//
você está lendo...
Justiça, Política

Isto é Brasil!

O presidente Michel Temer perdeu, hoje, o primeiro round do combate pela sua permanência no cargo. Na verdade, porem, vencer era hipótese impossível para ele.

O relator, deputado Sérgio Zvelter, do terrível PMDB do Rio de Janeiro, mas advogado, com a presidência da OAB estadual no currículo, fez o que não podia deixar de fazer: admitiu a denúncia interposta contra Temer pela Procuradoria Geral da República, encaminhada à Câmara dos Deputados pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármem Lúcia.

Sustentam alguns intérpretes do que acaba de acontecer que o correligionário de Temer foi além do que o presidente, advogado constitucionalista, esperava dele. Zvelter criticou a defesa do presidente ao sugerir que, além da instauração do processo para apreciação política no órgão competente, que é o político, seus pares o remetam para a análise jurídica no STF.

Quer dizer: sujeitem o presidente ao afastamento por 180 dias até o pronunciamento judicial sobre a continuidade ou a interrupção definitiva do seu curto mandato.

É um excesso, de fato, para a estratégia anunciada pelo Palácio do Planalto. Mas também cabe a análise realista: o relator podia proceder de outra forma sem se desmoralizar e transformar a instrução do processo político em uma completa farsa?

É pouco provável. Como o caso é muito explosivo e a tensão abarca toda sociedade nacional, o jogo pela sobrevivência de Temer tem que continuar a ser o que é: perigoso. Mas sujeito a um blefe no momento final, no plenário da Câmara.

Os indícios de crimes vis praticados pela maior autoridade pública do país são tão fortes que a vitória – ou a derrota – dos contendores é hipótese sujeita a tudo. Até a ser definida pelo mesmo processo que agora ameaça pela primeira vez um presidente de ser apeado do poder, ser réu por crime e, afinal, ir para a cadeia. Ou não.

Afinal, como diz o dito popular americano, that’s all Folks. Ou, em livre versão para o idioma pátrio: isto é Brasil!

Discussão

3 comentários sobre “Isto é Brasil!

  1. Bons costumes da Tradicional Família Brasileira e seus bons-moços.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 11 de julho de 2017, 11:15
  2. Como diria o vampiro brasileiro, de Chico Anísio: “A vingança dos aliados de três campanhas será maligna!”

    Curtir

    Publicado por JAB Viana | 11 de julho de 2017, 23:15
  3. Temer deveria renunciar enquanto há tempo. Tão ruim quanto a resistência do Temer é falta de vergonha do PSDB em permanecer apoiando o governo. Isto não surpreende, pois o partido tem em seu quadro um senador cujo apoio principal vem de grileiros de terra e desmatadores.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 13 de julho de 2017, 01:16

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: