//
você está lendo...
Segurança pública, Violência

A trajetória do crime

Os dois têm a mesma idade: 19 anos. Seus nomes são parecidos: um se chama Marlison Neves e o outro é Raylson Santos. Amigos, percorreram caminhos semelhantes através de delinquência precoce. Ainda na condição de menor, Marlison roubou e matou em Paragominas. Raylson roubou carro. Foram apreendidos, cumpriram as “medidas socioeducativas” e entraram no programa de jovens aprendizes para a sua “ressocialização”. Foram trabalhar num mesmo supermercado (o Formosa, cujo nome a imprensa omite no seu noticiário).

No dia 7, desceram para o estacionamento e ficaram observando o movimento. Selecionavam alvos potenciais. Detectaram um quando Maria de Nazaré de Alcântara, de 60 anos, estacionou seu carro e dele desceu a sua secretária, Iranilma dos Reis, de 26, para sacar dinheiro no caixa eletrônico. Na versão de Raylson, confirmada pela reconstituição da polícia, os dois aproveitaram que as portas do carro estavam abertas e entraram, obrigando as duas mulheres a seguir com eles.

A ideia inicial era levá-las a outros caixas para novos saques. No caminho, foram identificados por Iranilma. Decidiram matá-las. Maria de Nazaré recebeu golpes de barra de ferro na cabeça e foi asfixiada com um cinto de roupa. Sua secretária foi morta por enforcamento direto. Os corpos foram abandonados numa rua de terra batida e com mato num bairro de Outeiro.

Raylson, que fugiu no dia 7, trabalhou no supermercado no dia seguinte e fugiu ao saber que estava sendo procurado pela polícia, só se apresentou ontem, já com um advogado a tiracolo. Contou uma história diferente. Disse que a motorista do carro é que teria oferecido carona. Foi deixado em sua casa, enquanto seu amigo seguia com as duas mulheres. Só soube do crime no dia seguinte.

Por ironia, os dois corpos foram atirados ao chão e cobertos por terra bem perto da casa de Raylson, na mesma rua em que ele mora. Ardil do amigo para incriminá-lo, aceitando-se a versão de Raylson, ou confirmação da velha lenda de que o criminoso sempre volta ao local do crime?

A polícia vai checar as histórias para completar a elucidação do latrocínio e da ocultação dos cadáveres. À parte há uma questão: quem promove a “ressocialização” de menores delinquentes acompanha realmente esse processo, ou, uma vez cumpridas as “medidas socioeducativas”, o criminoso fica entregue ao seu livre arbítrio, voltando a delinquir?

Discussão

12 comentários sobre “A trajetória do crime

  1. Como não há dúvidas da autoria, sou favorável, nesse caso, à pena de morte. Sem mais delongas,

    Curtir

    Publicado por bernstil | 13 de junho de 2018, 18:11
  2. Assombra a frieza do algoz em “normalmente” cumprir sua atividade laboral sem levantar suspeitas…

    Esse exemplo dentre a realidade do sistema sócio educativo espelha a falência do sistema em disciplinar os infratores em suas diversas versões de crimes..

    Curtir

    Publicado por Thirson Rodrigues de Medina | 13 de junho de 2018, 18:28
  3. SE PODE MATAR PODE MORRER.E DOAR-SE OS ORGÃOS.

    Curtir

    Publicado por Leinad Maia | 13 de junho de 2018, 21:16
  4. Fico perplexo diante de tamanha brutalidade. Penso que poderia ser uma das minhas mães que tanto amo.Penso nos filhos que perderam a mãe, um jovem senhora que nem aparentava ter 60 anos. Deveria ser tao cheia de vida, devia ser aquela mãezona, uma vó amorosa que amava a todos e era muito amada. Penso nos pais da secretaria dela que viram a filha vir pra capital tentar melhorar de vida e volta pro seu interior morta de maneira covarde e com requintes cruéis. Nao sei o que seria de mim se so uma das minhas mães que morresse dessa forma. Sofro e sinto uma dor por alguém que nao conheço. Poderia ser qualquer um de nós!

    Curtir

    Publicado por Hiran | 13 de junho de 2018, 22:19
  5. Lucio,

    Há alguma informação sobre as razões da delinquência precoce dos dois covardes?

    Curtir

    Publicado por José Silva | 13 de junho de 2018, 23:45
  6. Prezado José Silva,
    Essa é a “Geração Lula”.

    Curtir

    Publicado por bernstil | 14 de junho de 2018, 08:18
    • Prezado Bernstil,

      Isso é verdade. Os dois garotos pertencem uma geração que cresceu sob o dominio do PT. Quais serão as características desta garotada?

      Segundo o Lula, são jovens bem alimentados, que sairam da pobreza graças aos programas sociais do seu governo, que tiveram acesso a boa educacão nos ensinos fundamental e médio e que, graças ao FIES, tiveram livre acesso ao ensino superior.

      O discurso lulista combina com a realidade?

      Curtir

      Publicado por José Silva | 14 de junho de 2018, 15:36
  7. Sugestão:

    “Alvorada Voraz”

    (https://www.youtube.com/watch?v=rfZgZahoaWw)

    Curtir

    Publicado por Luiz Mário | 14 de junho de 2018, 10:38
  8. Prezado José Silva,
    Obviamente o discurso petista não condiz com a realidade. A propaganda petista, ancorada nos ensinamentos do Ministro de Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, é pródiga em apropriações indébitas e mentiras: o Bolsa-Escola e o Vale Gás, se transformaram em Bolsa Família; a Luz no Campo foi transformada em Luz Para Todos; e por aí vai. As mentiras? São tantas que só vou relembrar algumas: asfaltamento da Transamazônica e da Santarém-Cuiabá, Pedral do Lourenço e a fábula do Pré-Sal. Ah sim, ia esquecendo a discípula de Lula, a ex-governadora Ana Júlia, que prometeu plantar durante o seu (dela) governo UM BILHÃO DE ÁRVORES!
    Essas são algumas amostras do discurso petista mentiroso.

    Curtir

    Publicado por bernstil | 14 de junho de 2018, 20:45
  9. Uma sociedade que aceita com quase total indiferença crimes dessa monta e desse volume, merece algo pior que isso, merece a câmara federal, o senado e o judiciário que temos.

    Curtir

    Publicado por Diniz | 15 de junho de 2018, 16:17

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: