//
você está lendo...
Justiça, Política

Lula se cala

Por orientação de sua defesa, o ex-presidente Lula se recusou a falar no depoimento marcado para hoje pela Polícia Federal de Curitiba, onde ele está preso. O advogado Cristiano Zanin, que representa Lula, alegou não ter tido acesso aos documentos relativos à investigação.

Durante as duas horas da audiência, o ex-presidente permaneceu calado quando questionado. Sua defesa só o autorizará a falar depois do acesso à íntegra dos documentos. “Ninguém é obrigado a depor sobre documentos ocultos”, alegou Zanin.

A PF garantiu, porém, que a defesa de Lula tem amplo acesso aos documentos dos inquéritos. Se as duas informações são verdadeiras, em defesa da instrução processual, a justiça deveria estabelecer um prazo razoável para o advogado ler todos os documentos, mesmo que esta seja um recurso de protelação.

As novas acusações contra Lula, já recebidas pela justiça federal, são imensamente mais graves do que as duas anteriores, que o levaram a uma primeira condenação em segundo grau e à prisão, um ano atrás, a ser completado no próximo domingo, 7.

Um dos processos investiga o pagamento propinas pela Odebrecht em contratos ligados à construção de navios-sonda pela Sete-Brasil, num programa bilionário do governo para intensificar a exploração das jazidas de petróleo do pré-sal. O outro apura suspeitas de formação de um cartel de construtoras para a obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará, já em atividade.

Há mais dois em andamento: um sobre suspeitas envolvendo a construtora Schahin e outro sobre suspeitas de corrupção em contratos de exploração de petróleo na África. Ainda não há data marcada para ouvi-lo.

Lula sustenta a sua inocência e garantiu que provará o que diz. Naturalmente, ele seria “o maior interessado em esclarecer a verdade dos fatos”, disse Zanin, depois da audiência frustrada. Marcada inicialmente para o dia 22 de março, ela foi suspensa pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a pedido da defesa do ex-presidente, pelos mesmos motivos repetidos duas semanas depois.

Discussão

8 comentários sobre “Lula se cala

  1. um traidor de classe deve, e sem perdão, mofar na cadeia mesmo, e é uma pena não poder ver aquele a quem esse mesmo traidor um dia sobre um palanque chamou de companheiro, humilhando gente grande como manoel da conceição, aqui no maranhão: sarney, que mama uma aposentadoria de mais de setenta reais do povinho subcidadão brasileiro!

    Curtir

    Publicado por felipe puxirum | 5 de abril de 2019, 13:28
  2. Lúcio, que advogado é esse que não lê os autos do processo? Se foi isso, o Lula deveria demitir o advogado.

    Curtir

    Publicado por Ademar Amaral | 5 de abril de 2019, 13:43
  3. Lula diz que provará sua inocência.
    Deveria ser o inverso: os acusadores é que estariam obrigados a provar que ele é culpado, entendendo-se como prova algo muito mais que a simples declaração de delatores. Como a delação premiada proporciona benefícios em contrapartida, o delator se torna parte interessada. Logo, suas alegações, sem provas, deveriam ter o nesmo valor de uma cédula de R$ 3,00.
    No Direito Romano: “Quem alega e não prova, nada alega.”
    Isso no Direito Romano. No brasileiro… aí depende, né?

    Curtir

    Publicado por Elias Granhen Tavares | 5 de abril de 2019, 13:56
  4. Lula deve ser um cara muito rico mesmo.

    Curtir

    Publicado por walter moraes | 5 de abril de 2019, 15:08
  5. Lula e a ” PTlegada ” fizeram da corrupção um grande de governo. Que aguentem as consequências

    Curtir

    Publicado por Alce | 6 de abril de 2019, 17:46
  6. Acrescentando: …da corrupção um grande programa de governo.

    Curtir

    Publicado por Alce | 6 de abril de 2019, 17:48

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: