//
você está lendo...
Ecologia, Floresta

Pará: o que mais desmata

O Pará contribuiu com 63% dos alertas de desmatamento registrados em novembro de 2018, segundo dados do Boletim do Desmatamento divulgados hoje pelo Imazon. As áreas mais atingidas se situam principalmente no nordeste do Estado, na região da Terra do Meio, no Xingu, e no Oeste, com alta concentração de alertas na região da Calha Norte (área que reúne o maior bloco de florestas protegidas do mundo).

O desmatamento cresceu também no Amazonas, colocando-o como o segundo maior número de alertas (12%), seguido por Rondônia (9%), Mato Grosso (7%), Roraima (5%) e Acre (4%).

Dentre as 10 unidades de conservação mais desmatadas, seis ficam no Pará como a Área de Preservação Ambiental Triunfo do Xingu e a Floresta Nacional do Jamanxim. A Reserva Chico Mendes, no Acre, registrou o segundo maior número de alertas de desmatamentos.

As terras indígenas mais pressionadas por desmatamentos, segundo o Imazon, também estão no Pará. O alerta se estende à fronteira do Amazonas com Roraima onde terras indígenas estão sendo visadas pelos desmatadores.

O desmatamento acumulado de agosto a novembro dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 1.463 quilômetros quadrados de florestas derrubadas. O desmatamento detectado apenas no mês passado, foi quatro vezes maior do que em novembro de 2017.

A destruição da Amazônia voltou a ser incrementada.

Discussão

Um comentário sobre “Pará: o que mais desmata

  1. Claro. Atuaram com base na perspectiva de que tudo estaria dominado no novo governo. Foi o que aconteceu. Quais são as perspectivas? Para melhorar só se o Guedes cortar os subsídios e o Moro iniciar a Lava Desmatador. Infelizmente não creio que a base do governo permitirá isso.

    Curtir

    Publicado por Jose Silva | 2 de janeiro de 2019, 19:25

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: