//
você está lendo...
Justiça, Política

Nojo!

A elite brasileira é um nojo. Ela faz ter vergonha de ser brasileiro. Grandes empresários e altos funcionários públicos se enlamearam dos pés até o último fio de cabelo numa corrupção sem paralelo em qualquer lugar do mundo. De tal maneira que comprar e vender serviços ilícitos se transformou em vício incontrolável.

A ação de corruptores e corruptos prosseguiu e se manteve ao longo dos três anos da Operação Lava-Jato e subsiste até hoje. Denúncia publicada hoje à noite no site do jornal O Globo revela a participação direta do presidente Michel Temer numa operação para calar com dinheiro o ex-deputado Eduardo Cunha, até recentemente o todo poderoso presidente da Câmara Federal.

A prova do envolvimento pessoal do chefe do governo está num áudio gravado pelo seu interlocutor, um dos donos do grupo JBS, entregue ao relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin. Também há escutas da participação do senador e ex-candidato presidencial Aécio Neves, além de outros políticos.

Se os documentos são verdadeiros, a única saída que resta a Temer é renunciar. Se não o fizer, estará sujeito ao mesmo processo de impeahment que afastou do cargo a sua titular, a petista Dilma Rousseff. É o que faltava para arrematar a desgraça da classe política brasileira, sem distinção de partidos nem de celebridades, e Lula a FHC, de Dilma a Collor – toda a democracia brasileira.

O Brasil resistirá a mais essa paralisia? A economia, que apresentava os primeiros e ainda incertos sinais de recuperação, mergulhará de novo num poço sem fim? Os cidadãos ainda terão algum estímulo para prosseguir trabalhando, para não deixar de ser honestos?

Tomando conhecimento das gravações secretas não se pode deixar de sentir um gosto de asco, um azedume de indignação. O corruptor e o corrupto são mafiosos, integrados a organizações criminosas, que agem com cinismo, audácia e total imoralidade. Políticos e empresários espoliam sem dó o erário e zombam dos brasileiros. São crápulas do mesmo jaez.

Os empresários, os piores nesta história, ou os “mais piores”, estão nessa condição porque sequer respeitaram, por mínimo que fosse, algum código de honra, mantido pelos mais nefandos gângsteres. Enquanto compravam consciências, favores e serviços, gravavam tudo, secretamente. E agora apresentam as provas para se livrar da devida punição que fizeram de bilhões e bilhões de reais de dinheiro sangrado do povo.

Pelo jeito do aprofundamento das revelações, não sobrará quem volte a acender a luz da credibilidade no país.O sobrevivente apagará a última lâmpda. E depois? O que fará e o que será feito do Brasil?

Discussão

35 comentários sobre “Nojo!

  1. Bem, sabíamos que a corrupção da coligação do mal era sistêmica. Também sabíamos que PT e PMDB eram gêmeos siameses. Também sabíamos que a coligação do mal estava fazendo tudo para encerrar a lava-jato. Já tínhamos evidências da culpabilidade do Lula, Dilma e quase toda as lideranças do PT e PMDB. Só faltava evidências contra o Temer. Agora as provas existem e o ciclo acabou. Temer deve pedir demissão e novas eleições chamadas o mais rápido possível. O Brasil sobreviverá a mais essa. Só resta saber se o país vai sobreviver a teimosia da sua população em votar, cultuar e bajular gente corrupta.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 17 de maio de 2017, 21:30
  2. Participei da discussão sobre o tema “O Chávez do PT”, com dois comentários. Nesta oportunidade, espero que a frase “A elite brasileira é um nojo” possa galvanizar a sociedade, principalmente os mais jovens, a lutar pela sustentação da democracia brasileira. Não devemos desistir.

    Curtir

    Publicado por Rodolfo Lisboa Cerveira | 17 de maio de 2017, 21:45
  3. País em choque. Para não ser mais enfático mesmo, nojo. Escândalos atras de escândalos, entre relações espúrias entre empresas e políticos. Cada caso com um impacto diferente, a delação da Odebrecht com impacto de quantidade de citados, mas hoje a de Joesley Batista com um possível crime de responsabilidade do presidente brasileiro. Estamos bem representados nesta politica? Quem se manifestará contra o governo?
    Nenhuma instituição até agora parece querer se pronunciar e confirmar a tal gravação, todos em reunião de gabinete parecem tentar verificar as saídas. Mas o silencio por si só já é acusador, mostrando a gravidade ao anunciar a noticia no congressos e as casa fechando as atividades.
    A verdade é que o governo fez da sua administração um grande balcão de negócios. Ministros de confiança duvidosa e um um congresso com grande número de aliados. Cunha era uma raposa, mas se virou sem ele. A pergunta que fica é com que pés ficarão as reformas pretendidas. Principalmente pelo fato de ser ano eleitoral, aliados mudarão de posição tão rápido assim em beneficio da população devido a exposição?
    A legitimidade dos nossos representante é frágil demais, o próximo nome da linha de sucessão não foge muito do que reclamam de Michel Temer, em um banco cobiçado por Cunha. Rodrigo Maia também sofre acusação de relações próximas a diversas empresas.
    Me espanta também o fato de que toda essa operação, sob o controle da Policia Federal foi feita para pegar grandes, mas deixava livre o grande empresario Joesley Batista. Nada de cadeia para o homem que só queria ser empresario. Uma das maiores empresas de proteína animal do mundo, que cresceu nos governos petistas. Mas vamos lá, para onde ia esse dinheiro? Passava por Temer, Mantega, mas não só, também passava para a suposta oposição não mãos de Perrela e Aécio Neves. Parece que ninguém se livra dessa. Parecem não lembrar dos anos dourados vindos do PT e não foi tão fiel irrigando os bolsos de Cunha para comprar boa parte de sua tropa de choque.
    Linhas e linhas que não parecem ter muita logica para quem olha de fora tentando entender posições e princípios políticos. A verdade que muito da corrupção não tem cor ou partido, desde que se saia o seu dinheiro de tudo isso. Na verdade a politica representativa, do modo como é feita hoje, já não está nos representando, como disse José Mujica em entrevista a Pedro Bial.
    Representatividade que vemos não só no Brasil dividido, mas que também esta presente nos Estados Unidos com presidente cheio de acusações e polemicas vendo diminuir sua popularidade. Ou na França onde muitos votavam a contra gosto no novo presidente, pois gostavam menos do outro candidato, eleito por maior percentual que os demais, mas não representando a maioria. A pouca popularidade durante um governo em épocas de crise até que é comum, talvez nem tanto hoje, tão grande mesmo quando são recém eleitos mas quando se é mostrado em casos de corrupção a coisa é muito mais grave.

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por Fabrício | 17 de maio de 2017, 21:46
  4. Um nojo.

    Curtir

    Publicado por Paloma Franca Amorim | 17 de maio de 2017, 21:56
  5. O caso é realmente grave que parece não ter muitas saídas. A estrategia de sobrevida foi negar tudo até que tudo venha a nota e não se possa fazer nada.
    A oposição já fala em reunião de processo de pedido de impeachment e uma reinventada Diretas Já. Verdade é que a legitimidade foi abalada e o governo se encontra bem encurralado, sem muito movimento além do que já fez. Antecipação de eleição seria a melhor saída.
    Outra que não cabe dizer que a cula é de PT, PMDB e só eles. Mas de todos eles, acho que é tudo muito mais do que colocar a culpa de todo mal em determinados partidos.
    Claro que em análise preliminar isso poderia fortalecer o PT nessa dita tal oposição de atual governo. Mas que também pode dar muito mais forças para aventureiros e nomes fora da ala dos grandes partidos e ligados a velha politica feita hoje.

    Curtir

    Publicado por Fabrício | 17 de maio de 2017, 21:59
  6. Temos sim uma saída: Marina presidente já. Simples assim!

    Curtir

    Publicado por José Silva | 17 de maio de 2017, 22:30
    • Pqp! A esquerda afunda o país e o cara vem falar que a saída é Marina Silva…

      Curtir

      Publicado por Sergio Moraes | 18 de maio de 2017, 00:08
      • Qual esquerda você se refere? Está divisão existe no Brasil? PMDB é de esquerda? PT é de esquerda? Você precisa rever os seus conceitos.

        Curtir

        Publicado por José Silva | 18 de maio de 2017, 00:57
      • Para quem leu o texto e vivenciou os últimos acontecimentos, ficou claro que essas divisões perderam a importância há muito tempo. LFP foi bem claro: “De Lula a FHC e de Dilma a Collor”.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 18 de maio de 2017, 01:09
      • PS: meu voto também é na Marina.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 18 de maio de 2017, 01:11
      • Isso mesmo. Creio que a separação de hoje deve ser honesto vs desonesto. Até que se prove o contrário, Marina é honesta e com uma folha de serviços ao país e credibilidade internacional muito melhor do que Ciro e os outros potenciais candidatos.

        Curtir

        Publicado por José Silva | 18 de maio de 2017, 01:12
      • Ciro não tem chances nem se for o candidato dos petistas. Creio que os adversários de Marina serão Dória e Bolsonaro.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 18 de maio de 2017, 01:55
  7. Isso me faz lembrar seu post “Temer Estadista: Uma Fantasia?”. Parece que a resposta veio logo.

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 01:13
  8. Quanto a afirmação “não sobrará quem volte a acender a luz da credibilidade no país” Se para o blogueiro só vale se o político for conservador ou neo liberal (e parece que é bem o caso), não me ocorrem nomes que se possam dizer dignos. Mas me parece que nomes como Ciro Gomes, Haddad e os quadros do Psol, apesar de incólumes não contam né? Esse discurso antipolitica, que político é tudo igual eu conheço bem e na crise serve pra eleger ultimos recursos como o infame Doria em São Paulo e Éder Mauro em Belém. E vem mais por aí. Falam em Luciano Huck e Bernardinho. Carne nova que pode dizer que não é político. Me entristece também o blogueiro narrar o fato como se fosse uma grande surpresa Temer e Aécio praticarem tais mutretas.

    Curtido por 1 pessoa

    Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 01:28
    • Os que você citou e muito mais podem ser candidatos, têm qualidades. O problema é: têm possibilidades reais? Têm votos suficientes? E Deus nos livre de Ciro Gomes, um eterno projeto de tirano.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 18 de maio de 2017, 08:41
      • Deus nos livre de Bolsonaro também. Esse é ameaça ainda maior, considerando que tem muito mais chances de ser eleito que Ciro Gomes.

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 18 de maio de 2017, 09:15
      • Ciro Gomes potencial tirano e Michel Temer potencial estadista. O Jornalismo é de fato uma profissão divertida.

        Curtir

        Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 19:20
      • Para você. Para mim, dá um trabalho danado. Já leu todos os posts? Já catalogou todas as informações que ele contém? Já tentou estimar o tempo que dediquei ao assunto para informar sobre os fatos e interpretá-los.
        Quanto à sua paródia, devo acrescentar a ela que enquanto Temer não realizou o potencial de estadista, Ciro tem dado mostras de que, no poder, dará razão ao dito popular: quer conhecer o vilão? Dá-lhe o tacão.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 18 de maio de 2017, 19:37
      • Talvez ele seja ben tirano como foi ao empurra goela abaixo dos Nordestinos a Transposição do Rio São Francisco não é mesmo? Ou será que ele é do tipo de tirano que compra votos pra garantir a reeleição? Ou do tipo de tirano que conspira um golpe parlamentar pra escapar da cadeia? Você deve ter gastado muito tempo de investigação jornalistica para caracterizar essa tirania podia dar um mísero exemplo só pra não dar a impressão de mera mistificação. Lembra do Lusteau?

        Curtir

        Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 20:59
      • Você nunca viu os destemperados ataques de Ciro, inclusive a jornalistas? Você sabe a quantos partidos ele já pertenceu? Você percebeu quantas mutações camaleônicas ele sofreu?

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 18 de maio de 2017, 21:48
      • Essa é a tirania maldita do Ciro? O cara já foi Governador do Ceará e Prefeito de Fortaleza. Pensei que se tratava de algo além dos lugares comuns. Então o destempero com jornalistas torna alguém tirano? Uma acusação meio a la Republica de Coritiba. Esperava algo mais MP de Brasilia.

        Curtir

        Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 21:58
      • Eu disse que ele é um tirano. Pode até ter sido um bom administrador, o que não entrou no critério de definição que usei. Ciro não consegue conviver com a crítica, a divergência e até a mera restrição ao que faz.É tão personalista e impositivo que trocou de partido, sempre à cata de poder de mando, sem qualquer coerência política ou ideológica. O ACM foi governador da Bahia, senador, ministro – sempre tirânico. Ciro é apenas uma versão maquiada do gênero caudilho.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 18 de maio de 2017, 22:02
      • Issoa por que ele trocou muito de partidos e é grosso com jornalistas. Então ele era um projeto de Caudilho no Ceará e em Fortaleza? Desculpe, nem aou eleitor do Ciro mas você é um jornalista excepcional, quando faz uma declaração desse nível eu espero que faça sentido.

        Curtir

        Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 22:05
      • Juro que eu também me esforço para isso. Só para finalizar minha participação:a grosseria é generalizada, não é exclusiva de jornalistas.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 18 de maio de 2017, 22:14
      • Só pra encerrar a minha eu esperava que vc me citasse casos de censura a imprensa, mandar a policia dar porrada em estudante, controle violento do legislativo. Isso pra mim seria um projeto de caudilho. Falar não é tirania. Não deixar falar que é. O que você falou são exemplos de falta de urbanidade, de carisma e até de habilidade política. Se você diz pra mim: Ciro não é uma opção porque é grosso e troca muito de partido, ok,é o seu critério. Mas tirania é outra coisa e é uma coisa muito grave pra se caracterizar alguém com essa falta de elementos reais.

        Curtir

        Publicado por walfredosouza | 18 de maio de 2017, 22:29
      • O tacão que até agora o Ciro manejou não foi suficientemente grande para tanto.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 19 de maio de 2017, 08:38
      • Uma conjectura? Ou uma convicção como em Coritiba?

        Curtir

        Publicado por walfredosouza | 19 de maio de 2017, 18:21
  9. Tudo muito previsível. Mais dia ,menos dia …Apenas uma questão de tempo ,
    Marina , Já ! Um empate a la Chico Mendes , contra os ataque aos recursos públicos e ao coração do Brasil.
    É a vez das Amazonas .

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 18 de maio de 2017, 01:41
  10. Aécio foi afastado do posto de senador. Para aqueles que diziam que a LJ era apenas uma ação conservadora para prejudicar o PT devem estar se remoendo de ódio. Infelizmente o STF está sendo muito cuidadoso. Em um país sério, como a Coréia do Sul, todo mundo, incluindo Lula, Dilma e Temer, já estaria na prisão comendo macarrão e picadinho e bebendo k-suco.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 18 de maio de 2017, 08:46
  11. Bons costumes da tradicional família brasileira, praticados pelos bons-moços, solenemente consolidado pela sociologia da reeleição, chancelado pelo Financiamento Habitual da Corrupção.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 18 de maio de 2017, 09:25

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: