//
você está lendo...
Minério, Multinacionais

O lobby da mineração

O Simineral, o sindicato dos mineradores do Pará, existe desde 2007. com sede em Belém. É um poderoso grupo de pressão, do qual os paraenses pouco se apercebem. No ano passado, os associados do sindicato foram responsáveis por quase 90% das exportações do Estado (87,5% em número exato), ou 12,6 bilhões em um total de 14,5 bilhões de dólares. Algo em torno de 50 bilhões de reais.

Os valores emagrecem quando se apura o imposto pago. O recolhimento de ICMS correspondeu a apenas 5% da receita desse tributo, que é a principal fonte de receita estadual. A compensação financeira pela extração de minério, a CFEM, ficou em 607 milhões de reais.

O contraste é brutal e precisa ser arredondado, pela ótica dos mineradores, que são exportadores de matérias primas e semi-elaborados, pomposamente denominados industrializados. Isso exige um bom lobby, comandado pelo ´presidente vitalício da entidade, José Fernando Gomes Jr.

Na versão do anuário mineral de 2018, lançado dias atrás, em exclusiva e bem feita versão digital, dispensando o papel dos anos anteriores, para frustração dos seus adeptos, o que mais tem é foto do presidente. Contei 10 e parei.

Para quem achar demais, talvez haja uma explicação: o presidente precisa de promoção para ser lobista agora e amanhã, quem sabe, muito mais.

Discussão

Um comentário sobre “O lobby da mineração

  1. Caro Lúcio, o Simineral é apenas mais uma das inúmeras entidades de classe (FIEPA, FIEPA, FACIAPA e etc) que nada mais são do que agências de lobby. Inclusive operam em um forte esquenta de parceria, promovendo um verdadeiro “troca troca” de honrarias e homenagens entre seus dirigentes e classe política.Tudo visando auto promoção e um empoderamento artificial, colocando-os como figuras de importância social, quando não passam de parasitas.
    O presidente do Simineral apostava na eleição de Helder no pleito passado, e com isso já contava com a chefia da antiga secretaria dedicada a mineração, que hoje é a SEDEME. Tudo indica que está permanece sendo sua aposta. Não havendo êxito, a sucessão da FIEPA é sua segunda opção.

    Curtir

    Publicado por Bernard | 19 de abril de 2018, 09:53

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: