Não interessa ao centro dominante do país iniciar uma política oficial de investimentos para ampliar a rede de ferrovias na Amazônia que não sejam de domínio privado ou exclusivas para drenar recursos naturais para a exportação, como é a ferrovia de Carajás. É este o significado real da obstrução que alguns dos principais partidos na Câmara Federal adotaram ontem. Com isso, extinguiram a Medida Provisória 845/18, que criava o Fundo Nacional de Desenvolvimento Ferroviário.
A intenção do governo federal era incrementar investimentos no setor, principalmente na Amazônia, com ênfase na extensão da ferrovia Norte-Sul até Barcarena, no Pará. Com essa abertura, reduziria custos de transportes, de emissão de poluentes e do número de acidentes em rodovias. Como não foi votada no último prazo da sua validade, a MP morreu.
Vida de colônia é assim: aos interesses da Corte Imperial, da Matriz, tudo! A Cabanagem não valeu de nada!
CurtirCurtir
Também, com os representantes que temos, esperar o quê?
CurtirCurtir
Demanda Reprimida:
Mais um medicamento antigo, o bom e velho “Atroveron”, está sendo retirado da oferta em algumas redes de farmácias. Tentei comprar para dar a um animal de estimação sofrendo de cólicas e descobri que a política esquizofrênica do governo federal já induziu mais este desabastecimento. É mais um produto que traz na sua constituição um opióide e como tal passou a ser discriminado pela política equivocada do Ministério da Saúde-ANVISA, não importando as décadas de uso e as várias gerações que já se beneficiaram com o medicamento.
Outro remédio antigo e de grande utilidade em desarranjos intestinais, o Elixir Paregórico (Lab Catarinense) teve de se ajustar a atual política oficial de “criminalização de medicamentos” do MS, retirando de sua composição a morfina anidra para colocar um extrato vegetal que pode conter opióide – porém em concentração bem menor que a original. E nem me dou ao trabalho de verificar o que foi subscrito por um desses conselhos do MS, coisas do tipo “pesquisas recentes revelaram a ineficácia do produto”, ou “a China está fazendo pressões comerciais na indústria”. Enquanto isso os norte-americanos consomem anualmente cinquenta vezes mais opióides que os brasileiros (Folha de São Paulo), mesmo sob as condições mais severas de vigilância sanitária.
CurtirCurtir
Mais uma família foi vítima da polícia militar na BR-316. Eu vejo que tive mais sorte há alguns meses atrás, quando o carro foi abordado por uma patrulha com o buzinão ligado e militares me apontaram quatro armas. Agradeci a “eficiência do trabalho da polícia”, apresentei meus amigos (todos setentões menos uma de sessenta e oito) e após intermináveis cinco minutos eles baixaram as armas. Ufa!
CurtirCurtir