//
você está lendo...
Política

Campanha eleitoral antecipada

A intensificação da propaganda pelo Ministério da Integração Nacional e pelo governo do Pará na imprensa local, nos últimos tempos, significa a antecipação da campanha eleitoral para o governo do Estado pelo candidato do MDB, o ministro Helder Barbalho, e pelo PSDB.

Os tucanos ainda não escolheram um nome para a disputa, mas a multiplicação das peças publicitárias leva ao fortalecimento de Simão Jatene, para que ele decida quem quer como seu sucessor, e impor um nome, se não conseguir combinar essa intenção com o desejo de sair do cargo para concorrer a uma das duas vagas ao Senado (além de garantir a filha, a secretária estadual extraordinária Izabela, na Câmara dos Deputados).

A veiculação de anúncios e matérias pelo ministério e o governo é excessiva. Perdeu a relação com o interesse público. O objetivo é claro: influir sobre os eleitores e comprar a adesão da mídia. Por isso, as peças do ministério ocupado pelo filho do senador Jader Barbalho são enviadas para o grupo Liberal, tanto quanto para os veículos de comunicação da família Barbalho, sem a discriminação que faz o governador Simão Jatene em relação ao grupo RBA, que nada recebe.

A razão da diferença é óbvia: os Barbalho querem reforçar o entendimento com os irmãos Maiorana, que derrubaram do controle da empresa Romulo Maiorana Júnior, inimigo visceral do líder do MDB no Pará. Por enquanto, os novos comandantes da corporação estão conseguindo contemporizar com os dois senhores, depois de terem sido porta-vozes oficiosos do PSDB.

Não é só por esperteza política: é também porque o dinheiro federal é muito bem vindo num momento de grande aperto. A dúvida é se essa simbiose se manterá quando a campanha eleitoral começar oficialmente. Os tucanos deverão cobrar a reciprocidade ao que já pagaram ao longo dos anos e o que ainda pagarão.

Os sonolentos órgãos de controle, além de checar a fundamentação legal de tanta propaganda fora de época, podiam checar os valores que os veículos de comunicação estão cobrando do cliente oficial. Verificarão se também o pri9ncípio da economicidade está sendo respeitado. Sem falar na justiça eleitoral, inerte diante da manobra para fraudar a lei antecipando a campanha eleitoral.

Discussão

5 comentários sobre “Campanha eleitoral antecipada

  1. A (in)justiça só age quando lhe convém. Mais um caso escandaloso de propaganda eleitoral irregular e nada é feito.
    Todo mundo sabe, todo mundo vê.
    Nada é feito por pura conveniência política.
    Estamos ainda mais desamparados do que nunca com essa (in)jutiça.

    Curtir

    Publicado por SANDERSON ARAUJO | 11 de janeiro de 2018, 10:21
  2. Onde está o MP?

    Curtir

    Publicado por Arlindo Carvalho | 11 de janeiro de 2018, 18:16
  3. Senhores, e só compara todo o repasse do governo federal dos últimos 10 anos para o Estado do Pará vamos verificar que os dois menores repasses foram em 2017 e 2016 , logo não adiantou em nada o Helder como ministro , ministro o mesmo que usa o avião da fab todo final de semana para vir ao Para ao custo de R$ 100.000 MIL REAIS CADA VIAJEM , inaugurar tampa de bueiro e promessa de dinheiro para o obras ta de brincadeira , REFORÇO CHEGAR AO SEGUNDO TURNO O CARA CHEGA AGORA GANHAR, VAI GANHAR O QUE O MANÊ GANHOU NA CAPOEIRA , KKKK a unica coisa certa é quem for para o segundo turno com o Helder será o novo Governador ou governadora do Estado do Pará ! !!.
    então futuros pretendentes ao governo basta só chegar no segundo turno e pode comemorar ,

    olhem a programação da RBA , esta com 25% do horário ocupado por varias denominações evangélicas , nossos irmãos são religiosos mas não bestas, não é atoa que um chopp é mais caro que o Diário do para , eu acho mais facil a RBA falir do que o Filho ser Governador , opa Já esta falida porque se for paga o que deve nem 5 RBA consegue pagar .

    Curtir

    Publicado por Pablo Xavier | 11 de janeiro de 2018, 18:27
  4. Vão deixar para decidir tudo na véspera. O ambiente ainda esta muito confuso para dizer quem vai sair para o que. Barbalinho saindo na frente é ruim…para ele. Para a população é bom, pois terá bastante tempo para decidir não votar neste cabra da peste.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 11 de janeiro de 2018, 23:54

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: