//
você está lendo...
Imprensa, Justiça, Polícia

Liberal contra os Gueiros?

A família de Hélio Gueiros Neto, além de defender a inocência dele na morte da esposa, Renata Cardin, acusa a imprensa, em especial a TV Liberal, de fazer uma cobertura tendenciosa do caso.

Em seu Facebook a mãe do réu, Mônica Gueiros, além de renovar a defesa do filho, reproduz comentário do marido, o ex-vice-governador e governador interino Hélio Gueiros Filho, que suscita a questão da tendenciosidade dos veículos de comunicação da família Maiorana.

Gueiros e Maioranas já foram amigos e aliados até um rompimento em 1982, que os colocou em colisão frontal na disputa eleitoral daquele ano, incluindo o governo do Estado. Depois recompuseram relações e interesses, mas não a confiança mútua.

Restaram contas não acertadas, rancores e críticas, mal acomodadas numa recomposição utilitária. O destaque que o jornal e a emissora de televisão do grupo Liberal dão ao tema parece um acerto de contas final, a pretexto de fazer jornalismo. Prática rotineira na empresa.

Reproduzo o texto da mãe e do pai de Hélio Gueiros Neto.

Embora estivesse esperando, meu coração está dilacerado. Não sei por que tanta calúnia contra o meu filho. Nós queremos apenas o direito de dar conhecimento do que acontece a vocês no processo, mas isso nos é negado. Mais uma vez, a mídia o ataca sem dó nem piedade, sempre dando espaço a uma solitária voz de uma mãe desesperada, que não se conforma com os laudos do Instituto Médico Legal, feitos, o primeiro, na ocasião da morte, o segundo, depois de exumado o corpo da filha. Ambos apontaram como morte natural a partida de sua filha Renata e descartaram a hipótese, apresentada pelo parecer do legista do Habib’s, de asfixia mecânica.

Qual o interesse nisso tudo? Que nossa campanha #SemMordaçaSemMedo continue. Que seja permitido que as provas e atos processuais sejam do conhecimento público. Que não fique apenas a versão da mídia contra o meu filho nos lares paraenses.

Meu marido, agora, ocupará o espaço para falar da ação contra nosso filho, uma vez que não me sinto em condições de fazê-lo.

[Segue-se o texto de Hélio Gueiros Filho]

Eu vinha anunciando, ao longo dos últimos meses, que a campanha difamatória contra o nosso filho continuaria. E continuou. Vocês puderam observar que quando se trata de fazer a cobertura da ação, por abuso de poder, contra o delegado Rolo, minha mulher se viu obrigada a tirar fotos da audiência e postá-las para provar que estamos tentando processá-lo.

Quando se trata, contudo, de uma decisão processual contra o meu filho, a TV Liberal e suas congêneres, como por um milagre, se fazem presentes ao átrio do Poder Judiciário, para dar voz a uma senhora que teve o infortúnio de perder a filha.

Vejam bem, esse julgamento começou a ser realizado no dia 26 de junho, mas um pedido de vista da nobre desembargadora Vânia Silveira suspendeu o julgamento. Não houve qualquer registro sobre o fato. Dessa vez um circo se formou em frente ao Palácio da Justiça, e – repito – a TV Liberal e suas congêneres lá estavam para acompanhar a conclusão do antes ignorado julgamento. É muita coincidência.

Não quero discutir o mérito da decisão da nobre desembargadora Vânia Silveira, que foi acompanhada pelos também nobres desembargadores, de achar que uma denúncia pode ser válida baseada em um parecer de um legista que se oferece, por dinheiro, à parte interessada, Brasil afora, para descredenciar Institutos Médicos Legais, contra a conclusão de dois laudos feitos por capacitados médicos peritos do Instituto Médico Legal Renato Chaves.

Seria como se o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, juntasse aos autos da ação o parecer do Sr. Ricardo Molina, pago pelo presidente Temer, e ignorasse a perícia feita por técnicos da Polícia Federal, na gravação do empresário Joesley Batista.

Em São Paulo, o Ministério Publico e a Justiça, no famoso caso da lanchonete Habib’s, não levaram em consideração o parecer desse mesmo senhor, que não pode, evidentemente, juntá-lo ao inquérito policial, por ser proibido pelas normas processuais penais. Mas, de decisão judicial, não se discute, recorre-se. E recorreremos.

Esse escarcéu feito pela TV Liberal e suas congêneres continuará ao longo da instrução processual, e aí está a pergunta que não quer calar: Por que para difamar o nosso filho não há qualquer proibição da Justiça, mas somos impedidos, pelo segredo de justiça decretado, de divulgar o que ocorre no processo? A quem interessa ocultar as provas do processo? Por que alguns juízes e desembargadores querem deixar apenas a TV Liberal e suas congêneres dar a versão dos fatos?

Discussão

2 comentários sobre “Liberal contra os Gueiros?

  1. Bom dia senhores e senhoritas!

    Se ouve ou não feminicidio , somente com a exumação do corpo da jovem, para fazer uma nova pericia, não estou jugando se o mesmo foi ou não culpado, porém é bom a família da jovem pagar um perito por fora, para não restar duvidas.
    Como era o convívio do casal? os mesmos brigavam? existia MUITO CIUME? QUEM FOI O PERITO QUE FEZ O PRIMEIRO LAUDO? O LAUDO ESTAVA CORRETO? os vizinhos e familiares mais íntimos vão falar ao juri e o juiz de 1° 2° e de 3° vão jugar com as provas só depois de julgado ai sim não teremos mais duvidas.
    AS PESSOAS PUBLICAS TEM QUE ENTENDER QUE NÃO PODE HAVER DUVIDA SOBRE SUA ÍNDOLE, COMO ESTÃO NA MÍDIA OS HOLOFOTES SEMPRE ESTARÃO VIRADO PARA ELAS E O SISTEMA.

    Curtir

    Publicado por Pablo Xavier | 9 de agosto de 2017, 10:19
  2. “somos impedidos, pelo segredo de justiça decretado, de divulgar o que ocorre no processo? A quem interessa ocultar as provas do processo? Por que alguns juízes e desembargadores querem deixar apenas a TV Liberal e suas congêneres dar a versão dos fatos?”: algo semelhante não ocorre ao Lula, praticado pela REDE GLOBO e o Torquemada de Curitiba?

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 10 de agosto de 2017, 10:29

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: