//
você está lendo...
Justiça, Política

El Supremo

O boquirroto ministro Gilmar Mendes apregoou hoje que o juiz Sergio Moro passou dos limites e o Supremo Tribunal Federal deixou isso claro ao conceder habeas corpus a dois réus presos pela Operação Lava-Jato. O STF não iria mais tolerar a “farra das prisões preventivas”, que duram longos períodos, sem justificativa – comemoraram os advogados dos presos e os que os seguem.

Mendes explicou que a prisão preventiva deve ser excepcional. Só deve ser decretada quando os pressupostos exigidos pelo Código Penal forem preenchidos e quando não for cabível medida alternativa. Na visão do ministro a decisão do STF foi um sinal importante para os abusos que podem estar sendo cometidos.

No entanto, a decisão da segunda turma do Supremo não foi unânime. O relator, Edson Fachin, foi voto vencido nos julgamentos de João Carlos Genu (ex-assessor do PP) e do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula. Ele também foi contra o recebimento pelo STF do pedido de liberdade provisória do ex-ministro José Dirceu, mas prevaleceu a posição os colegas.

Reagindo, Fachin antecipou seu voto em relação ao mérito da questão, asó ser analisado pelos outros ministros só depois da manifestação do Ministério Público. Para Fachin, Dirceu deve continuar preso porque já foi condenado duas vezes pelo juiz Sergio Moro. O petista está preso desde agosto de 2015. É apontado como um dos responsáveis por criar o esquema de corrupção na Petrobras quando era ministro da Casa Civil, no primeiro governo Lula, comandando nesse esquema.

A decisão de ontem e o comentário de hoje parecem materializar uma previsão feita em fevereiro por Gilmar Mendes. Ele disse que o Supremo teria “um encontro marcado com as alongadas prisões que se determinam em Curitiba”. O encontro aconteceu.

Discussão

2 comentários sobre “El Supremo

  1. Com estas palavras, até parece que o nobre jurista tem receio de um encontro marcado com uma alongada prisão em Curitiba. LFP, o que você acha?

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 27 de abril de 2017, 09:34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: