//
você está lendo...
Justiça, Política

Lula, o injustiçado?

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um ato político, não um processo jurídico. Para não variar, os petistas garantem sinda ser o mais grave processo político da história do Brasil.

Ofendem a memória de muitos – inclusive alguns futuros petistas – que morreram, foram condenados ou cumpriram penas por atos verdadeiramente políticos: combatiam o regime numa época em que ser da oposição podia ser crime grave, enquadrado como subversão e terrorismo pela draconiana Lei de Segurança Nacional, a espada afiada que pendia sobre a cabeça da inteligência nacional.

Tais agentes políticos não foram sentenciados por corrupção ou suspeita de corrupção. Mesmo os grandes líderes políticos até o fim da democracia de 1946, apenas 18 anos depois que ela começou, acusados de corrupção num momento em que deixaram de ter vigência as garantias e os direitos individuais, sujeitos a ritos de investigação sumaríssima, saíram ilesos dessa acusação, como os ex-presidentes Juscelino Kubitscheck e João Goulart, os mais visados e esmiuçados dentre os integrantes da cúpula do poder.

Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão, em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – não por executar algum programa de governo subversivo ou ilegal. É muito diferente. Mas seus defensores alegam que ele não tinha como escapar a um destino manifesto: o que o juiz federal Sérgio moro traçou desde o início da ação. O juiz teria sido parcial, impulsivo, tendencioso, agindo de má fé, praticando atos ilegais, abusando da sua autoridade, tornando sua jurisdição ilegítima.

No entanto, fracassaram as várias tentativas da defesa de Lula de provocar a suspeição do juiz ou vê-la reconhecida na instância recursal. Os recursos à segunda instância, onde a decisão é colegiada, com três votos, ou em plenários maiores, foram indeferidos. Todos.

As decisões interlocutórias do juiz, em mais de dois anos de instrução do processo, foram confirmadas pelos magistrados do segundo grau na sua esmagadora maioria.

Logo, ilegal e ilegítima a sua atuação não foi. Exceto no âmbito do tribunal de exceção, que o PT costuma montar quando desagradado, contrariado ou punido. Derrotado nos confrontos com o juiz e incapaz de fazê-lo resvalar para a objetiva retaliação, que o tornaria passível de impugnação, os petistas reagiram à decisão final praticando o que atribuem ao juiz da causa: desconhecendo o conteúdo dos autos.

Duvido que os veementes e às vezes agressivos parlamentares que ontem condenaram Moro ao quinto dos infernos tenham lido sua sentença, de 238 páginas. Acabo de lê-la pela segunda vez, com mais vagar e anotações à margem do texto na revisão.

A sentença pode ser combatida e o será, por ambas as partes. A defesa de Lula tentará provar o que já disse e repetiu ad nauseam, sem convencer o julgador individual: o ex-presidente é inocente. O Ministério Público Federal se empenhará, sobretudo, em agravar o prazo da pena de prisão, que o juiz dosou pelo mínimo previsto na lei processual penal.

Ninguém que tenha procurado ler com isenção o trabalho de Moro e equipe, entretanto, deixará de ter material suficiente para afastar as hipóteses de subjetividade no pronunciamento do magistrado. Ele e seus assessores produziram uma peça dentro dos melhores padrões da técnica jurídica.

Seu relatório enumera, debate e combate cada um dos argumentos apresentados pela defesa do réu. Não passou por cima de nenhum dos questionamentos, inclusive as preliminares, abrangendo todos os incidentes processuais. Enfrentou-os de forma objetiva e com ampla fundamentação.

A sentença não se tornou longa, excepcionalmente longa para o padrão de redação de juízes brasileiros, para encher linguiça ou tergiversar. Foi para resistir à análise de outros julgadores, convencendo-os. Para ser confirmada, portanto.

Pode não ser, mas isso exigirá contra-argumentos de grande solidez. Moro não foi apoiado pela segunda instância no caso da condenação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Mas a revisão foi decidida porque não houve a comprovação suficiente do crime a ele atribuído pelo acusador, o MPF (como aconteceu na armazenagem dos presentes presidenciais de Lula, insuficiência reconhecida por Moro).

O caso ainda vai subir até a instância final. Mesmo que não prevaleça a decisão do juiz singular, neo entanto, o caso Vaccari não serve de parâmetro automático para o caso Lula.

Seus defensores podem voltar atrás no que disseram ontem e encarar a sentença como uma peça formidavelmente consistente. Terão que trabalhar muito para modificá-la ou revogá-la.

Se quiserem continuar na estratégia atual, se exporão a um grande risco: não convencerem a sociedade brasileira que se trata de mero expediente da elite brasileira para impedir Lula de novamente se eleger presidente no próximo ano. Pouca gente foi às ruas ontem. A resposta não deverá mudar pelos próximos dias.

Ou o povo se cansou ou, quando um líder é condenado por corrupção, deixando de ser apenas acusado, o clima muda. E para retomar o ambiente anterior é tão difícil quanto continuar a martelar no éter espacial que Lula é o maior pserguido político da história do Brasil.

Discussão

63 comentários sobre “Lula, o injustiçado?

  1. A justiça americana, baseada em investigações e delações, incriminou e pôs na cadeia todo o comando da FIFA e o ex-pesidente da FIFA. Pelos livros de Agatha Christie vê-se que a investigação lógica dos fatos, de indícios e contradições, revela o criminoso, sem necessidade de haver uma foto autorizada pela justiça para comprovar o crime. O entrelaçamento das evidências levam ao resultado lógico dos grandes detetives, na vida real e na ficção.
    No caso presente, o delator confessa o ato de corrupção, mas o acusado contesta porque ele não passou recibo, não tem escritura em cartório, etc. Quando corrupção passa recibo? no máximo deixa rastros e pessoas que presenciaram ou participaram de cada ato.
    Eu respeito e tenho admiração pela fé que é dedicada ao grande “Amigo” das empreiteiras. Companheiros o defendem como se fosse um novo Cristo, pronto para nos salvar das garras das elites reacionárias e capitalistas. Mas, no mínimo, se for realmente inocente, deixou ou não viu as ratazanas atacando o celeiro dos recursos nacionais. Não viu ir a bancarrota instituições como a Petrobras, os Correios e todas as patifarias julgadas no processo do mensalão.
    Elegeu um poste, que não viu ou não foi capaz de estancar a sanha das ratazanas, sob o seu nariz.
    Por mais honestos que sejam, se acham capazes de conduzir os destinos de um País, quando não o fizeram nos 13 anos em que tiveram a caneta, papel, a faca e o queijo nas mãos?
    Nossos heróis são uma tristeza e nenhum resiste uma análise fria da história.
    Imaginem se resistiriam a uma investigação de Poirot ou Sherlock Holmes?

    Curtir

    Publicado por JAB Viana | 13 de julho de 2017, 15:14
  2. Caro Lúcio, continue nos agraciando com sua visão acurada. Abraço

    Curtir

    Publicado por Frederico Guerreiro | 13 de julho de 2017, 16:15
  3. Por que não encarceram o Lula e concedem a ele o benefício da delação premiada?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 13 de julho de 2017, 17:40
  4. Lúcio, o que te sobra de coragem jornalística, te falta de conhecimento jurídico.
    Aliás, nem mesmo teu conhecimento extra jurídico te salva de exigir, em pleno 2017, que perseguições políticas se façam com baionetas e canhões, além de outros expedientes canhestros para o atual cenário político interno ou internacional (lembras com essas tuas considerações aqueles ignorantes que pretendem seja o indígena do século XXI tal o que foi “encontrado” por Cabral em 1500…). Na Usp em que estudaste já se lê e produz algo mais atual do que o que te deram para ler por lá no teu tempo de estudante.
    Vou deixar aqui pra ti as contribuições técnicas de três bacharéis em Direito, militantes, todos advogados, sendo um aposentado do MP e professor de processo penal.
    Como tens página de facebook, pede pro cara que posta as tuas coisas lá te passar o conteúdo.
    Vai ser instrutivo, talvez pares de falar bobagens sobre o direito, especialmente um ramo tão complicado como o penal e o processo penal.
    Muito embora eu creia que teu problema não é o de sede de informação, mas de fazer firula pra essa torcida de coxinhas que arrebanhaste só dizendo três ou quatro coisas sem nenhum fundamento jurídico sobre direito penal e processo penal.
    Vamos conversar mais quando teus processos começarem a se movimentar e vieres aqui choramingar que estão ignorando os ritos para ti, que estão usando o processo como arma política. Afinal, até onde sei, sempre foi a tua defesa dizer que pra ti o direito é jogado no lixo, tendo conta somente o fato de seres quem és.
    Pois bem, tenho uma notícia pra ti: essa é exatamente a defesa do Lula.
    Acho que é o teu caso e o dele, mas parece que a tese só se aplica a ti. Pelo menos é que ressai desses teus textos toscos que fingem não ver o que realmente está por trás de um juiz indigno da posição ocupa.
    Tenho outra notícia: se essa decisão do Lula se confirmar, haverá muitas condenações com base apenas em indícios. E, não estranha: somente acontecerão em processos em que os réus vão alegar estar sendo perseguidos. Talvez aconteça contigo, talvez comigo. Quem vai saber que será o próximo. A única certeza que se tem é que o “sorteado” não poderá escapar, pois já tendo sido objeto de escolha e decisão política, não restará mais direito que o ponha a salvo de nada, a não ser esse circo do qual Lula participou, mas que todos já sabíamos ter um resultado pré definido.
    Seguem os links para os textos:

    Márcio Augusto Paixão

    Afranio Silva Jardim

    Fernando Hideo I. Lacerda

    Curtir

    Publicado por Marlon Aurélio Tapajós Araújo | 13 de julho de 2017, 20:11
    • Não fico triste nem amargurado ao receber um texto assim, raivoso, presunçoso e, no aspecto pessoal, falso.
      Marlon me ajudou bastante na etapa final (final!) dos 34 processos judiciais que já sofri, quatro ainda em curso. Sou-lhe grato até hoje por receber minhas minutas (tudo começava por um texto meu, frequentemente o mesmo da peça na sua forma final), discuti-las comigo e me ajudar a dar-lhes consistência. Não foram poucos os elogios que fez e o encorajamento a que eu prosseguisse nesses trabalhos.
      Mas nunca fui choramingar minha mala suerte. Nem junto a ele nem junto a ninguém. Há muito tempo mantenho minha cruzada em silêncio, sem torná-las públicas. Aos que se interessaram, os informei e, naturalmente, manifestei a minha indignação. Não com retórica vazia e ignorando o conteúdo das ações propostas contra mim.
      Quando elas começaram, em 1992, procurei oito advogados, todos de esquerda. Nenhum aceitou me defender. O motivo: as cinco primeiras e seguidas ações foram propostas por Rosângela Maiorana, uma das donas do grupo Liberal.
      Só um amigo, Carlos Lamarão Correa, topou assumir a minha causa. seguido por Maragareth Carvalho e Benedito Martins, meu tio, todos nada cobrando, puro altruísmo, por apoio à minha causa. Mas Carlos não atuava no fórum. Fiquei incumbido de acompanhar a tramitação dos processos (14 deles propostos entre abril e maio de 2005, depois que Ronaldo Maiorana me agrediu, com a ajuda de dois PMs que lhe davam cobertura), catar jurisprudência e doutrina e ajudar o Carlos a preparar nossas peças. Foram dezenas em pouco tempo, centenas em um quarto de século de luta contra poderosos.
      Por força dessa condição de rábula, aprendi alguma coisa. Mas é o que sou: um aprendiz. Disposto, porém, a aprender sempre, a expor o que penso, a ser contestado e corrigido. Errar não me ofende. É uma constante na minha vida. Mas é preciso demonstrar meu erro.
      Marlon não consegue. Mas consegue me mostrar que é outra pessoa. E essa metamorfose ambulante não me interessa. Quero que seja feliz e siga seu caminho, mas por outra rota. Hoje, ele sai da minha vida como pessoa.Para sempre. Não por discordar de mim e me atacar, o que faz parte do meu ofício. Mas por ter-se transformado o que esse texto bilioso, belicoso e horroroso revela quem é. Mais este, aliás, numa sucessão de ataques raivosos e odiosos.

      Curtir

      Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 13 de julho de 2017, 21:26
      • Raiva e presunção são certamente sentimentos que não vão tomar conta de mim. Tenho princípios e deles não me afasto. Custe o que custar. Inclusive amizades. Se as perco por conta dos meus princípios é porque definitivamente não serviam nem para a intimidade do convívio, nem para eventuais dissabores da divergência (que entre amigos, é natural…).
        Não há falsidade no meu texto, já no de outros não posso assegurar…
        Quanto aos choramingos, quem leia o JP por certo período de tempo, vai perceber, sem muito esforço que sempre foi um rio de lágrimas, nesse aspecto, precisamente o aspecto que é negado ao Lula, a mim, a qualquer um que saiba que é alvo de processo judicial como arma política.
        Não fiz inconfidência, muito menos falsa.
        A memória de gente raivosa, presunçosa e arrogante é, que, por certo, trai ao desavisado sobre o que escreveu publicamente.
        Nenhuma das revelações que o LFP faz sobre minha opinião acerca da injusta jornada judicial que ele foi obrigado a percorrer é incorreto. Eu mesmo disse isso em meu texto que ele de forma figadal retruca. Não revelou segredo nem contou novidade, uma vez que disse isso de público no próprio JP. A diferença entre mim e ele então sobre minha opinião a propósito de caçadas judiciais é que ele acha que isso se aplica só a ele e eu tenho certeza que também se aplica ao Lula e também a qualquer outro que seja vítima do processo como arma política.
        Como antecipei, seu desejo não é de conhecimento mas de convencer as paredes do quarto antes de dormir.
        Seus erros sobre o direito estão todos esquadrinhados nas três análises que sugeri, que tiver olhos que veja. Não deixe levar pelo canto autoritário da sereia do super herói.
        Por fim, é interessante ver como fala de ódio e belicismo. Não percebe que assim fala mais de si, do que de mim.

        Curtir

        Publicado por Marlon Aurélio Tapajós Araújo | 13 de julho de 2017, 21:46
  5. É chocante vê pessoas como MARLON repetindo a velha frase “armação política”. O que é engraçado é que ele não analisa os fatos narrados na denuncia.
    O fanatismo constitui uma adesão incondicional a uma causa. Essa cegueira que causa a paixão leva os fanáticos a comportarem-se, em certas ocasiões, de forma violenta e irracional. Os fanáticos estão convencidos de que as suas ideias são as melhores e as únicas válidas.
    Felizmente ainda temos salvação, pois, como disse: Montaigne – Só os loucos têm ideia fixa e não mudam de opinião
    Ao invés de fazer comentários que beira o rídiculo, você deveriam lê as 238 páginas da sentença, e discutir o mérito, a não ser que vocês tenham bandido de estimação.
    Ora o que você diria se alguém lhe contasse a seguinte história:
    Era uma vez….Um comprador que junto com o dono de uma construtora (seu amigo) que tinha a seu pedido assumido o empreendimento(Bancoob faliu), foi visitar um apartamento triplex que gostaria de comprar. O comprador ao vê o apartamento viu 500 defeitos. Isto era fev/2014. Logo após esta visita, por um designo divino, o dono da construtora dá ordens a arquiteta para: Retirar a sauna, Demolir um quarto, instalar um elevador, aumentar o deck da piscina, Instalar cozinha gourmet, Armários personalizados na cozinha, eletrodomésticos, ou seja, uma reforma completa, para atender ao pedido de um novo comprador, que eu suponho (seja o anjo gabriel), ou porque o dono da construtora é um adivinho e sabe do gosto do comprador que ele nunca viu, ou simplesmente enloqueceu, ou tem prazer de jogar dinheiro fora, pois tal reforma ele não fez em nenhum outro apartamento. Ora mas se o comprador não quis o apartamento, então porque, logo após o encontro uma grande reforma. De novo (o anjo gabriel) foi enviado a casa do Lula para dizer a Dona Marisa e o seu filho que eles deveriam visitar o apartamento já reformado, era agosto/2014.
    Ah já ia me esquecendo (o anjo gabriel) também foi enviado em uma nova missão a certo sítio em Atíbaia, também fazer: trocar mobília, reformar cozinha, adega, reformar piscina, comprar cama de casal com as iniciais (L&M), local para os seguranças. Ah (O anjo gabriel) deu ordens ao caseiro para informar pelo WhatsApp ao instituto LULA, quantos pintinhos nasceram, quantos morreram, Em outubro de 2014, Elcio disse “boa tarde morreu mais um pintinho essa noite e caiu dois gambá nas armadilhas essa noite”. O e-mail estava intitulado “armadilha”. Em 21 de abril de 2015, Elcio enviou um e-mail com a mensagem “avião aki na chacara hoje pela manhã”. No dia 31 de julho do mesmo ano, o caseiro enviou a mensagem “obras no sítio” com uma lista de materiais. Nessa, colocou a seguinte observação: “Como combinado com Dona Marisa a ver depois os materiais pra fazer acabamento”.
    Quantas missões ainda precisam ser contadas para as pessoas se convencerem finalmente……………

    Curtir

    Publicado por Valdenor Brito | 13 de julho de 2017, 22:45
    • O cara não sabe nem escrever, mas quer comentar. A burrice, afirmava Quintana, é invencível!

      Curtir

      Publicado por Marlon Aurélio Tapajós Araújo | 13 de julho de 2017, 22:48
      • Marlon, por acaso tu leste a defesa do réu?
        Por acaso tu te deste o trabalho de ler a sentença?
        Pergunto porque parece que não.
        A própria defesa tentou transferir a responsabilidade pra Dona Marisa, bicho…
        Esqueceste o que é crime formal, material? Coisa básica do Direito. Que a conduta e tipicidade na área Cível não é a mesma para a abordagem Criminal, por isso a qualificação da prova é distinta (mas não completamente)? Isso é básico, fundamental, colega.
        Eu também sou da área jurídica e, como num lamento corporativesco, me sinto obrigado a te dizer pra parares com isso que passaste do limite. Tás passando vexame e antiética como profissional.
        Além de te mostrares um belo de um sacana como (muy) “amigo” vindo tornar meandros particulares ao público.
        Isso sim foi um chororô teu.
        Pede a opinião da família da Elisa Samudio e pro Jurisdicionado todo sobre “falta de provas”.
        Depois disso tu voltas aqui pra falar, berrar… sei lá, deu pra perceber que pra ti dá no mesmo. Felicidades invertebradas num vestido xadrez pra vc. Um abraço.

        Curtir

        Publicado por Thiago | 14 de julho de 2017, 04:35
      • E, tu leste?
        Primeiro te informa, depois vem falar tuas merdas aqui.
        Deve ser oriundo, se for mesmo formado em direito, dessas portas de esquina que se julgam faculdades de direito. Mais um decorador ridículo de textos jurídicos.
        Primeiro aprende a pensar , depois a gente conversa, pois quem tá passando vergonha aqui és tu, mais um anônimo, tristinho porque não tolera ver seu ídolo posto à prova, da qual o super herói não consegue se desvencilhar, e, em resposta passa a falar mentiras, pois nunca revelei segredo algum. Ele choramingou publicamente, basta ler o jp. Está tudo lá, confissão pública.

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 08:34
      • Isso, Marlon! Isso mesmo! Como eu não tinha percebido isso antes? Obrigado. Jamais esquecerei suas palavras que mudaram minha visão de mundo. Não precisa mais ficar enciumado pelo Lúcio, você é meu herói!
        *Tá se sentindo mais machinho agora?

        Curtir

        Publicado por Thiago | 17 de julho de 2017, 00:52
      • Terá sido em função da tua torta formação? Ou dos ídolos que escolheste?

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 17 de julho de 2017, 07:28
  6. Mas antes de entrar em depressão por causa dos meus eventuais erros de ortografia, quando se escreve rápido, e não se faz revisão, consultar FREUD que dizia: “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa auto-estima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.

    Curtir

    Publicado por Valdenor Brito | 13 de julho de 2017, 23:58
  7. Lúcio,

    Excelente texto e sábias observações. O PT quer colocar no Lula uma aura que ele não tem e nunca teve. Querem criar uma imagem de pessoa imaculada que simplesmente nunca existiu de fato. Ele é um politico comum que pensou que poderia fazer qualquer coisa e se manter impune. Se ele não estivesse metido nas falcatruas que se meteu, não haveria processo algum contra ele. Este é o fato, o resto é puro delírio de gente que ao invés de reconhecer os próprios erros prefere colocar a culpa nos outros. Bem típico do PT desde a sua criação.

    Sobre as pessoas que atacam o mensageiro ao invés da mensagem, o que se pode fazer? Nada! É melhor deixá-las presas às suas próprias irrelevâncias.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 00:00
    • Desconhece a história do próprio mensagem a quem tenta defender e o faz com um argumento que põe em xeque a visão de mundo que o mensageiro tem da natureza dos processos judiciais que tem contra si!!!
      J.silva, quem te tem por defensor, dispensa acusador, Rsrsrs.

      Curtir

      Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 00:05
      • Marlon,

        Quem te tem por defensor, somente terá um destino certo: a cadeia! Há três razões para a previsão: argumentos muito pobres, lógica deficiente e texto deplorável. Cuida-te irmão, creio que você pode fazer coisa melhor.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 00:18
      • J.silva, a verdade é só uma: a burrice que te toma, somada à tua ignorância derivada do teu danificado cérebro coxinha, vão te levar a não passar de tiete do condenado neoprotogenes.
        Com sorte, ainda poderás fazer campanha pro bolsolixo, que é mais o teu perfil.
        Minha torcida é para que sejas vítima do estado de exceção e não sobre de ti nem o pó.

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 00:28
      • Que pena. Continuas com tua lógica deplorável, com teus argumentos sofríveis e agora com a linguagem chula de um delinquente. Tenho muita pena dos teus professores. Fizeram tanto esforço para nada e ainda acabam sendo expostos publicamente desta forma. Evolua irmão!!

        Você não precisa mudar a sua posição política para melhorar a sua capacidade de defender as suas idéias.

        Seria melhor você tomar um banho frio, meditar bastante sobre as baboseiras que escreveu hoje e, se ainda lhe restar um pouquinho só de ética (que assumo que você estudou na universidade), peça perdão ao Lúcio. Não precisa ser em público, mas faça isso. Fará muito bem à sua alma e a sua credibilidade como cidadão.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 00:41
      • Se há alguém incapaz aqui de apreender algo, esse alguém és tu! Não passas de um papagaio de pirata, e dos mais chatos para nossa má sorte.
        Os teus conselhos tu podes meter onde melhor te aprouver, não servem nem ao mendigo que sob as estrelas dorme, está mais seguro ao frio e à incerteza da noite, do que ao “abrigo” dessas idiotices que falas.
        Se alguém há de pedir perdão – e o tempo, se ainda restar algum, será o juiz – esse alguém o lfp. Não entende nada de direito, mas acha que seguimos um ótimo caminho jurídico. Pois está errado ele e todos os que lambem o saco do moro, tal tu, um papagaio de pirata mal treinado para dizer essas rotas palavras que trazes para cá escondido atrás desse teu ridículo disfarce.

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 00:52
      • Marlon,

        Você é uma pessoa triste e amargurada. Incapaz de debater de forma civilizada. Você é uma vergonha para os seus professores e para a instituição que te formou. Você é também uma vergonha para a sociedade que custeou os teus estudos, pois esperava-se de ti um pouco mais de ética e decência, pelo menos quando se se expondo publicamente. Você é uma pessoa incapaz de viver em qualquer ambiente civilizado. O seu futuro é viver na mas profunda mediocridade, que já encarcerou a tua mente e espírito. Sendo incapaz de qualquer ato de grandeza, você aniquilou você mesmo. Você é um nada e assim continuará sendo até o fim. Passar bem, pois não perco tempo com pessoas que não existem.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 10:25
      • J.silva, ser mais Zé ninguém fracassado como tu é impossível. És um mestre inexcedível na arte de ser nada!
        És um sem vergonha tão vergonhoso que te escondes atrás desse pseudônimo ridículo. Assim as pessoas a quem deves não podem te cobrar pelo fracasso que és. Mas termina que a alcunha vem a ser que é a tua cara: a do Zé Ruela, papagaio de pirata mal treinado do lfp.
        És tão bem treinado que fazes o mesmo discurso bundão dele de amargura, etc, etc…
        É impossível fracassares mais na vida.
        Já passaste do mensurável em termos de ser um nada.
        Teu destino é ser para sempre o alter ego do lfp. Esse destino bundão!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 10:38
      • Coitado. Este rapaz está passando mal. Além de ser uma vergonha para a universidade onde se formou, para os pobres orientadores que gastaram tempo com ele e ainda para a instituição que fez o erro de contratá-lo, agora quer posar de modelo de sucesso para todos. Deve ser alguma doença muito séria que te aflinge. Creio que temos que fazer uma vaquinha para mandá-lo para um hospital o mais rápido possível.

        Mesmo sendo um fracasso em pessoa dada a tua incapacidade de conviver com diferentes, mereces a compaixão de todos e todas.

        Irmão, te cuida e seja feliz, apesar de eu achar que no seu caso felicidade não combina muito com a tua alma e mente. Pobre criatura! Dá uma pena danada…

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 13:19
      • Mais fácil do que tomar posição e ser o papagaio fracasso de pirata do LFP , é se esconder atrás de ridículo disfarce (jose silva).
        E vem esse roto vagabundo nos falar de sucesso. Bem sei.
        De vaquinha quem precisa és tu, pato pobre de direita estuprado pela elite do país e que ainda goza quando sussurram o nome do temeroso no teu ouvido. É por isso que segues o LFP como uma beata: ele fala dos bandidos de estimação do j silva com todo carinho e admiração.
        Faz um favor a todos nós: para de escrever essas asneiras que marcam teu ridículo caráter.
        Mas o certo é que não vais parar pois como todo delinquente te escondes atrás de disfarces, grossa pilantragem que é do teu doente feitio.

        Curtir

        Publicado por Marlon Aurélio Tapajós Araújo | 14 de julho de 2017, 13:29
      • Vomita, irmão, vomita. Está é a tua sina..passar a vida vomitando asneiras.

        Pode deixar..não escreverei mais. Meu objetivo eu já atingi: mostrar publicamente a tua total incapacidade de debater em alto nível. O ponto não é ser de direita ou esquerda. O ponto é debater de forma civilizada. Entendeu? Não adianta insistir. Sua mente nunca atingirá este nível de compreensão.

        Vomita, irmão, vomita. Continue a sua triste sina de ser um vomitador na vida.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 19:05
      • Ê, j Silva, papagaio larapio de pirata do lfp, que abriste a fossa e agora não há jeito de parares.
        Que tenhamos a sorte de te ver ir pra nunca mais ver essas tuas grossas pilantragens de te esconder atrás de ridículos disfarces.
        Essa alusão ao vômito decorre da atividade à qual te dedicas depois de beberes o bar inteiro.
        Triste a vida bundona dos papagaios de pirata

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 19:24
      • Vomita irmão..vomita..Só sabes fazer isso na vida. Vive a tua triste sina: a de ser um relés vomitador de asneiras pelo mundo.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 19:58
      • Quando vais trocar o disco papagaio de pirata larapio do lfp?
        Teu destino é ser um bundão mesmo!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 20:03
      • Vomita, irmão, continua vomitando…Não passas disso..um vomitador de asneiras.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 20:42
      • Esse papagaio larapio de pirata do lfp é um chato de galocha mesmo.
        Sem dúvida o fracasso o afunda nessas merdas que ele fala.
        Tá até barato: em breve deve morrer de cirrose.

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 21:03
      • Vomita, meu irmão, vomita. Incapaz de fazer qualquer outra coisa, só lhe resta este destino.

        Continue com a sua triste sina…vomitar asneiras pelo mundo até se afogar no próprio vômito.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 14 de julho de 2017, 23:21
      • Um rato ridículo e bebum sabe como lidar com o vômito!
        Que grande babaca bundão estás saindo hein papagaio de pirata do lfp!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 14 de julho de 2017, 23:26
      • Continua ainda vomitando asneiras pela rede? É um pobre coitado mesmo! Merece mesmo a nossa pena e compaixão. Quem sabe se você tirar os seus pseudópodos do teclado o vômito melhora. Refletir, nem adianta pedir. Você é incapaz desta simples ação.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 15 de julho de 2017, 00:39
      • Eco tinha razão: a internet deu voz a imbecis retardados como tu, papagaio de pirata larapio do lfp.
        Leva pra lá essas merdas que falas.
        Um asno do teu calibre precisa de muita surra pra pelo menos cavalgar direito na direção do feno!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 00:57
      • Os pseudopodos não param de teclar e o vômito continua a escorrer pela internet. Este pequeno ser que se crê racional está ficando cada vez mais violento e tenta de forma desesperada moldar o mundo de acordo com as suas vontades. Felizmente o mundo não precisa se procurar, pois ja há antibiótico para frear este tipo de ser.

        Continue sua epopéia vomitadora irmão. A cada vômito que você joga na internet, menor e mais desprezível você fica.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 15 de julho de 2017, 01:27
      • O papagaio de pirata do lfp de fato é um ser abjeto.
        Um asno mal treinado que se pretende beata de um pensamento pseudomoralista
        É apenas um fracassado à beira da morte por cirrose
        Escreve comentários imbecis para adiar o fim
        Mas a verdade é que a cirrose e a burrice já decretaram o lamentável ocaso desta ameba reprodutora de lixo.
        Já podemos todos comemorar!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 06:36
      • Hum..agora o ser decadente foi olhar no dicionário para aprender qual o grupo taxonomico ele realmente pertence. Acho que descobriu. Viva! Provamos que evolução existe.

        Entretanto, como qualquer ser incapaz de pensar, ele acha que todos são iguais a ele. Não adianta irmão. Você é único. Você é uma anormalidade da natureza criada especificamente para vomitar asneiras pelo mundo.

        Cada vez que você usa os seus pseudopodos para vomitar na internet, você se revela mais insignificante. Continue assim. Continue se envergonhando em público ao vomitar o resultado da ação impulsiva dos seus pseudopodos.

        Não pare. Escreva mais e mais e mais. Continue teclando randomicamente em busca de um significado para si próprio. Quem sabe daqui a um milhão de anos você consiga chegar a alguma coisa que tenha algum sentido.

        Neste interim…continue vomitando em público meu irmão. Esta é a sua triste sina: a de passar o resto da vida como um protista vomitador.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 15 de julho de 2017, 09:06
      • Quando imagino o j Silva, papagaio larapio de pirata do lfp, só me ocorre a figura de um asno bêbado, lidando com sua ignorância manifesta da pior maneira: uma beata ridícula seguindo seu super herói.
        Esconde-se atrás desse ridículo disfarce porque não pode dar a cara a tapa, deve demais a muita gente e não pode aparecer.
        É incrível como podridão pode se concentrar tanto como numa múmia como em j Silva, alter ego pilantra do lfp.
        Poderia falar mais sobre essa ameba, mas não vale muito a pena gasta verbo com gente fracassada que se oculta atrás de nomes falsos.
        E, mais uma coisa: não sou teu irmão; não tenho parentes baba ovo, fracassados e ridículos!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 09:15
      • O ser decadente e decrépito se manifestou de novo. Os pseudópodos continuam ativos na produção de mensagens desconexas e, portanto, randômicas. Continue assim..demonstrando todo o seu primitivismo para uma ampla audiência.

        Uso o termo irmão como sinal de pena e compaixão para com a tua triste figura, pois estes são os únicos sentimentos que mereces o vomitador de asneiras.

        Claro que não compartilho DNA com você, pois nem humano você é. Contente-se, você é apenas um protista, um reles protista.

        Vamos, envie mais asneiras para a internet. É um grande prazer ver você se auto-desmoralizando diante de uma grande audiência.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 15 de julho de 2017, 11:15
      • O único desmoralizado aqui és tu, papagaio de pirata patifes do lfp.
        Mas, espera um pouco: tu és uma fraude. Te escondes nesse ridículo disfarce de j Silva. És um Zé fulera fracassado que se esconde atrás de máscaras, rotas e pilantra, por certo, mas máscaras ocultantes de toda a tua ignominiosidade.
        Um fantasma bundão carente de atenção, é tudo o que és, papagaio de pirata.
        Sem esses posts coxinhas do lfp não sérias ninguém.
        Deles tira a tua existência, tal parasita.
        És acessório, e como todo acessório, só tens valor porque existe o principal.
        Teu destino fatal é esse: beata bundona do lfp. Te acostuma a esse papel vil de dizer amém à desinteligência. Mais não podes – porque não és capaz de tanto – menos também não – pois ninguém pode descer tão baixo em fracasso e babação de ovo (incapacidade autoreferencial é teu nome do meio, do que ninguém mais duvida, mesmo que tenha adquirido um Houaiss naquele sebo da Presidente Vargas…).
        Enfim, como polemista, és só mais uma viúva bundona do lfp!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 11:38
      • O protista está raivoso. Uuau! Qe medo! Vamos, escreve mais. Cada vez que os teus psedópodos tocam randômicamente o teclado, o teu primitivismo fica mais visível.

        Vamos, escreve mais e mais. Continue vomitando as tuas asneiras. Mostrando quem você realmente é.

        Eu polemizar? Com um protista? Kkkkkkk. Agora o protista decrépito está com mania de grandeza.

        Eu não preciso fazer nada mais. Você, protista primitivo, faz tudo sozinho. Continue vomitando suas asneiras até se afogar no próprio vômito.

        Eu fico triste e alegre com a tua auto-flagelação pública. Triste pelo recurso público que foi gasto para te tornares um protista de nível superior. Alegre, porque muita gente está recebendo divertimento gratuito, rindo de você como nunca. Eu não consigo nem parar de rir. Por favor, faça-nos rir ainda mais, protista bufão.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 15 de julho de 2017, 12:49
      • Kkkkkkkk
        Cara, quando vais editar, só para sofisticar um pouco, esse discurso que o lfp te manda dizer aqui? É uma beata sem cérebro mesmo, sempre babando o ovo do padreco.
        Em momento algum falei de mim no comentário anterior, falávamos do teu fracasso, mas se o teu fracasso tem a ver com o meu sucesso, então realmente um nunca vi ninguém tão burro e como dizia Quintana, “A burrice é invencível”. Tu és a prova viva da afirmativa do poeta dos pampas.
        Há muitos a rir, certamente, mas deixa eu te dar uma notícia, papagaio de pirata larapio das merdas jurídicas que o lfp fala: estão rindo mesmo é da falsidade falante que és! Riem por saber que nunca vais aparecer e que as coisas que o lfp diz na tua cabeça oca, alter ego que és dele, somente confirmam o imbecil retardado que és.
        És muito analfabeto
        Primeiro aprende a ler.

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 14:05
      • Vomita protista, vomita. Continue a vomitar para nos entreter. Muita gente está rindo das tuas alucinações, decrépita figura. Agora o protista ainda quer que as pessoas gastem tempo lendo o que ele escreve, kkkkkk. Agora o protista tem a ambição de ser gente, kkkkkkk.

        Mande mais..quem sabe colocando os teus pseudopodos para trabalhar consigas um dia escrever algo que faça sentido.

        Vomite protista, vomite…Há ainda trilhões de kilobytes a serem preenchidos com os teus vômitos. Continue sua auto-flagelação pública. Estaremos aqui rindo da tua pobre performance.

        Curtir

        Publicado por Jose Silva | 15 de julho de 2017, 18:17
      • Kkkkk
        Se riem sim, mas do teu ridículo proceder.
        Papagaio larapio de pirata do lfp, és uma ameba. Não passas de um fracassado.
        Tu e os teus companheiros asnos estão em polvorosa por saber que não têm mais o que dizer, a não ser o que o chorão do lfp te manda!
        Como é essa vida de ser beata baba ovo?
        Kkkkkkkkk

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 15 de julho de 2017, 18:25
      • Porra, se é para descer o nível tanto assim…, José Silva, tu és um esquerdista do tipo linha auxiliar do PT, mas dessa vez tu te superaste dando trela a um corno. Porra, não rebaixe a raça humana tanto além do esquerdismo.

        Curtir

        Publicado por Anonimo | 16 de julho de 2017, 00:59
      • Vai tomar no cu!

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 16 de julho de 2017, 01:10
      • Esta será a última agressão desse tipo que tolerarei neste espaço. Espero de quem esteja querendo desnivelar a linha de debates que procure lugar mais adequado para sua escatologia patológica. Não aqui. Todos merecem ser respeitados. Exercerei o papel de moderador para não permitir que coloquem a perder o que é o melhor deste blog: a polêmica de ideias e informações. Sem palavrões, sem intransigência, sem o propósito deliberado de agredir a pessoa. Quem não respeita os outros desrespeita a si. Procure, portanto, onde isso é possível. Não faltam lugares propícios a isso na vasta internet. Aqui, não.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 16 de julho de 2017, 05:05
      • A agressão começou com teus leitores de direita acima da média.
        Como te contaminaste com a seletividade da lava-jato, resolveste moderar só a minha resposta.

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 16 de julho de 2017, 08:33
      • O comunicado é para todos.

        Curtir

        Publicado por Lúcio Flávio Pinto | 16 de julho de 2017, 08:39
      • Entendido e anotado para uso futuro

        Curtir

        Publicado por Marlon Araújo | 16 de julho de 2017, 08:47
  8. Independente de concordar ou não com o autor, a discussão no campo das ideias e teses bem construídas tem se perdido nos últimos tempos! Parabéns Lúcio, excelente texto e aos incautos a história já tem revelado que os nossos heróis morreram de overdose de propina, poder e falso sentimento de impunidade! Que bom que o Brasil mudou!

    Curtir

    Publicado por Paula Andrade | 14 de julho de 2017, 03:23
  9. Caro Jonathan,

    Não seria talvez porque uma delação premiada do Lula demoliria toda engenharia da ditadura da corrupção? Algo como a recusa em ouvir Palocci?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 14 de julho de 2017, 11:00
  10. Que o encarcerem, então.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 14 de julho de 2017, 18:19
  11. Eu como ser normal agradeço o que li e despreso as agressões verbais.muito bom a troca de idéias e opiniões. Boa noite.

    Curtir

    Publicado por SERGIO GUSTAVO FIGUEIRA FIALHO | 16 de julho de 2017, 23:02
  12. O que os sociais-democratas não suportam é a perda do uso exclusivo da Sociologia da Releição. E sua visibilidade.

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 17 de julho de 2017, 09:48
  13. Sugestão

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 17 de julho de 2017, 10:30
  14. Alguem precisa avisar ao verdadeiro Marlon que ha um garoto de 12 anos fazendo um personagem fake dele aqui no espaço, defecando pela escrita e envergonhando qualquer cidadão com no minimo 3 neurônios. Um verdadeiro advogado apresentaria algum argumento técnico balisando suas análises juridicas e não ficaria que nem um adolescente drogado cuspindo asneiras a esmo num espaço que preza por idéias.

    Curtir

    Publicado por Gleydson | 17 de julho de 2017, 22:39
    • Durma-se com um barulho desses. O analfabeto (funcional – vamos lhe garantir o benefício da dúvida) pega o bonde andando e vem falar de argumento?
      Eco tinha razão: a internet liberou a horda de idiotas!

      Curtir

      Publicado por Marlon Araújo | 17 de julho de 2017, 22:43
  15. cadeia não só ao lula, mas a todas e todos os que traem a minha classe socialmente dominada a começar por essa ex-querda, que aliás, quem tem essa mesma esquerda, não precisa de inimigo de classe, e saúde ao jornalista lúcio flávio pinto com força e luz para seguir nos informando!!!

    Curtir

    Publicado por felipe puxirum | 8 de fevereiro de 2018, 11:32

Deixe um comentário