//
você está lendo...
Imprensa

Dos leitores

Ouso dividir com os leitores deste blog, no propício clima de festa e confraternização, duas mensagens que recebi de outros leitores, através de e-mail, que muito me honram e me animam a tentar encontrar novas formas de expressão para o meu jornalismo.

*

Prezado Lúcio,

Saiba que sou da segunda geração da família que procura acompanhar sua obra. Por exemplo, tenho aqui “Carajás, o ataque ao coração da Amazônia”, com dedicatória aos meus pais, datada de 4/8/82. Já eu tenho uma de 27/11/2012, no Livro “A Amazônia em questão: Belo Monte, Vale e outros temas.”

Aproveito a oportunidade para lhe desejar um venturoso ano de 2019. Que nunca lhe falte matéria-prima e saúde para exercer o seu ofício.

Atenciosamente,

Márcio Braga

*

Lúcio,

Tenho você como o exemplo do jornalismo mundial. Exagero? Não. Seu valor ultrapassa qualquer barreira. Além disso, sua coragem e sua imparcialidade fazem de ti um profissional completo e exímio cumpridor do juramento feito na oportunidade do recebimento do título de graduação acadêmica da profissão.

Histórias como essas só reforçam tudo isso. Como já te disse abertamente, não concordo com tudo o que falas, não por impropriedade de tuas palavras, o que seria leviano de minha parte falar, mas sim por posições pessoais baseadas em experiências e convicções oriundas do processo de educação familiar ao qual fui submetido, sendo digno afirmar que posso, possivelmente, estar errado em muitas das opiniões contrárias às tuas.

No entanto, sempre respeitei o teu trabalho justamente pelo fato dele respeitar quem o aprecia. É no diálogo saudável que a humanidade cresce.

O próprio Stephen Hawking, criador da teoria física dos buracos negros, voltou atrás e disse ser possível que buracos negros não existissem. A vida é assim. Devemos ter humildade para debater e expor ideias.

Outrossim, temos que ter coragem e força para admitir quando um político no qual depositamos nossa confiança erra e prejudica a sociedade, até mesmo porque a política é assunto público e deve ser constantemente avaliado, sem espaços para predileções pessoais ou íntimas.

Já leio seu JP há anos e posso afirmar, com toda certeza, que jamais vi críticas sem fundamentos ou meras ilações irresponsáveis. Isso não te pertence. Acho que nem que tu quisesses conseguiria escrever nesse nível espúrio e nada devotado. Tuas mãos já vão “no automático” na direção das palavras corretas, da informação legítima, da notícia genuína e, sobretudo, da verdade.

Quero, mais uma vez, parabenizar-te pelo compromisso para com o jornalismo sério, tão raro nesse país, ao tornar teu JP um espaço público e aberto a todos que querem dele participar, mesmo que de forma não cortês e, por vezes, com elevados e dispensáveis níveis de agressividade e intolerância

Siga forte! O Pará, o Brasil, o Mundo, agradecem!

Grande abraço. Que o ano novo te reserve saúde e paz, para que continues nessa labuta tão valorosa à sociedade.
Eliaquim

Discussão

2 comentários sobre “Dos leitores

  1. Lúcio e leitores do blog, peço permissão para escrever alguma coisa depois de passar horas lendo os textos publicados desde o dia 10 de dezembro. Consegui negociar com a operadora da minha internet que agora está bem melhor. Ou seja, mais reais mais internet. lógico.
    Permissão concedida, aproveito uma carta escrita por Oswald de Andrade para Emílio de Menezes, em 1913, para expressar meus sentimentos em relação ao meu irmão:
    Quero viver muito tempo para que, velho, passando pela tua estátua, eu possa dizer aos moços que te conheci de perto. E explicar que, homem, eras ainda maior que o jornalista. A glorificação que te trarão tuas matérias será bem mesquinha, decerto, por maior que seja, ao lado dos templos que se irão erguendo para o teu culto no coração dos teus amigos e irmãos.
    Parabéns pelo teu trabalho e agradeço imensamente por todas as 666 edições do Jornal Pessoal.
    Paz e saúde a todos.

    Curtir

    Publicado por Pedro Pinto | 31 de dezembro de 2018, 14:04

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: