//
você está lendo...
Cultura

A genealogia Caymmi

Quem fizer, com rigor, uma lista das 10 melhores músicas brasileiras de todos os tempos, terá que incluir uma de Dorival Caymmi. Foram cadastradas 106 composições dele. Como viveu 94 anos e foi precoce, não é muito, nem pouco. Mas é formidável, quando se constata que pelo menos metade delas são músicas antológicas, luminosas e clássicas no cancioneiro popular.  Dá quase uma por ano de atividade do artista baiano, daqueles criadores que só finaliza sua criação quando ela está em condições de resistir ao gosto mais apurado e sofisticado, o do tempo..

Por isso, não é fácil ser filho ou neto de Dorival Caymmi. Antes de tudo, porque foi um privilegiado. Viveu muito, criou maravilhas musicais, morreu dormindo na sua rede, teve uma esposa como Stela e filhos como Nana, Dori e Danilo, cantores ou compositores de excelente nível, mesmo que alguns degraus abaixo do pai. E agora, dentre os netos, uma personalidade forte e talentosa como Alice, personagem de matéria reproduzida hoje pelo Diário do Pará. 

Como seria de se esperar, a cantora Alice teria que colidir com a tia cantora Nana, ambas herdeiras do timbre inconfundível do pai e avô, transmitido também para Dori e Danilo, pai de Alice. Para cima, para baixo ou no mesmo nível, ela parece ser a herdeira de Dorival. Merece atenção e, hoje, leitura.

Discussão

2 comentários sobre “A genealogia Caymmi

  1. Alice Caymmi é uma força da natureza. A conheci muitos anos atrás no programa “Esquenta” onde ela foi emendando as canções do Dorival uma na outra como se estivesse inventando as palavras na hora e com uma voz que também parecia inventada. Ela é maravilhosa e acho que vamos ver muito dela ainda.

    Curtir

    Publicado por Eduardo Laviano (@EduardoLaviano) | 7 de junho de 2019, 10:24
  2. Mas a Nana deveria se limitar a cantar.

    Falando é um desastre atrás do outro.

    Já a Alice, é tudo o que foi dito aqui, elevado à enésima potência.

    Curtir

    Publicado por Elias Granhen Tavares | 7 de junho de 2019, 16:35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: