//
você está lendo...
Política

Bruxaria brasileira

O componente que foi decisivo para Bolsonaro se eleger presidente da república pode levar o seu governo ao colapso: a internet e as suas mídias sociais. Candidato que apresentava dupla mediocridade, tanto na carreira militar quanto na atividade política, surpreendeu os adversários com mensagens diárias dirigidas diretamente aos eleitores marginalizados do poder e vítimas dos desatinos dos governos de centro-esquerda. Sua cacofonia chegava como música a ouvidos cansados do discurso politicamente correto em contraste com práticas moralmente e eticamente (além de economicamente) ruinosas. Foi a vitória eleitoral mais surpreendente e barata desde que a informática se firmou no centro das decisões.

No poder, Bolsonaro e sua turma de personagens exóticos se enfiaram num torvelinho de combates e fofocas sem fim e sem pausa pelo mundo virtual, que tem dissipado a sua expressão e ameaça levá-lo ao impasse intestino e à congestão ruinosa. O governo dá a impressão de ser incapaz de furar a bolha artificial que cultiva como anomia e assumir o seu papel no mundo real. Parece aumentar celeremente a distância entre o posto de comando do executivo e as demandas da sociedade, formando-se um vácuo no qual germinam personagens destituídos de expressão e legitimidade, como o astrólogo Olavo de Carvalho e seu sacerdote, o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, mais para Hogwarts do que para Pindorama.

Desafio para todas as ciências, por sua secular incapacidade de dar o passo decisivo quando o trem da história passa por seu território lhe reservando um lugar de destaque na história universal (como, mais uma vez, acabou de acontecer), o Brasil está se tornando matéria exclusiva das ciências ocultas no centro do poder. Ou cai na real de vez, em solo concreto, ou vai se esborracha no éter da fatuidade.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: