir

    Publicado por Vera Braga | 18 de abril de 2017, 15:10
  4. “é levado a pensar que ela é um terreno baldio: sem autoridade, sem lei, sem educação, sem racionalidade, sem lógica.” E não estamos nessa situação? Cadê os vereadores, também estão a fazer compras na capitar?

    Curtir

    Publicado por Everaldo | 18 de abril de 2017, 15:27
  5. Seria o triste fim de Policarpo Quaresma?

    Curtir

    Publicado por Mestre Chico Barão | 18 de abril de 2017, 15:48
  6. E agora vem aí o BRT metropolitano! Imaginem o prejuízo de todos!

    Curtir

    Publicado por Edyr Augusto | 18 de abril de 2017, 15:57
  7. Que espanto é esse…..alguém aí não conhecia o zeraldo e votou nele esperando que ele fosse fazer alguma coisa pela cidade?
    O compromisso do zeraldo é com a família e os amiguinhos dele…..e somente.

    Curtir

    Publicado por Sergio | 18 de abril de 2017, 19:30
  8. E o interessante que a gente não ver nenhum Vereador se pronunciar e cobrar.

    Curtir

    Publicado por Elias Oliveira | 18 de abril de 2017, 19:50
  9. E tudo se resolve com o círio de nazaré?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 18 de abril de 2017, 23:25
  10. Procura-se os eleitores de Zenaldo desse blog.

    Curtir

    Publicado por Jonathan | 19 de abril de 2017, 00:11
  11. E então? Ainda acreditam que Zenaldo não é o pior prefeito a assumir a PMB nos últimos 20 anos?

    Curtir

    Publicado por Jonathan | 19 de abril de 2017, 00:15
    • Como todos foram muito ruins..muito ruins mesmo (de outra forma a cidade não estaria assim), a competição está muito dura. Somente os indicadores no final do mandato poderão nos dar a noção exata do prejuízo que cada um desses gênios, eleitos livremente pelo povo após profunda refl;exão, causaram à cidade.

      Curtir

      Publicado por Jose Silva | 19 de abril de 2017, 09:50
      • Não existe a possibilidade de ter existido, nos últimos anos, prefeito pior que Zenaldo na PMB. Digo e repito: Duciomar e Edmilson tiveram alguns méritos e vários defeitos. Quanto a Zenaldo, não teve mérito algum. Nos últimos 20 anos, nunca vi na cidade crise parecida com a que assistimos hoje: é lixo, mobilidade urbana nula, violência além dos limites toleráveis…

        Você e o LFP podem até jogar todos os prefeitos no mesmo saco, mas eu não. Dada as circunstâncias, eu votaria em qualquer um para não ver Zenaldo de volta na PMB. Até no Tiririca.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 20 de abril de 2017, 16:24
      • Jonathan,

        Precisas ver tudo em perspectiva. Problemas sociais são cumulativos. Se um prefeito não resolve, o problema passa para o outro. Nenhum prefeito pode resolver tudo em quatro ou oito anos, mas pode investir estrategicamente nas prioridades. Se tivéssemos uma visão de cidade compartilhará pela sociedade e por todos os partidos políticos, a coisa seria mais fácil. Infelizmente, isso é utopia, pois políticos e a sociedade de Belem não conseguem definir prioridades e muito menos concentrar esforços para ter essas prioridades. Quem sabe um dia..

        Curtir

        Publicado por José Silva | 21 de abril de 2017, 08:05
      • José Silva,

        Não estou dizendo que um prefeito tenha que resolver tudo em 4 ou oito anos. Como você falou, ele deve investir nas prioridades. E isso acaba corroborando para o que eu falei a respeito de Zenaldo: o atual prefeito não fez absolutamente nada. Lá se vão 4 anos e não vimos nada avançar.

        Duciomar iniciou, ainda que com intenção eleitoreira, o BRT e a Estrada Nova. Zenaldo continuou as obras? Não. Demorou 3 anos para retomar o BRT e a Estrada Nova simplesmente parou. E vem na TV dizer que o BRT não ficará pronto até o final de seu segundo mandato. Ora. Estamos construindo um metrô para demorar todo esse tempo? Antes fosse um. Ao menos, seria útil para a população, algo que o BRT dificilmente será, se é que ficará pronto.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 21 de abril de 2017, 23:50
      • Meu caro Jonathan. Você se lembra do ônibus BRT que o Duciomar foi buscar emprestado em Manaus para fazer a viagem inaugural, devolvendo depois o veículo à sua origem? O BRT começou torto. O Zenaldo continua a entortá-lo. Irá assim até que termine, em data incerta e não sabida, a um custo absurdo, em função dos penduricalhos onerosos que lhe foram adicionados. O BRT é um escárnio, a prova dos nove da falência de belém como cidade contemporânea.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 22 de abril de 2017, 16:16
      • Corroborando também para a tese de que Zenaldo é um fracasso. O BRT começou torto e ele não endireitou. Entortou-o ainda mais.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 22 de abril de 2017, 16:45
  12. Será que essa empresa que está fazendo esse serviço meia sola ganhou alguma licitação específica ou estão fazendo algo ilícito? O TCE poderia solicitar o contrato dessa empresa para que as coisas fiquem claras já que estamos falando de dinheiro público.

    Curtir

    Publicado por Paulo | 19 de abril de 2017, 11:22
  13. A sensação é de abandono total, mas o mais chocante, como escrevestes, é a indiferença das pessoas, vítimas do abandono, da má gestão, da incompetência, da falta de respeito e, sobretudo, com o risco de serem atropeladas todos os dias por esses motoristas de ônibus insanos, que tudo podem nas ruas de Belém. Sinceramente, dirigir em Belém, nos últimos dez anos, se tornou um enorme castigo. Que saudade do trânsito em Belém nos anos 80!

    Curtir

    Publicado por Marilene Pantoja | 19 de abril de 2017, 13:47
  14. Na prática, como conclamar a população a realizar uma grande manifestação contra esse prefeito ??? Ao invés de ficar eternamente se lamentando em blogs e Facebook dever-se-ia discutir como instigar o povo a fazer um levante contra esse estrupicio desse prefeito.
    Quem trabalha com propaganda/publicidade contribuiria bastante criando uma chamada forte através das redes sociais.

    Curtir

    Publicado por Nilson | 19 de abril de 2017, 14:09

Deixe um comentário