//
você está lendo...
Justiça, Política

E agora?

Apenas parte da conversa do empresário Joesley Batista com o presidente da república foi, finalmente, divulgada. A transcrição ainda não chegou ao trecho em que Temer teria avalizado a manutenção da compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, iniciada pelo dono da JBS por iniciativa própria e só em março relatada ao presidente, que dela, porém, já teria conhecimento por outras fontes.

O que se ouviu até agora não deixa mais dúvida: Michel Temer não tem mais autoridade moral e legitimidade política para continuar na presidência da república.

Primeiro, por receber na residência oficial de vice-presidente, às 10 e meia da noite de uma terça-feira, 7 de março, um cidadão que já tinha nos costados cinco investigações por corrupção.

Em segundo lugar, porque a conversa não tratou de projetos da JBS ou qualquer iniciativa da sua face de grande produtora mundial de alimentos,, assunto que só caberia na agenda oficial da presidência da república. Como não era esse o tema, o local apropriado (e totalmente absurdo para o padrão de um chefe do governo) foi o papo a dois, fora dos olhares públicos.

Durante o diálogo, Joesley falou com desenvoltura sobre seus ardis para se livrar dos processos, da compra de proteção e informação, do apoio político para favorecê-lo e temas – como diz o jargão – nada republicanos. Se fosse correto, o presidente teria interrompido a conversa e tomado alguma atitude digna. Mas permitiu que o tom coloquial impróprio evoluísse para uma tratativa de iguais, de cúmplices, de canalhas.

O Brasil precisa amanhecer tratando do que será a era pós-Temer. Espera-se que não resulte de mais um acordo espúrio das elites, aproveitando-se de um congresso desfibrado e torpe para chegar a um nome do seu agrado, do seu grupo. Mas não pode deixar que uma pessoa venal e impatriótica continue a gozar os efeitos da sua vilania em Nova York.

Discussão

25 comentários sobre “E agora?

  1. Sociologia da corrupção?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 18 de maio de 2017, 20:29
  2. Se tivesse ombridade já teria renunciado. Não soube ser um estadista. Tem gente que nunca aprende. Ao invés de ser protagonista na história é deixar o seu legado, preferiu ficar trocando figurinhas com um empresário bem conhecido por truques sujos contra os seus competidores e bebedeiras descomunais.

    Curtir

    Publicado por José Silva | 18 de maio de 2017, 20:41
  3. Dois canalhas em tratativas espúrias.

    Curtir

    Publicado por Ricardo Conduru | 18 de maio de 2017, 21:52
  4. A era-pós Temer, é amazônica , é anti-colonialista .A república café-com-leite caiu de podre corroída de forma avassaladora pelo velho patrimonialismo.
    Esse é o momento de liquidarmos o colonialismo interno que está nos destruindo . É o momento dos povos da floresta e das águas sob a liderança de Marina Silva , assumirem a direção do pais . É o momento da inversão , da invenção , da ousadia . Por que não ? Nós amazônidas temos que cultivar este desejo de poder , ter esta ambição politica . Não é um momento de especulação, de aposta , de cálculo, mas de investimento de afetos , de crença, de esperança e de ação coletiva . Creio que o que for bom para a amazônia será bom para o pais .

    Curtir

    Publicado por Marly Silva | 19 de maio de 2017, 01:18
  5. “….: Michel Temer não tem MAIS autoridade moral e legitimidade política para continuar na presidência da República”.

    Isso quer dizer que em algum momento ele teve?

    Curtir

    Publicado por Alonso Lins | 19 de maio de 2017, 06:24
  6. Não pensem que a denúncia da JBS se restringiu ao Temer e Aécio. Nos próximos dias aprenderemos mais algumas coisas terríveis sobre o Lula, Dilma, Renan, etc. A coligação do mal nunca teve limites.

    Ontem nas ruas eu vi o pessoal do PT comemorando. Eu não sei o que eles estavam comemorando. Acho que eles estão perdidos. O resto da deleção do Joesley a ser divulgada nos próximos dias vai certamente mandar o Lula e Dilma imediatamente para a cadeia. Coitadinhos!

    Curtir

    Publicado por José Silva | 19 de maio de 2017, 08:25
    • Petista é o único ser existente que acha ser possível se juntar com os porcos e não comer o farelo. Mas o engraçado é ver nas redes sociais a tag “votei na Dilma”. Ora, ora! Então quer dizer que são um bando de ingênuos que não sabem que quando se vota em um político, você está votando em toda uma coligação, em toda uma aliança? Quer eles queiram ou não, quem votou na Dilma, levou junto Cunha, Renan, Temer, PR e PP. Contra fatos não há argumentos.

      Curtir

      Publicado por Jonathan | 19 de maio de 2017, 11:01
      • Pois é. E na época do Tancredo, os petistas cantavam eufóricos pelas ruas: Pelego, pelego, bem que te avisei, dormistes com o Tancredo e acordastes com o Sarney. Décadas depois eles não só dormiram com o Sarney (e também com Renan, Jáder, Temer, etc.), mas como fizeram coisa muito pior do que só dormir. O que se pode fazer? fanatismo é isso..fanatismo!

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 19 de maio de 2017, 11:41
      • Num palanque de comício em Belém, Lula se ajoelhou, beijou a mão de Jader e disse: ele é meu mestre.
        Lu8la foi à casa de Maluf e beijou a mão dele.
        Precisava descer tanto?

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 19 de maio de 2017, 16:10
      • Bem. Lula beijou a mão do que tinha de mais podre no Brasil. Ele chama isso de política. Eu chamo isso de falta de vergonha na cara.

        Curtir

        Publicado por José Silva | 19 de maio de 2017, 16:46
      • Lúcio, e o mais engraçado é que a turma petista paraense detesta o Jáder Barbalho. Inclusive, muitos deles declararam terem votado no Jatene para que Hélder não ganhasse. Meses depois, a “coração valente” anunciou o mesmo Hélder como ministro. hahahahaha

        Curtir

        Publicado por Jonathan | 20 de maio de 2017, 00:48
    • Como previsto descobrimos a senha da caixa-preta do BNDES: 4% para o Lula. Será que ainda tem gente que vai para as ruas para defender esse dois? Será que alguém em sã consciência acredita que esses dois são santos? Se sim, estamos mesmo perdidos.

      Curtir

      Publicado por José Silva | 19 de maio de 2017, 16:56
  7. Boa, caro Jose! Seria salutar para os brasileiros, sobretudo os mais humildes, ouvir essa turma encarcerada, em delação premiada.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 19 de maio de 2017, 09:07
  8. Ontem, apenas por exercício, conjecturei sobre a possibilidade do PT, que tanto beneficiou a JBS não ter preparado a armadilha para se vingar de Temer, a quem considera traidor. Poucos concordaram. Hoje estão todos discutindo a questão.

    Curtir

    Publicado por Edyr Augusto | 19 de maio de 2017, 13:12
  9. Excelente perspectiva para reflexão sobre a Sociologia da reeleição, Edyr Augusto.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 19 de maio de 2017, 18:11
  10. “Acho que teve sim. Quando assumiu o cargo.”

    Não basta que, apesar de todas as evidências, apenas faltavam as
    provas de que o golpe, desculpem a derrubada de Dilma, fôra uma trama urdida com o intuito de barrar “essa porra”, comprada com muita propina também.

    Parece que após a delação jotabessiana, não existe mais dúvidas, visto que não mataram os delatores antes que o fizessem.

    Qual é o critério para tornar algo legítimo?

    É quando esse algo é praticado contra os “outros”, ou seja, contra os abomináveis petistas?

    Se for, não estaremos legitimando a máxima de que os fins justificam os meios?

    O PT não confessa, mas fez das suas, “para derrotar a elite que escraviza o povo faz seculos”, o que tornaria seus atos ilegais mas não ilegítimos, conforme a ética petista. (com o que não concordo)

    Então as práticas de Temer, estariam legitimadas pela mesma máxima?

    Parece que a questão está se tornando uma discussão geralina de RE X PA, não?

    O meu lado é que sempre está com a razão!

    Curtir

    Publicado por Alonso Lins | 21 de maio de 2017, 09:38
    • Não é a prática deste blog, Alonso. Aqui, tem razão quem a demonstra. Uma vez demonstrada a razão, com fatos e argumentos, começa a polêmica. Pode ser que ao final não haja vencedores. Mesmo assim, seguir a polêmica em nível decente, à procura das verdades, discutindo ideias e não agredindo pessoas, é conquista de todos. Alguns querem fazer a polêmica descambar para arquibancada de campo de futebol. Mas me oponho a isso. Eu o desafio a encontrar um comentário meu ofensivo a alguém, mesmo quando ofendido. Se não encontrar, por favor, retifique esse final. Quanto ao resto, a posição é a sua e a respeitamos.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 21 de maio de 2017, 09:54
  11. Em nome do bom nível, retiro a ma comparação e até peço desculpas.
    É que falta-me argumentos e nao consigo enfatizar o suficiente com o meu “português ruim.”
    Entretanto não tiro a impressão de que as opinioes estejam sendo dadas com base nas preferências ou birras, o que nunca é bom para o amadurecimento do processo democrático.
    Eu sinceramente, queria que o PT fosse criticado, punido (e condenado) por seus erros, ranhetisses (ou crimes como alegam seus algozes) e não por birras e antipatias.
    O resultado da falta de serenidade, é que Lula está sendo demonizado para uns e martirizado (e santificado) para outros.
    Daí o RE x PA a que me referi.
    Sem querer remediar a ma comparação, não lembro se no momento que a fiz, foi com base na tua posição específica quanto a legitimidade de Temer ou o que está no ar em todos os rincões do país.
    Isso porém não me exime de culpa pela “grosseria”.
    Por dever de profissão, convivo com operários e lavradores do interior amazônico.
    Nas conversas que tenho com esse público, quando adquiro confiança, a maioria me revela não dar qualquer crédito aos “exageros” que estão cometendo contrcontra o Lula é que caso ele seja candidato, que votarão sim no mesmo.
    O que parece é que os exageros e as birras surtiram efeito contrário.
    A democracia é a grande prejudicada pelo RE PA a qual me referi.

    Curtir

    Publicado por Alonso Lins | 21 de maio de 2017, 11:36

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: